Mais

Todos os resultados dos confrontos diretos entre o Real Madrid e o Manchester City

Kevin De Bruyne é desafiado por Federico Valverde
Kevin De Bruyne é desafiado por Federico ValverdeAFP

O Real Madrid e o Manchester City não têm a mais longa história de confrontos diretos, mas a ascensão do último na última década tornou os seus encontros bastante significativos.

Desde 2012, o City tornou-se uma força a ter em conta e certificou-se de que se junta à elite da Europa.

Nesse ano, foi a primeira vez que defrontaram o Real, que se apercebeu da ameaça que o City representa, sobretudo com o inimigo Pep Guardiola no banco do adversário.

Real e City já se enfrentaram 10 vezes em cenários competitivos, com a maioria dos jogos a servir para muita diversão.

Antes da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, esta terça-feira, eis uma retrospetiva de todos os encontros entre ambos.

Real Madrid 3-2 Man City - 18 de setembro de 2012

O primeiro encontro entre estes dois gigantes, que ocorreu na fase de grupos da Liga dos Campeões, daria o mote para a rivalidade que vemos atualmente.

O Manchester City não era o favorito neste encontro, mas lutou para conseguir duas vantagens através de Edin Dzeko e Aleksandar Kolarov, ao mesmo tempo que contava com uma excelente defesa de Joe Hart.

Mas não foi assim, com a equipa de José Mourinho a recuperar no final da segunda parte através de Marcelo, Karim Benzema e Cristiano Ronaldo no final.

Man City 1-1 Real Madrid - 21 de novembro de 2012

O City voltaria a ganhar num jogo muito mais equilibrado.

Benzema marcou na primeira parte, mas o Real Madrid não teve tudo à sua maneira, já que um penálti de Sergio Aguero na segunda parte garantiu a partilha dos despojos.

O City acabaria por sair da Liga dos Campeões de 2012/13 em último lugar do grupo e sem vencer, enquanto o Real chegaria às meias-finais antes de sucumbir perante um Borussia Dortmund liderado por Jurgen Klopp.

Man City 0-0 Real Madrid - 26 de abril de 2016

Kevin De Bruyne dá a mão a Gareth Bale
Kevin De Bruyne dá a mão a Gareth BaleAFP

Passaram mais de três anos até que o City e o Real Madrid se encontrassem no palco competitivo, só que desta vez foi numa escala ainda maior, nas meias-finais da Liga dos Campeões em 2016.

Desta vez, as duas equipas estavam muito mais próximas em termos de qualidade e isso ficou patente no empate sem golos registado na primeira mão, em Manchester.

Até à data, é o único empate sem golos do confronto direto.

Real Madrid 1-0 Man City - 4 de maio de 2016

O jogo da segunda mão também não foi muito emocionante, mas o Real Madrid foi mais forte e deixou que a sua maior experiência fosse determinante.

O Real limitou o City a apenas quatro remates no jogo e forçou um autogolo de Fernando para quebrar os corações dos visitantes e garantir um lugar na final.

A equipa de Zinedine Zidane foi até ao fim em 2016 para conquistar um recorde de 11.º título da Liga dos Campeões, vencendo o rival Atlético de Madrid nos penáltis, numa final emocionante.

Real Madrid 1-2 Man City - 26 de fevereiro de 2020

Passaram quase quatro anos até as duas equipas se defrontarem, desta vez nos oitavos de final da Liga dos Campeões, e o fosso permitiu ao City aproximar-se ainda mais.

Foi a primeira vitória significativa do City e de Guardiola sobre um dos melhores da Europa, com Gabriel Jesus e Kevin De Bruyne a marcarem na segunda parte para recuperar de uma desvantagem de um golo, de Isco.

A vitória foi a primeira de sempre do City contra o Real Madrid.

Manchester City 2-1 Real Madrid - 7 de agosto de 2020

A segunda mão em Manchester, adiada pela Covid, foi igualmente boa para o City, que impôs a sua autoridade na eliminatória com uma exibição de topo, apesar do resultado apertado.

Raheem Sterling abriu o marcador aos 10 minutos de jogo, mas Benzema, o grande problema dos Cityzens, empatou o jogo e fez 3-2 no marcador agregado.

Mas o City manteve a calma, com Jesus a marcar a meio da segunda parte e a garantir a passagem dos anfitriões aos quartos de final.

Man City 4 x 3 Real Madrid - 26 de abril de 2022

Outro jogo das meias-finais da Liga dos Campeões entre estes dois clubes e o resultado da primeira mão em Manchester é, sem dúvida, o jogo mais divertido até à data.

Em alguns momentos, parecia que o City ia levar a melhor, com 2-0, 3-1 e 4-2, mas o sempre resistente Real manteve a vantagem.

Benzema manteve o seu excelente registo contra o City ao marcar dois golos, incluindo um pénalti atrevido à Panenka, para reduzir a diferença para 4-3 antes da segunda mão.

Real Madrid 3 x 1 Man City - 4 de maio de 2022

Se a primeira mão não foi suficientemente dramática, os observadores não estariam preparados para o que iriam testemunhar no jogo decisivo, no Bernabéu.

A equipa de Carlo Ancelotti parecia abatida quando Riyad Mahrez aumentou a vantagem agregada dos visitantes para 5-3 a meio da segunda parte.

O Real não teve respostas durante a maior parte do jogo, até que o jovem substituto Rodrygo entrou em cena, ao marcar dois golos aos 90 minutos para surpreender o City e manter viva a campanha dos anfitriões.

O golo do brasileiro forçou o prolongamento e a sensação de inevitabilidade era de que o Real venceria a partida, o que aconteceu com Benzema, o seu principal destaque.

O brasileiro foi derrubado por Rúben Dias e coube-lhe a ele converter o golo, o que fez para levar a sua equipa à final de Paris.

Real Madrid 1 x 1 Man City - 9 de maio de 2023

Mais um encontro das meias-finais e, desta vez, os resultados das duas mãos seriam parte de um passo vital na história do City.

A primeira mão, em Madrid, foi cautelosa, mas bem disputada, com Vinicius Jr. e De Bruyne a marcarem os golos do empate a cada intervalo.

Não foi o jogo mais emocionante que os dois disputaram, mas preparou um confronto decisivo no Estádio Etihad uma semana depois.

Man City 4 x 0 Real Madrid - 17 de maio de 2023

Depois da dor do City no último suspiro contra o Real em 2022, chegava a hora de aproveitar o momento, um ano depois.

O City massacrou os visitantes durante quase todos os 90 minutos em Manchester, com os homens de Guardiola a dominarem completamente uma das suas potências europeias.

Bernardo Silva marcou dois golos na primeira parte, antes de Manuel Akanji e Julian Alvarez completarem a goleada no segundo tempo.

O resultado fez parte da temporada de triunfo do City, que acabou a derrotar o Inter de Milão na final em Istambul.