O Benfica venceu esta quarta-feira o Nice, por 0-2, na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Franjo Ivanovic, ao 53', logo na estreia pelos encarnados, fez o 0-1 no Estádio Allianz Riviera, com Florentino a apontar o segundo, aos 88'. A segunda mão está marcada para a próxima terça-feira, às 20:00, no Estádio da Luz.
Recorde as incidências da partida
Sem poder contar com Akturkoglu, lesionado, Bruno Lage apostou no jovem Schjelderup no onze inicial do Benfica. A principal surpresa, porém, foi a ausência de Leonardo Barreiro para a estreia absoluta de Ivanovic, logo no onze inicial, numa equipa que manteve tudo o resto inalterado em relação ao jogo da Supertaça, com o Sporting.

Erro francês a abrir
A partida começou com as duas equipas a privilegiar a posse de bola e, aos 7', com um erro na defesa francesa, que Schjelderup aproveitou para rematar, com a bola a sair ligeiramente por cima e ainda com canto para o Benfica. Na sequência da bola parada, Otamendi cabeceou e Ivanovic quase chegou para o desvio. Respondeu o Nice, aos 10', com uma bola parada que culminou no remate de Bard, muito por cima. Aos 11' foi Dedic a cruzar e Ivanovic, de primeira, a atirar ao lado da baliza francesa.
Aos 16 minutos foi Moffi a evidenciar-se, em lance individual, ultrapassando Dahl antes de rematar em arco, sem força, para Trubin segurar. Aos 20' Schjelderup foi derrubado por Dante e, na sequência do livre, Richard Ríos rematou forte e tenso, obrigando a defesa de recurso de Diouf. Em contra-ataque respondeu o Nice, aos 23', valendo o corte de Otamendi aos pés de Moffi, cedendo canto.
Lesão antes da meia hora
Aos 28 minutos primeira contrariedade para o Nice, com Sanson a sair lesionado, após um lance com Richard Ríos. O médio do Nice ficou agarrado à coxa direita, obrigando a alteração forçada, com a entrada de Louchet.
De meia distância, à passagem da meia hora, Boudaoui rematou ao lado da baliza de Trubin, antes de Pavlidis encher o pé, aos 33', igualmente de longe, para Diouf segurar a dois tempos. Aos 37' foi Jansson a criar perigo junto da baliza encarnada, ainda que em posição irregular, antes de Pavlidis ficar pertíssimo do 0-1, aos 39 minutos, valendo uma defesa milagrosa de Diouf, com o pé, a desviar para o poste, após passe de Schjelderup para o avançado grego.
O Nice respondeu de imediato, com Moffi a aproveitar um mau passe de Richard Ríos mas a atirar à malha lateral da baliza de Trubin. Aos 43' foi Boudaoui, de meia distância, a atirar muito por cima, antes de Schjelderup ser apanhado em fora de jogo após bom passe de Barrenechea.

Ivanovic colocou águia na frente
Para a segunda parte o Nice mexeu na defesa, com Oppong no lugar do experiente Dante, e aos 50' testou Trubin, num remate cruzado de Clauss.
Na resposta, aos 53 minutos, o Benfica colocou-se na frente do marcador: Dedic, no flanco direito, abriu para Aurnes, e o norueguês cruzou para Ivanovic, de primeira, desviar dentro da grande área e estrear-se a marcar de águia ao peito logo ao primeiro jogo.
Aos 56 minutos o Nice tentou reagir, com Boudaoui a rematar, uma vez mais de meia distância, e muito por cima, antes de Ivanovic, aos 61', rematar ao lado e, aos 62', encher o pé para Diouf negar-lhe o bis. Aos 66' Bruno Lage mexeu pela primeira vez, trocando Schjelderup por Prestianni. Aos 71', na sequência de um canto, Boudaoui voltou a rematar muito por cima da baliza de Trubin, antes de Prestianni, aos 72', rematar forte mas com o mesmo destino.
Refrescar para voltar a marcar
Aos 77 minutos, de uma assentada, Bruno Lage lançou sangue fresco em campo, com Florentino, Leandro Barreiro e Henrique Araújo, tirando Enzo Barrenechea, Ivanovic e Pavlidis. Respondeu Franck Haise, aos 79', com Boga e Diop nos lugares de Jansson e Bouanani. Aos 84', de livre, Diop atirou contra a barreira e até proporcionou um contra-ataque de Prestianni.
E aos 88', dez minutos depois de entrar em campo, Florentino teve tempo e espaço para encher o pé e assinar um golo de belo efeito, forte e colocado, para fazer o 0-2 para o Benfica.
O Nice ainda voltou a mexer, aos 89', com Nguene no lugar de Moffi, antes dos quatro minutos de compensação, onde os encarnados conseguiram gerir o triunfo que abre excelentes perspetivas para a segunda mão, no Estádio da Luz, na próxima terça-feira, novamente às 20:00.
Homem do jogo Flashscore: Franjo Ivanovic (Benfica)
