Gabis Veiga num dragão com sotaque espanhol: FC Porto vence Nice

Atualizado
Gabri Veiga bisou no triunfo do FC Porto
Gabri Veiga bisou no triunfo do FC PortoOpta by Stats Perform/Profimedia

O FC Porto venceu esta quinta-feira o Nice, por 3-0, em jogo da 5.ª jornada da Liga Europa. Gabri Veiga, logo aos 18 segundos, abriu o marcador, bisando aos 33'. Já na segunda parte, e de penálti, Samu apontou o 3-0 final, que leva os dragões de regresso aos lugares de apuramento direto.

Recorde as incidências da partida

A grande novidade no onze do FC Porto prendeu-se com a titularidade de Deniz Gul, em simultâneo com Samu, pela primeira vez esta temporada. Em relação à vitória por 3-0 diante do Sintrense, para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, Francesco Farioli faz cinco alterações, com Diogo Costa, Alberto Costa, Kiwior, Froholdt e Deniz Gul nos lugares de Cláudio Ramos, Martim Fernandes, Dominik Prpic, Eustáquio e Borja Sainz. Do lado do Nice, o extremo português Tiago Gouveia começou no banco, com Franck Haise a apostar em Dante, Ali Abdi e Morgan Sanson, preterindo Juma Bah, Oppong e Samed.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Laboratório aos... 18 segundos

O FC Porto saiu com a bola e, já como imagem de marca, com jogada estudada, que redundou no 1-0, com apenas 18 segundos de jogo: Pepê fez o passe atrasado, do flanco direito, para Gabri Veiga, de pé direito, atirar para o fundo das redes do Nice.

Depois do golo madrugador, o Nice tentou reagir, conquistando apenas um canto, que não levou perigo, num jogo que rapidamente ficou morno perante o controlo portista dentro das quatro linhas. Só aos 20' voltou a existir alguma tensão, quando Moffi arrancou, ultrapassou Kiwior mas, perante a pressão, tentou o chapéu a Diogo Costa, falhando a baliza.

Gabis Veiga

O Nice ia tendo mais bola, mas com o FC Porto sempre no controlo da partida, e aos 33 minutos o dragão voltou a ferir a formação francesa: passe de Alberto Costa para Froholdt, que rodou perante dois adversários e abriu para a banda esquerda, onde Gabri Veiga surgiu entre os dois centrais para rematar de pé esquerdo e bisar na partida, assinando o 2-0.

De imediato Francesco Farioli chamou Bednarek para entrar, mas as queixas de Alan Varela adiaram o regresso do central polaco à competição. Aos 35' Samu atirou cruzado mas por cima da baliza do Nice, que respondeu aos 37', com boa jogada pela esquerda, culminada no cruzamento de Abdi para remate de Diop, por cima da baliza de Diogo Costa.

Aos 43 minutos voltou a ser Samu, dentro da área, e aproveitar um ressalto para rematar, com desvio de Mendy para canto para o FC Porto.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Bednarek de regresso

Para a segunda parte Francesco Farioli cumpriu mesmo o que já tinha planeado na primeira, com o regresso de Bednarek, no lugar de Alan Varela, e Pablo Rosário a regressar ao meio-campo.

Logo aos 47 minutos, enorme susto para o Nice, com Samu a importunar Dante e depois o guarda-redes Diouf, que aliviou com uma rosca e quase permitia novo lance de perigo para os dragões. Respondeu o Nice, aos 52', com Mendy a servir Clauss que, da direita, cruzou para intervenção segura de Diogo Costa.

Castigo máximo e estreia a marcar

Aos 53' Diouf voltou a facilitar, na receção orientada após passe de Dante, pressionado por Samu, com o avançado do FC Porto a tocar contra o guarda-redes do Nice para conquistar um canto que não levou perigo. Aos 57' Samu caiu na área, após entrada de Dante, num lance que foi ao VAR, com o árbitro Matej Jug a decidir pela grande penalidade a favor do FC Porto. Aos 61 minutos, na conversão do castigo máximo, o mesmo Samu bateu Diouf e estreou-se a marcar na Liga Europa esta temporada.

Na resposta, aos 63', Cho encheu o pé mas rematou às malhas laterais da baliza de Diogo Costa, numa altura em que os adeptos do Nice, que na primeira parte já tinham gritado "olés" à sua equipa enquanto o FC Porto trocava a bola, começaram a abandonar o Estádio do Dragão.

Lugar à gestão

Aos 68 minutos Francesco Farioli voltou a mexer, tirando Deniz Gul para lançar Borja Sainz, com o Nice a responder em dose tripla, com as saídas de Moffi, Diop e Cho, para as entradas de Kevin Carlos, Jansson e Boudaoui. Apenas dois minutos volvidos, Jansson cruzou da direita e Kevin Carlos, em zona frontal, atirou a rasar a barra da baliza de Diogo Costa. Segundos depois, o mesmo Jansson rematou cruzado mas por cima.

Com um quarto de hora por jogar, Francesco Farioli lançou mais dois jogadores em campo, Luuk de Jong e Rodrigo Mora, que cumpriu o 50.º jogo oficial pelo FC Porto, fazendo descansar Samu e Froholdt. Aos 79' foi a vez do Nice mexer, com Oppong e Tiago Gouveia lançados nos lugares de Dante e Clauss, antes de Farioli esgotar as substituições, com Eustáquio no lugar de Gabri Veiga, com o médio canadiano a assinalar 150 jogos pelos azuis e brancos. Aos 87' Rodrigo Mora rematou cruzado mas ao lado, antes de Tiago Gouveia, aos 88', ganhar um canto que não levou perigo para Diogo Costa. Dentro dos cinco minutos de compensação, nota para a assistência a Pepê, com dificuldades no joelho direito, mas a terminar a partida.

O FC Porto regressou assim aos triunfos na Liga Europa e, cumpridas cinco jornadas, chegou aos 10 pontos, ocupando o 6.º lugar, de apuramento direto para a fase a eliminar.

Homem do jogo Flashscore: Gabri Veiga (FC Porto)

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform