Mais

Campeonato entregue, processo penal instaurado: legado de Mourinho está a desmoronar-se

José Mourinho, treinador do Fenerbahçe
José Mourinho, treinador do FenerbahçeAA/ABACA / Abaca Press / Profimedia

O "The Special One" não conseguiu retribuir o favor aos adeptos, depois da derrota na primeira volta, e a deslocação ao Rams Park também foi favorável ao Galatasaray. Apesar de um empate não ser uma vitória no papel, se olharmos para a tabela, o estilo de jogo de José Mourinho neste dérbi deu o título. A falta de vigor nos jogos importantes tem sido um tema recorrente ao longo da época.

O dérbi de ontem foi uma representação perfeita da temporada do Fenerbahçe até agora. Sob o comando de José Mourinho, foram quatro empates e duas derrotas em 18 vitórias nesta temporada. O momento é o mais importante.

Recorde o Galatasaray - Fenerbahçe 

O Galatasaray é uma das equipas com melhor registo esta temporada. O Fenerbahçe terá de esperar mais uma vez para conquistar o seu primeiro título desde 2013/14, e nem mesmo o "The Special One" pode mudar isso.

O confronto de segunda-feira à noite foi o exemplo perfeito disso. Num jogo em que o único objetivo do Gala era mostrar aos seus adeptos todo o seu empenho e, eventualmente, vencer, faltou coração aos visitantes em campo. A classe individual dos rapazes de Mourinho foi evidente, mas a equipa não funcionou como uma unidade em campo. Foi um contraste ver toda a equipa do Gala a festejar cada uma das defesas de Fernando Muslera.

A cereja no topo do bolo foi o comentário do treinador português, que se referiu ao banco do Gala como "macacos a saltar". O legado de um dos treinadores mais bem sucedidos de sempre em termos estatísticos continua a desmoronar-se, com processos criminais a serem instaurados junto da UEFA e da FIFA. Aslani justificou a sua decisão de atuar, alegando que Mourinho tinha "feito constantemente comentários depreciativos sobre o povo turco desde o início da sua carreira de treinador na Turquia" e que agora tinha sido ultrapassado um limite.

Classificação crítica após a derrota

O Galatasaray continua seis pontos à frente do Fenerbahçe, mas já tem o jogo mais importante da segunda metade da temporada efetuado. Para que as coisas voltem a ficar emocionantes, o líder terá de cometer erros, e o Galatasaray praticamente não cometeu nenhum até agora nesta temporada. O Kasimpasa espera-os no próximo domingo, pelo menos um adversário que já marcou golos no Rams Park e que conta com o apoio dos adeptos da casa.

O Fenerbahçe recebe o Antalyspor, em casa, e depois enfrenta o Samsun, terceiro classificado, daqui a duas semanas e meia.

José Mourinho já não consegue mais nada sozinho nesta temporada, mas talvez consiga roubar olhares de inveja do Galatasaray com um bom resultado na Europa. O Galatsaray já não está representado na Europa depois da amarga derrota com o AZ Alkmaar, mas isso pode voltar a ser contado como um ponto positivo para um "campeonato garantido". Porque o foco pode definitivamente ser colocado nisso e, para ser honesto, poderia facilmente ser suficiente para a temporada "Invencível", como foi o caso em 1985/86.