Xavi: "Estamos a meio caminho de recuperar um grande Barça"

Xavi Hernández em conferência de imprensa
Xavi Hernández em conferência de imprensaProfimedia

Xavi Hernández acredita que a qualificação para os oitavos de fina da Liga dos Campeões é o principal objetivo e que a equipa fez os trabalhos de casa esta temporada, conquistando nove pontos em nove possíveis no Grupo H, o mesmo do FC Porto.

Xavi Hernández (43 anos) compareceu esta segunda-feira na conferência de imprensa de antevisão, antes do jogo com o Shakhtar, e fez um balanço do tempo que passou desde a sua chegada ao banco do Barcelona.

"Temos vindo a atingir os objetivos que nós e o clube nos propusemos. Chegámos numa época muito difícil, salvámo-la. O ano passado foi muito positivo em termos de resultados. Estamos a meio do caminho. Temos de recuperar a excelência em termos de jogo e é aí que estamos. Fizemos um bom trabalho sendo honestos. Estamos a meio caminho de recuperar um grande Barça", assumiu o treinador.

Em relação aos últimos jogos, Xavi Hernández foi autocrítico.

"Há jogos em que não estivemos ao nível exigido, somos autocríticos. Temos de recuperar esse nível. É algo que vai para além do jogo. É a nossa identidade, é a nossa imposição. Recuperar isso a partir de amanhã é essencial para ter uma boa sensação e ganhar jogos", explicou o técnico dos catalães, centrando essa reflexão no jogo disputado em San Sebastian.

"Vai sempre acontecer no Barça. Temos de analisar por dentro e ser honestos com a equipa e os jogadores. Não estivemos bem, mas conquistámos três pontos fundamentais", defendeu.

Paciência contra o Shakhtar

Para o jogo contra o Shakhtar, Xavi acredita que a paciência é o melhor aliado do Barcelona.

"Queremos jogar um grande futebol e ganhar com uma goleada, é o filme perfeito, mas não vai acontecer em todos os jogos. Há um adversário que nos pressiona, podemos estar menos inspirados, faltar intensidade. Gostava que pudéssemos alcançar este cenário ideal em todos os jogos. Temos de continuar a ser pacientes, humildes e trabalhadores", afirmou o treinador do Barcelona.

Por fim, Xavi garantiu que jogar mal e ganhar não é uma opção preconcebida, mesmo que possa acontecer.

"Não é o objetivo. Depois acontece como acontece. No outro dia conseguimos três pontos que se calhar não se merecem, mas no dia do Clássico, ou noutro, acho que se merece mais e não se consegue. Temos de voltar a ser aquela equipa reconhecível como éramos no dia do Clássico. O objetivo é jogar bem e ganhar", garantiu.

Siga o Shakhtar-Barcelona no Flashscore