Mais

Dragão lavou a cara e despertou a tempo: FC Porto vence Estrela Vermelha

Atualizado
Rodrigo Mora fez o golo da vitória aos 89 minutos
Rodrigo Mora fez o golo da vitória aos 89 minutos Opta by Stats Perform/Profimedia

O FC Porto, com oito alterações no onze inicial, venceu esta quinta-feira o Estrela Vermelha, no Estádio do Dragão, por 2-1, em jogo da 2.ª jornada da Liga Europa. William Gomes, logo aos 8 minutos, fez o 1-0 de penálti, mas o dragão descansou em cima da vantagem, sofreu o empate por intermédio de Kostov, aos 32', e o despertar, apesar de lento e tardio, foi suficiente para Rodrigo Mora, aos 89 minutos, marcar o golo da vitória.

Recorde as incidências da partida

Tal como seria previsível, tendo em vista o clássico de domingo, diante do Benfica, Francesco Farioli fez oito alterações no onze inicial do FC Porto, onde resistiram apenas Diogo Costa, Bednarek e Martim Fernandes, relativamente ao jogo com o Arouca. Do lado do Estrela Vermelha, destaque para a titularidade do português Tomas Handel, mas também para os regressos de nomes como Matheus, ex-guarda-redes do SC Braga, e Radonjic, antigo jogador do Benfica, ambos no onze inicial.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

William caiu no goto

O FC Porto entrou a dominar o Estrela Vermelha, com pressão subida e com Alarcón, aos 6 minutos, a tentar servir Deniz Gul, que chegou atrasado. Um minuto depois, Tebo Uchenna derrubou o avançado do FC Porto dentro da área. Grande penalidade que William Gomes, aos 8 minutos, transformou no 1-0, enganando Matheus Magalhães.

Aos 13 minutos foi Zaidu, servido por Alarcón, a rematar forte mas ao lado da baliza da equipa sérvia, antes de Deniz Gul, em cima do quarto de hora, rematar para Matheus voar e negar o 2-0. Não marcou o FC Porto, ficou pertíssimo do empate o Estrela Vermelha, aos 22 minutos, com Radonjic a cruzar da direita e Ivanic, de cabeça, a atirar a rasar a barra, com Diogo Costa a ficar a meio caminho no lance.

Aos 26 minutos, após cruzamento de William Gomes, Deniz Gul cabeceou para defesa segurar de Matheus, antes de Arnautovic, aos 27', dar uma cotovelada em Prpic, num lance que não mereceu cartão por parte do árbitro alemão Harm Osmers, e com o central do FC Porto a ser obrigado a trocar de camisola, devido ao sangue do corte por baixo de olho direito.

Posicionamento médio da equipa do FC Porto
Posicionamento médio da equipa do FC PortoOpta by Stats Perform/Profimedia

Aos 17 anos fez o que nunca tinha sido feito

Em cima da meia hora foi Rodrigo Mora a picar sobre Matheus, com a bola a sair às malhas laterais, depois de uma boa combinação com Alarcón. E aos 32 minutos, depois de Mora derrubar Radonjic e ver amarelo, Tomas Handel bateu o livre, Prpic aliviou e, em zona frontal, Kostov, jovem de apenas 17 anos, encheu o pé e fez o 1-1, no primeiro golo sofrido pelo FC Porto no Dragão esta temporada.

Aos 42 minutos foi Zaidu a ficar caído no relvado, após ter torcido o tornozelo esquerdo, sozinho, mas o lateral nigeriano regressou às quatro linhas. Ainda antes dos cinco minutos de compensação, aos 45', um belo lance individual de Rodrigo Mora, que rematou em jeito mas ao lado da baliza de Matheus Magalhães. Mesmo a fechar, numa perda de bola de Pablo Rosario, Prpic travou Arnautovic mas Radonjic ainda rematou, com desvio de Martim Fernandes para canto. Um minuto depois, novamente Martim Fernandes a ceder canto, ganhando a frente a Arnautovic, que surgia ao segundo poste para cabecear.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Sangue novo

Para a segunda parte Francesco Farioli lançou Froholdt e Alberto Costa, tirando Bednarek e Martim Fernandes, com Pablo Rosario a formar dupla de centrais com Prpic, que logo aos 47 minutos viu cartão amarelo. Aos 48' Rodrigo Mora, na linha final, viu Matheus ceder canto, onde Froholdt subiu para cabecear por cima da baliza do Estrela Vermelha.

Aos 52 minutos grande jogada de William Gomes, com um túnel a um adversário, antes do remate forte mas à figura de Matheus Magalhães. Aos 53' foi Handel a testar Diogo Costa, antes de William Gomes, aos 55 minutos, rematar em arco mas ao lado da baliza do Estrela Vermelha. Ainda mais perto do golo ficou Arnautovic, aos 57 minutos, ao ganhar a Prpic para cabecear a centímetros do poste de Diogo Costa.

Novas asas no dragão

Aos 61 minutos Farioli voltou a mexer em dose dupla, lançando os extremos titulares, Borja Sainz e Pepê, nos lugares de Ángel Alarcón e William Gomes. Poucos segundos depois, na primeira aceleração de Borja Sainz, a passe de Diogo Costa, Rodrigo Mora desviou para enorme voo de Matheus Magalhães, num lance anulado por fora de jogo.

Aos 66 minutos Prpic, de longe, rematou ao lado, numa altura em que o FC Porto voltava a pressionar forte junto da área da formação sérvia, com Pepê, aos 69', a cruzar para Froholdt cabecear muito desviado. O treinador do Estrela Vermelha sentia a pressão azul e branca e, aos 70', lançava Milson, formado no Marítimo, para o lugar de Radonjic.

Mora a ponta de lança

Aos 73 minutos Farioli esgotou as alterações, lançando outro titular, Gabri Veiga, no lugar de Deniz Gul, com Rodrigo Mora a ficar como elemento mais ofensivo dos dragões. Aos 78', de longe, Zaidu encheu o pé mas atirou muito por cima, antes de Borja Sainz, aos 81', após cruzamento de Pepê, rematar de forma acrobática mas ao lado.

Aos 82 minutos Stankovic, Olayinka e Bruno Duarte foram lançados no Estrela Vermelha, com Kostov, Tiknizyan e Arnautovic a saírem, antes de Milson fugir pela esquerda mas, já com pouco ângulo, rematar ao lado. Aos 88' foi bem mais perigoso o remate de Bruno Duarte, pressionado por Pablo Rosario, após ser lançado por Milson, com o remate a sair por cima da baliza de Diogo Costa.

Na resposta, aos 89 minutos, Borja Sainz lançou Pepê, que serviu de bandeja Rodrigo Mora. O jovem avançado, apenas com Matheus Magalhães pela frente, bateu o guardião brasileiro e apontou o 2-1, para puro delírio nas bancadas do Dragão.

Já dentro dos cinco minutos de compensação Bruno Duarte rematou, em arco, ao lado do poste, antes de Bajo substituir Elsnik no Estrela Vermelha, aos 90+3', mas o FC Porto somou mesmo os três pontos, com o segundo triunfo na Liga Europa, nove vitórias consecutivas e balão cheio antes do clássico com o Benfica.

Homem do jogo Flashscore: Rodrigo Mora (FC Porto)

Estatísticas da partida e destaques individuais
Estatísticas da partida e destaques individuaisOpta by Stats Perform