Boniface voltou de lesão no sábado, mas ficou no banco no empate em 2-2 do Leverkusen com o RB Leipzig, na Bundesliga.
Antes da lesão em novembro, tinha marcado oito golos em 15 jogos em todas as competições. Na época passada, marcou 14 golos em 23 jogos no campeonato alemão, sendo o melhor marcador e desempenhando um papel fundamental na conquista do primeiro título da Bundesliga pelo Leverkusen.
"A situação com Boniface existe. As negociações estão a decorrer com o clube, por isso temos de esperar. A nossa preparação para o jogo continua a ser a mesma", disse Xabo Alonso aos jornalistas, antes do jogo da Liga dos Campeões contra o Sparta de Praga, na quarta-feira.
"Preparámo-nos (para o jogo) sem Boni, claro. Ainda temos de esperar um pouco mais para ver (como a situação se desenrola)", acrescentou o treinador espanhol.
"Depois das lesões de Jeanu (Belocian) e Martin (Terrier), já dissemos que precisamos de estar ativos na janela de transferências. Ainda faltam três dias e estamos muito perto (de uma decisão). Estou e estarei satisfeito com o plantel (independentemente). Até agora, todos os jogadores sentem que estão prontos e que são uma parte importante da equipa", defendeu Xabi Alonso.
O defesa Belocian sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior no início do ano e o extremo Terrier sofreu uma rutura do tendão de Aquiles na semana passada.
O Leverkusen, oitavo classificado da Liga dos Campeões, com 13 pontos, já garantiu pelo menos um lugar no play-off da fase a eliminar, enquanto o Sparta de Praga, com quatro pontos em sete jogos, já está eliminado.
As oito primeiras equipas da primeira fase qualificam-se automaticamente para os oitavos de final, enquanto as que terminarem entre o nono e o 24.º lugares disputam os play-offs de 11-12 e 18-19 de fevereiro. O sorteio dos playoffs acontece já na sexta-feira.