Mais

A surpresa e o suspeito do costume: FC Porto vence Midjtylland

Atualizado
Samu festeja o golo
Samu festeja o goloOpta by Stats Perform/FC Porto
O FC Porto venceu esta quinta-feira o Midjtylland, por 2-0, em jogo da 6.ª jornada da Liga Europa. No Estádio do Dragão, com Pinto da Costa e Pierre Gasly como convidados, Danny Namaso inaugurou o marcador à meia hora e, aos 56 minutos, Samu dilatou a vantagem dos azuis e brancos. Com este triunfo o FC Porto sobe ao 18.º lugar da classificação, em zona de play-off da competição.

Recorde as incidências da partida

Vítor Bruno surpreendeu no onze inicial, apostando em Galeno como lateral-esquerdo, com Francisco Moura de fora, além de Nico González, que cumpriu castigo. Do lado do Midtjylland, caras bem conhecidas do futebol português, nomeadamente o guarda-redes Ólafsson, que na última temporada esteve no Mafra, da Liga 2, tal como o defesa Diao.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O FC Porto começou ao ataque e, logo aos 2 minutos, Fábio Vieira rodou dentro da área e rematou para defesa de Ólafsson. Aos 10' o mesmo Fábio Vieira recebeu de Pepê, rematou mas a bola foi desviada por um adversário e deu canto, que culminou com remate de Martim Fernandes, de longe e desviado. Respondeu o Midtjylland, com Buksa a servir Kruger-Johnsen, que rematou para bom corte de Otávio, cedendo o primeiro canto para os dinamarqueses, em cima do quarto de hora.

Dedo de treinador

Aos 23 minutos mais um remate de Fábio Vieira, em zona central, mas por cima da baliza do Midtjylland, antes de Galeno atirar uma tentativa disparatada, para desespero das bancadas do Dragão, cada vez mais impacientes. Aos 28' Alan Varela, com pouco espaço, de fora da área, rematou para as mãos de Ólafsson, antes de Namaso desbloquear o marcador: assistência de Eustáquio, cabeceamento do jogador que foi aposta de Vítor Bruno no onze e, com um ligeiro desvio num adversário, a fazer o 1-0 no Estádio do Dragão.

O Midtjylland respondeu de imediato, aos 33', com Gogorza a lançar Buksa, valendo a saída de Diogo Costa para negar maior perigo para a baliza do FC Porto. Aos 42' foi Danny Namaso a ficar perto de bisar, com Galeno a servir Samu, e com o desvio a cair no avançado inglês, que rematou em zona frontal para o corte de Paulinho. Em cima dos 45 minutos foi Pepê, servido por Fábio Vieira, a atirar rente ao poste da baliza dinamarquesa.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Samu para a tranquilidade

A segunda parte começou sem alterações em ambas as equipas e com Galeno, aos 50', a deixar a primeira tentativa, servido por Pepê, mas com remate por cima. Aos 55' surgiu ocasião soberana para o 2-0, com Eustáquio a combinar com Fábio Vieira, antes de lançar Samu que, da direita, cruzou para Pepê. O remate de primeira do brasileiro foi, porém, parado pelas pernas de Ólafsson.

Depois da ameaça surgiu, aos 56 minutos, a concretização: grande passe de Fábio Vieira, a desmarcar Pepê na esquerda que cruzou para Samu, a meias com um adversário, dilatar o marcador para os 2-0.

Ex-Mafra saiu lesionado

Em cima da hora de jogo Samu quase bisou, quando Ólafsson largou a bola mas acabou por compensar, saindo aos pés do avançado espanhol do FC Porto. Aos 69' nova arrancada pela esquerda, mas Olafsson voltou a roubar a bola dos pés do espanhol, acabando por sair lesionado na mão esquerda.

Aos 70', com o jogo aparentemente controlado, Vítor Bruno poupou Fábio Vieira, que estava em dúvida, e lançou Iván Jaime, ao mesmo tempo que Ólafsson saiu, entrando o guarda-redes suplente, Lossl.

Cinco minutos depois, susto para Martim Fernandes, após um remate de Bak, a ficar agarrado ao joelho. Tiago Djaló ainda aqueceu mas o lateral-direito do FC Porto recuperou. Com Martim Fernandes OK, Vítor Bruno optou por retirar Alan Varela e Pepê, lançando Vasco Sousa e Gonçalo Borges.

Porém, na compensação, e depois do primeiro susto, causado por Vasco Sousa e resolvido pelo próprio, o Midjtylland marcou mesmo, aos 90+3 minutos, por Buksa, com uma má abordagem de Eustáquio, mas o lance acabou anulado por fora de jogo.

Vítor Bruno manteve o plano inalterado, lançou Tiago Djaló e Rodrigo Mora, conservando o resultado e os três pontos até final, que colocam o FC Porto bem dentro das contas do apuramento.

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Alan Varela (FC Porto)

O raio de ação de Alan Varela na partida
O raio de ação de Alan Varela na partidaOpta by Stats Perform/Profimedia