Ao super-herói Hornicek só lhe faltou a capa: SC Braga vence Nottingham Forest

A festa dos jogadores do SC Braga diante do Nottingham Forest
A festa dos jogadores do SC Braga diante do Nottingham ForestOpta by Stats Perform/Profimedia

O SC Braga venceu esta quinta-feira o Nottingham Forest, por 1-0, em jogo da 7.ª jornada da fase de liga da Liga Europa. Um autogolo de Ryan Yates, aos 54 minutos, deu o triunfo aos bracarenses, mas foi Lucas Hornicek, com uma mão cheia de defesas impressionantes, incluindo novo penálti defendido, a valer os três pontos, que colocam o SC Braga no 5.º lugar e com o apuramento direto para os oitavos de final como uma probabilidade cada vez mais real.

Recorde as incidências da partida

Carlos Vicens, treinador do SC Braga, mudou mais de meia equipa em relação ao onze que venceu o Tondela (0-1), mantendo apenas Hornicek, Lakerbielke, Niakaté, Grillitsch e Ricardo Horta na equipa titular. Do lado do Nottingham Forest, destaque para o regresso de Morato a Portugal, incluído no onze inicial da formação inglesa.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Hornicek antes de Gabri

Nem a chuva, nem o forte apoio inglês, parou o SC Braga que, na Pedreira, desde cedo tentou impôr a sua lei, com Ricardo Horta, aos 4', a rematar contra a muralha defensiva do Nottingham Forest. Aos 6' Gabri Martínez ganhou canto, perante Savona, mas foi do Nottingham Forest a primeira grande ocasião de golo, aos 10', quando Gibbs-White, após falta de Niakaté, disparou um livre para o voo de Hornicek, negando o 0-1.

Aos 17' Yates, de fora da área, disparou ao lado da baliza do SC Braga, numa fase de jogo bem mais morna, aquecida apenas pelo desvio de Gabri Martínez ao lado, aos 37', após cruzamento de Victor Gómez.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Hornicek herói, Yates o réu

Para a segunda parte Carlos Vicens lançou Vítor Carvalho no lugar de Niakaté, amarelado. Aos 48' Ricardo Horta atirou por cima, após cruzamento de Gabri Martínez, mas o extremo espanhol, aos 50', derrubou McAtee dentro da grande área. Penálti para o Nottingham Forest, validado pelo VAR, que Gibbs-White, aos 53 minutos, bateu para Hornicek voar, uma vez mais, e negar o golo aos ingleses.

Na resposta, apenas um minuto depois, Ricardo Horta combinou com Victor Gómez, depois com Fran Navarro, e cruzou para um cruzamento que o capitão, Ryan Yates, desviou para a própria baliza, fazendo o 1-0.

Duas bolas nos ferros

O Nottingham Forest reagiu e, aos 59 minutos, Gibbs-White rematou a rasar a barra da baliza de Hornicek, e aos 62' foi Ola Aina a rematar com violência à barra da baliza de Hornicek. Os ingleses apertavam e Carlos Vicens mexia, lançando João Moutinho e Pau Victor nos lugares de Grillitsch e Fran Navarro.

Logo aos 66 minutos Pau Victor mostrou ao que ia, enchendo o pé para um remate ao poste da baliza do Nottingham Forest, após passe de Ricardo Horta. Era a vez de Sean Dyche mexer, e em dose tripla, tirando Ola Aina, McAtee e Douglas Luiz para lançar três habituais titulares: Nico Williams, Hudson-Odoi e Elliott Anderson.

Para o último quarto de hora Carlos Vicens apostou em Mario Dorgeles no lugar do capitão Ricardo Horta, enquanto Sean Dyche apostou em Domínguez em vez de Bakwa. Aos 78' Gibbs-White, em excelente posição, atirou para Hornicek segurar, e aos 82 minutos foi João Moutinho a ameaçar o 2-0, antes de Hornicek, uma vez mais, vestir a capa de super-herói, parando dois remates do Nottingham Forest, antes da bola sair por cima e ainda dar canto para os ingleses.

Mais coração que cabeça

Sean Dyche, aos 83', apostou em Sangaré em vez de Yates, autor do autogolo, antes de Carlos Vicens lançar Leonardo Lelo no lugar de Gabri Martínez, logo após o extremo ter arrancado um amarelo a Nico Williams. Dentro dos seis minutos de compensação o Nottingham Forest carregou em busca do empate, mas sem critério na definição, e com mais coração do que cabeça, nomeadamente para Elliott Anderson, que aos 90+5', por palavras, viu o cartão vermelho direto. Aos 90+7' quase se viu o segundo autogolo da partida, quando após o cruzamento de Leonardo Lelo, Odoi desviou junto ao poste, resultando em canto.

Com esta vitória, a quinta em sete jogos da Liga Europa, o SC Braga chega aos 16 pontos, subindo ao 5.º lugar, com o play-off já assegurado e com a passagem direta aos oitavos de final como uma realidade, a um jogo de distância.

Homem do jogo Flashscore: Lukas Hornicek (SC Braga)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform