Slavia, adversário do Athletic, quer pôr fim a 18 anos sem vencer na Liga dos Campeões

Slavia já defrontou o Athletic no ano passado na Liga Europa
Slavia já defrontou o Athletic no ano passado na Liga EuropaČTK / imago sportfotodienst / 900/Cordon Press, Opta by Stats Perform

Os jogadores do Slavia Praga e do Athletic Club de Bilbao iniciam na terça-feira a segunda metade da fase de grupos da Liga dos Campeões, num encontro que será disputado sob temperaturas gélidas.

Siga aqui as incidências do encontro

A equipa de Praga tentará quebrar várias marcas negativas frente ao semifinalista da última edição da Liga Europa. O campeão checo procura a sua primeira vitória em competições europeias após 11 jogos e, além disso, quer pôr termo a uma série de 15 partidas sem triunfos na fase principal da Liga dos Campeões.

Apesar dos recentes problemas de resultados, os bascos partem como ligeiros favoritos segundo as casas de apostas, já que no único confronto direto entre estas equipas, realizado no ano passado, venceram em casa por 1-0.

O Slavia somou dois pontos nas quatro jornadas já disputadas, depois de empatar 2-2 com o Bodo/Glimt e 0-0 em Bérgamo. No seu último jogo da Liga dos Campeões em casa, perdeu frente ao Arsenal por 0-3. O Athletic tem mais um ponto do que o seu próximo adversário: perdeu com o Arsenal, em Dortmund e recentemente em Newcastle, mas antes tinha vencido o Qarabag.

As probabilidades de vitória
As probabilidades de vitóriaOpta by Stats Perform

Com a alteração do formato das competições europeias no ano passado, os 36 participantes formam uma única tabela, da qual 24 equipas avançam para a fase a eliminar, sendo que oito delas seguem diretamente para os oitavos de final. Após quatro das oito jornadas, o Slavia ocupa o 30.º lugar, enquanto os de Bilbao estão na 27.ª posição.

"Este adversário encaixa bem no nosso estilo"

Os anfitriões disputam a fase de grupos da Liga dos Campeões pela terceira vez na sua história e até agora só conseguiram uma vitória, em setembro de 2007. Desde então, não venceram em 15 jogos e já vão em três partidas consecutivas sem marcar. Nas competições europeias, os resultados recentes também não têm sido positivos: juntando à má campanha na última Liga Europa, já são 11 jogos seguidos sem vencer em provas da UEFA.

Nesta má sequência, o Slavia perdeu no passado mês de outubro em Bilbao por 1-0, apesar de ter surpreendido o adversário com mais remates. Frente a equipas espanholas, só venceu um dos últimos 11 encontros europeus.

"O jogo lá foi dos melhores que fizemos na Europa nos últimos anos. Perdemos após o único remate à baliza, que ainda foi desviado por Doudis (David Douděra) e acabou em golo de Nico Williams. Confio que possamos repetir esse desempenho. Acho que este adversário encaixa bem no nosso estilo. Já no último jogo se notou que a nossa forma de jogar não lhes foi confortável", comentou o treinador do Slavia, Jindřich Trpišovský.

"Procuram muito a combinação e o controlo da bola, mantêm a estrutura. Tenho entusiasmo por defrontar novamente Valverde, será a quarta vez que nos encontramos. O Athletic, como clube basco, mantém um plantel muito semelhante e conserva os seus jogadores. Nós temos de impor o nosso estilo".

"Temos de jogar de forma a que não tenham tanto a posse, pressioná-los e mantê-los sob pressão. Ao mesmo tempo, é preciso estar atento às suas individualidades, sobretudo no ataque", acrescentou Trpišovský, que já defrontou Ernesto Valverde em 2019, quando este orientava um Barcelona onde jogava Messi.

"Erros que nos estão a sair caros"

Enquanto os de Praga vêm de uma vitória sobre o Bohemians 1905 no último teste e continuam líderes da liga checa, o plantel da LaLiga atravessa uma fase negativa. No sábado, sofreu uma pesada derrota em Barcelona (4-0) e perdeu quatro dos últimos cinco jogos oficiais. O finalista da Liga Europa em 2012 ocupa atualmente o oitavo lugar no campeonato.

Últimos resultados do Slavia
Últimos resultados do SlaviaFlashscore

"Estamos a cometer erros que nos estão a sair caros. É altura de recomeçar do zero. Espera-nos um jogo muito duro e fisicamente exigente. Vamos tentar reagir e alcançar um bom resultado. É um jogo muito importante na luta pela qualificação", afirmou Ernesto Valverde em conferência de imprensa.

"Vimos o jogo entre o Athletic e o Barça. Espera-nos um duelo interessante, com um futebol diferente, será um confronto de estilos. Estamos muito motivados, cada jogo da Liga dos Campeões é um prémio. Espero que o jogo se desenrole de forma semelhante ao de Bilbao, mas que o resultado seja ao contrário", comentou o médio do Slavia Lukáš Provod.