Mais

Wilson Odobert: talento em ascensão do Tottenham

Wilson Odobert em setembro com o Tottenham.
Wilson Odobert em setembro com o Tottenham.JUSTIN SETTERFIELD/GETTY IMAGES VIA AFP

Esta quarta-feira, o Tottenham desloca-se ao Rochedo para defrontar o Mónaco. Wilson Odobert está de volta à ação depois de uma boa pausa internacional, e pode aproveitar a sua estadia no Principado para explodir ainda mais.

Acompanhe as incidências da partida

Wilson Odobert chegou ao Tottenham numa transferência de cerca de 40 milhões de euros (mais bónus), depois de uma época muito boa no Burnley. Grande promessa francesa, marcou cinco golos em 34 jogos. Mas desde o inverno de 2024, o extremo disputou quase o mesmo número de jogos pelos Spurs (30), marcando apenas três golos. Esta época, nem sequer marcou um golo. Os londrinos esperam mais do extremo, tal como os seus adeptos.

Embora a sua intensidade no um contra um torne o jogo mais dinâmico, ele precisa de ser mais preciso no seu jogo. Não é surpreendente para um jovem de 20 anos, é claro. Mas a pressão do futebol de alto nível anda de mãos dadas com a exigência de resultados. Enquanto jogador ofensivo, o francês deve ser mais preciso não só na frente da baliza, mas também nas suas decisões dentro da área adversária.

Especialmente porque ele tem uma dupla oportunidade para aproveitar. Quanto mais golos marcar, mais reconhecimento terá. Terá também mais hipóteses de permanecer em campo, tendo em conta o fraco desempenho dos avançados dos Spurs. Cabe-lhe a ele aprender as lições, jogo a jogo, para que possa evoluir melhor este ano.

Uma evolução em que Thomas Frank acredita: "Estou satisfeito com o jogador em geral. Penso que está a progredir e a ir na direção certa. Por isso, acho que é positivo", disse ele ao Football London na semana passada. Prova de que a situação deve melhorar para Odobert.

O encontro de outubro foi particularmente proveitoso para Odobert. Estrela dos Bleuets, o jogador começou por brilhar contra as Ilhas Faroé (um golo e uma assistência), antes de dominar completamente o jogo contra a Estónia (dois golos e uma assistência). Cirúrgico, ele mostrou em mais de uma ocasião que tem estômago para isso. E é exatamente isso que se espera dele no Rochedo.

Diante de uma equipe da Ligue 1, as atenções estarão voltadas para o francês. Uma exibição brilhante será muito importante para aumentar a sua confiança. Além disso, ele poderá progredir ainda mais no clube e pessoalmente.

Ainda mais porque o Mónaco acaba de perder o seu treinador. A equipa está em plena reconstrução. Isso deve facilitar para Odobert encontrar espaço e fazer as coisas andarem.