Mais

Thierry Henry pede o regresso da regra do golo fora de casa na Liga dos Campeões

Thierry Henry pede que a regra do golo fora de casa volte a ser aplicada
Thierry Henry pede que a regra do golo fora de casa volte a ser aplicadaJohn Walton / PA Images / Profimedia

A antiga estrela do Barcelona, Thierry Henry, apelou ao regresso da regra do golo fora de casa na Liga dos Campeões, após o confronto do Barcelona com o Inter de Milão.

A regra dos golos fora de casa foi eliminada em 2021, com o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, a explicar na altura porque é que exatamente a federação acreditava que era uma boa ideia, apesar da controvérsia.

"A regra dos golos fora de casa tem sido uma parte intrínseca das competições da UEFA desde que foi introduzida em 1965. No entanto, a questão da sua abolição foi debatida em várias reuniões da UEFA nos últimos anos. Embora não tenha havido unanimidade de opiniões, muitos treinadores, adeptos e outros intervenientes no futebol questionaram a sua justiça e expressaram a sua preferência pela abolição da regra", explicou.

"O impacto da regra é agora contrário ao seu objetivo inicial, uma vez que, na realidade, dissuade as equipas da casa - especialmente na primeira mão - de atacar, porque receiam sofrer um golo que daria aos seus adversários uma vantagem crucial", acrescentou.

Agora, depois da meia-final da Liga dos Campeões entre o Inter de Milão e o Barcelona, em que o Inter marcou três golos fora de casa, Henry sente que seria injusto não dar à equipa uma ligeira vantagem com um desempenho tão incrível.

"Sei que tem sido assim há muito tempo e temos de o aceitar. Mas, em off, estava a falar com o Jamie (Carragher) e perguntei-lhe: 'Como é possível marcar três golos fora de casa e não ter uma vantagem?' Para mim, os golos fora de casa eram enormes, marcavas três golos fora e continuavas a não ter uma vantagem de 0-0 em casa", defendeu Henry.

Na próxima semana, o Inter vai receber os gigantes da La Liga no Estádio San Siro, sem a vantagem do golo fora de casa, uma vez que procura avançar para a final perante os seus adeptos.

A última vez que as duas equipas se defrontaram no estádio italiano foi em 2022, quando o Inter venceu por 1-0, graças a um golo de Hakan Calhanoglu, pouco antes do intervalo.