De acordo com um estudo divulgado esta quarta-feira pelo Observatório do Futebol (CIES), Yamal, que completa 18 anos em 13 de julho, lidera folgadamente uma lista com quatro portugueses no top 100 e somente quatro atletas fora das cinco ligas mais valiosas do planeta, dois a atuar em Portugal, o sportinguista Gyökeres e o portista Samu.
Lamine Yamal, uma certeza no futebol mundial em idade em que muitos ainda estão a começar a carreira profissional e que há dias prolongou o contrato com o FC Barcelona até 2031, supera claramente os seus companheiros de pódio, o norueguês Erling Halland (239,6 ME), do Manchester City, e o britânico Jude Bellingham (233,8 ME), do Real Madrid.
O mais velho do top 10 é o francês Kylian Mbappé, do Real Madrid, já com 26 anos, com o valor de 192,5 ME.
Entre os portugueses, mais dois do PSG, designadamente o lateral Nuno Mendes, a valer 75,3 ME, um pouco mais do que o colega Vitinha, cérebro da equipa parisiense acabada de vencer a Liga dos Campeões, avaliado em 75 ME.
A lista contempla ainda Rafael Leão, do AC Milan, valorizado em 60 ME.
A Liga inglesa é claramente a mais representada, por 42 jogadores, seguido da espanhola, com 19, enquanto o PSG conta com um recorde de 11 atletas na lista.
Do estudo destaca-se o facto de somente quatro profissionais jogarem fora das cinco grandes ligas, nomeadamente o espanhol Samu Aghehowa, do FC Porto, avaliado em 71,4 ME, menos seis do que o sueco Viktor Gyökeres, do Sporting, contabilizado em 70,8 ME.
Entre os que passaram pelo futebol português, sobressai o ex-benfiquista Enzo Fernández, agora do Chelsea, com 87,9 milhões, seguido do brasileiro Raphinha, ex-Vitória SC e Sporting, e agora no FC Barcelona, que vale 82,6 milhões.
Os ex-portistas Evanilson (Bournemouth) e Luís Diaz (Liverpool) têm valor estimado de 61,2 e 61 ME, respetivamente, enquanto o ex-benfiquista Darwin Nuñez está entre eles, com 61,1 ME.
Além destes, o CIES disponibilizou também a lista dos 10 jogadores mais caros do mundo fora das cinco ligas principais, com seis ativos da Liga Portugal. Além dos já referidos Samu e Gyokeres, juntam-se Vangelis Pavlidis (52,6ME), Orkun Kokçu (50,2ME) e António Silva (49,3ME), do Benfica, e ainda Ousmane Diomande (52,4ME), do Sporting.
O mais caro dentro deste lote é o brasileiro Estevão, avaliado em 82,4ME, do Palmeiras, de Abel Ferreira, que também tem Vítor Roque (49,6ME) na lista. O colombiano Jhon Durán (58ME), do Al Nassr, e Jorrel Hato (50,2ME), do Ajax, fecham as contas.