Mais

Análise: Terá o Manchester United justificação para colocar todo o plantel à venda?

Sir Jim Ratcliffe, do Manchester United, após a final da Liga Europa de 2025
Sir Jim Ratcliffe, do Manchester United, após a final da Liga Europa de 2025Mark Pain / Alamy / Profimedia

Apesar de alguns clubes terem feito aquilo a que se pode chamar uma "campanha de saldos" de jogadores ao longo de janelas de transferências anteriores, quase nenhum se aproximou da reação da direção do Manchester United na sequência da derrota na final da Liga Europa contra o Tottenham Hotspur.

Por muito negativa e prejudicial que tenha sido essa derrota - o United não jogará qualquer futebol europeu na próxima época -, um período de reflexão teria sido certamente o melhor caminho a seguir. No entanto, Sir Jim Ratcliffe e a sua equipa da INEOS nunca foram uma Direção que seguisse as regras.

Ruben Amorim em clima de reflexão no final da final da Liga Europa 2025
Ruben Amorim em clima de reflexão no final da final da Liga Europa 2025Mark Pain / Alamy / Profimedia

Decidir manter Erik ten Hag e demiti-lo pouco depois, esperar meses pela entrada de Dan Ashworth como diretor desportivo e demiti-lo pouco depois, aumentar os preços dos bilhetes para os jogos em casa e proceder a despedimentos em massa são apenas algumas das decisões impopulares que foram tomadas desde a aquisição parcial desta instituição futebolística de renome.

Remodelação total

No entanto, todas estas decisões não se comparam com a mais recente aposta de Sir Jim, depois de ter sido noticiado que, na sequência da derrota com os Spurs, estava a colocar todo o plantel da equipa principal à venda.

Quem pensa que se trata apenas de uma reação imediata a uma noite de trabalho dececionante está redondamente enganado. A questão que se coloca agora a Ruben Amorim é saber quem vai fazer parte do seu plantel na próxima época.

Sir Jim Ratcliffe consola Ruben Amorim
Sir Jim Ratcliffe consola Ruben AmorimMark Pain / Alamy / Profimedia

O guarda-redes André Onana parece ser um dos primeiros a sair. Contratado por Ten Hag, o guarda-redes de 28 anos raramente se destacou na baliza dos Red Devils. A sua precisão de passe - algo que foi trazido especificamente para resolver - tem estado a 100% durante a época 2024/25 da Premier League, por isso não há nada para o censurar neste aspeto.

A incapacidade para defender até os remates mais inofensivos é que o deixou bastante mal. Na verdade, um show reel de alguns dos seus erros desde que assumiu o lugar de David de Gea seria um espetáculo extremamente embaraçoso.

O aproveitamento é de 66,9%, o que não é suficiente para um clube da dimensão do United.

Leny Yoro estava a ser apontado como um talento de geração

Defensivamente, o historial de lesões de Luke Shaw não o tem ajudado a recuperar a sua melhor forma e, mesmo que se possa aceitar que o seu colega internacional inglês, Harry Maguire, se tenha restabelecido como um defesa-central de relevo, ele não é, de facto, o ideal para o estilo de jogo de Amorim.

Yoro foi apontado como um talento de geração antes de o United o ter contratado, mas as expectativas pesaram sobre os seus ombros.

Leny Yoro, do Manchester United, com a bola durante a final da Liga Europa
Leny Yoro, do Manchester United, com a bola durante a final da Liga EuropaCesar Ortiz Gonzalez / Alamy / Profimedia

Nos 33 jogos que disputou (22 como titular), efectuou apenas 46 desarmes. Desses, perdeu mais (24) do que ganhou (22). Além disso, a equipa só conseguiu uma baliza inviolada na Premier League e uma na Liga Europa com ele em campo.

30 desarmes de cabeça são razoáveis, assim como 92,5% de acerto nos passes, mas o jovem precisa dar mais se quiser ser visto nos moldes de Rio Ferdinand.

Dorgu foi uma grande desilusão 

Patrick Dorgu é mais um jovem jogador que chegou ao clube e não conseguiu se firmar. De facto, pode dizer-se que tem sido uma grande desilusão.

Foi titular em 18 dos 20 jogos disputados em 2024/25, mas fez apenas 31 desarmes durante esse período.

Patrick Dorgu, do Manchester United, remata à baliza durante o jogo contra o Aston Villa
Patrick Dorgu, do Manchester United, remata à baliza durante o jogo contra o Aston VillaEvery Second Media, Every Second Media / Alamy / Profimedia

A taxa de execução de passes de 86,1% não é das piores, mas o jogador foi contratado para ser capaz de bater o seu homem e fazer cruzamentos para a área, o que não está a fazer até agora.

Apesar de não ser a sua função principal, também ainda não marcou nem deu assistência e só fez dois remates à baliza. Nada de especial, pois não?!

Casemiro e Bruno - demasiado caros?

No centro do meio-campo, Casemiro parece estar a ficar parado há muito tempo, e suspeita-se que seja porque ninguém quer pagar o seu salário de 350.000 libras. O brasileiro está a tornar-se um risco e, por estas duas razões, é um jogador que o clube tem de eliminar já.

Por outro lado, Bruno Fernandes deve ser mantido a todo o custo. Ele é o coração desta equipa do United.

Os 19 golos e as 18 assistências colocam-no no topo das estatísticas em ambos os casos, e os seus 81,5% de conclusão de passes são bastante decentes, embora ele possa melhorar um pouco.

Bruno Fernandes e Casemiro participam num treino oficial no Estádio Nacional Bukit Jalil em Kuala Lumpur, Malásia,
Bruno Fernandes e Casemiro participam num treino oficial no Estádio Nacional Bukit Jalil em Kuala Lumpur, Malásia,Anggara/NurPhoto / Shutterstock Editorial / Profimedia

Ele recuperou a bola 213 vezes em 24/25 e também ganhou 78 dos 126 desarmes que tentou. 37 desarmes de cabeça indicam a sua eficácia geral numa equipa do United com um desempenho fraco.

O português é o Roy Keane da atual geração. Pode não ter a mesma atitude de Keane, mas é o único jogador com quem os Red Devils podem contar para um momento de magia.

Apesar de fazer 31 anos logo após o início da nova temporada, isso não é desculpa para deixar que outra equipe seja a beneficiária dos seus serviços.

Garnacho não tem razão para se sentir lesado

Noussair Mazraoui é uma aquisição da Ten Hag que, realisticamente, teve "momentos" e nada mais com a camisola vermelha. A energia em todos os sectores do campo é um pré-requisito para um clube que se orgulha de ser um exemplo a seguir.

Alejandro Garnacho, por seu lado, sente-se muito magoado por ter ficado de fora da final da Liga Europa e, ao que parece, o jovem argentino já foi avisado para procurar um novo clube.

É uma posição estranha para os Red Devils, uma vez que ele é provavelmente o único jogador da equipa que entusiasma o público quando tem a bola.

Alejandro Garnacho terá sido aconselhado por Ruben Amorim a procurar um novo clube
Alejandro Garnacho terá sido aconselhado por Ruben Amorim a procurar um novo clubeČTK / imago sportfotodienst / Conor Molloy

11 golos e 10 assistências são o melhor rendimento do plantel, à exceção de Fernandes. 30 dos seus 55 remates foram à baliza e a sua precisão de 85,7% nos passes é impressionante, tendo em conta o ritmo a que costuma jogar.

A não ser que o clube tenha em mente um ponta de lança melhor, que são relativamente poucos, perder Garnacho parece ser mais um erro crasso, assim como Amad Diallo, que tem sido outro ponto brilhante no meio da escuridão.

Não há dúvida de que Zirkzee e Hojlund devem sair

Joshua Zirkzee e Rasmus Hojlund terão de ser transferidos, sem dúvida.

A dupla de atacantes conseguiu apenas 17 golos e quatro assistências em todas as competições, e a sua falta de ritmo e movimentação na frente é, no mínimo, amadora.

Joshua Zirkzee e Rasmus Hojlund, do Manchester United, têm apenas 17 golos entre eles
Joshua Zirkzee e Rasmus Hojlund, do Manchester United, têm apenas 17 golos entre elesAlter Photos / ddp USA / Profimedia

A taxa de conversão de remates de Hojlund na Premier League, por exemplo, é de apenas 12,5%. Apenas 13 remates à baliza em 24/25 conta a sua própria história.

Se fosse possível, o rendimento de Zirkzee é ainda pior. O neerlandês marca apenas 10,7% dos remates, é frequentemente visto a correr como uma galinha sem cabeça e tem uma péssima taxa de conclusão de passes de 69% na sua zona do campo.

Os valores caíram a pique

Uma das questões que o clube terá de ter em conta é que, tendo em conta a péssima campanha de 2024/25, os valores de todos os jogadores acima mencionados, bem como de Matthijs de Ligt, Mason Mount, Kobbie Mainoo e outros, terão caído significativamente.

Não esqueçamos, também, que os futuros de Marcus Rashford, Antony e Jadon Sancho ainda não estão definidos e podem criar mais problemas no futuro.

Mason Mount e Kobbie Mainoo, do Manchester United, poderão em breve estar à procura de um novo clube
Mason Mount e Kobbie Mainoo, do Manchester United, poderão em breve estar à procura de um novo clubeAction Foto Sport/NurPhoto/Shutt / Shutterstock Editorial / Profimedia

Jonny Evans vai reformar-se e já se sabe que Christian Eriksen está de saída, pelo que algumas posições poderão ser mais fáceis de preencher do que outras, embora seja necessária uma injeção de dinheiro significativa por parte da direção para que Amorim possa trazer os jogadores que pretende.

Se Sir Jim pensa que uma venda de emergência vai financiar a maior parte das despesas, pode ser um choque e, em última análise, é mais um descalabro de uma direção que se está a tornar rapidamente uma adição indesejável.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore