Mais

Claudio Lotito, o controverso dono da Lazio que não gosta de compromissos

Claudio Lotito é o proprietário da Lazio
Claudio Lotito é o proprietário da LazioMARCO ROSI - SS LAZIO / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O proprietário e presidente da Lazio, Claudio Lotito (67), que também é senador italiano, é uma pessoa que não gosta de compromissos. Só lhe interessa a sua verdade. No entanto, apesar dos recursos financeiros limitados e dos repetidos confrontos com a opinião pública, conseguiu manter o clube num nível elevado. Afinal de contas, como gosta de dizer, foi ele que "salvou a Lazio do enterro".

Um presidente invulgar, ou, como ele próprio diria, sui generis - expressão latina que significa "único". Uma personalidade que escolheu um caminho semelhante ao do famoso político e empresário Silvio Berlusconi. De facto, ambos, fora das suas carreiras políticas, decidiram comprar e gerir um clube de futebol. No caso de Berlusconi, o AC Milan, no caso de Lotito, a Lazio. Para além de uma história semelhante, partilham a mesma filiação partidária no Forza Italia, que Berlusconi chegou mesmo a fundar em 2013.

Fala-se de um homem de uma época diferente, mas não se pode negar a sua paixão pelo futebol. Gostaria que o público gostasse dele, mas, ao mesmo tempo, não está disposto a mudar de atitude porque acredita na qualidade do seu trabalho. O seu carácter levou-o muitas vezes a entrar em conflito com os adeptos no passado - não só por causa das suas opiniões políticas, mas também pela sua incapacidade de se comprometer e aceitar a verdade dos outros.

Salvou a Lazio da ruína

Desde que assumiu o comando da Lazio em 2004, Lotito demonstrou estar mais familiarizado com o ambiente do futebol e fez grandes progressos no clube. Com efeito, convém recordar que assumiu o comando da equipa numa situação em que esta não estava longe da falência. " Salvei a Lazio do funeral", recordou mais do que uma vez, dizendo que era a ele que os adeptos tinham uma dívida de gratidão.

No entanto, apenas alguns anos antes da sua chegada, a Lazio conquistou a Serie A, a Taça dos Vencedores das Taças, a Supertaça da UEFA e chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões no virar do milénio. Desde então, nunca mais ganhou um troféu europeu e só chegou aos oitavos de final da competição mais prestigiada da Europa.

A equipa do treinador Sven Göran Eriksson contava com estrelas como Pavel Nedved, Marcelo Salas, Juan Sebastián Verón, Alessandro Nesta, Roberto Mancini, Siniša Mihajlović, Alen Bokšič e Sérgio Conceição. No entanto, apenas alguns nomes de som semelhante permaneceram no plantel após a chegada de Lotito. Por isso, teve de proceder a uma grande reconstrução do plantel e encontrar um novo equilíbrio no clube.

Troféus e treinadores

Durante o mandato de Lotito, a Lazio conquistou três Supertaças de Itália e três Taças de Itália em 21 anos. Destaca-se a vitória na Taça da época 2012/13, quando os comandados de Vladimir Petkovic venceram a Roma de Francesco Totti. Desde então, apenas Stefano Pioli, Simone Inzaghi e Maurizio Sarri estiveram no cargo de treinador por períodos mais longos.

Treinadores de topo e em ascensão, em quem o presidente confiava para lidar com os jogadores mais experientes e ajudar os mais jovens a adaptarem-se. Tudo isto, se possível, tendo em conta a sustentabilidade financeira do clube, de que tanto se orgulha. " Antes, eram os grandes clubes que nos compravam, agora somos nós que os compramos a eles", brincou, depois de ter contratado Nicolo Rovella, promessa da Juventus.

No verão passado, no entanto, foram muitos os adeptos que se mostraram cépticos em relação à chegada do treinador Marco Baroni, que muitos consideraram não ter experiência suficiente para um compromisso maior. Além disso, ele assumiu a equipa num estado não muito favorável depois de Sarri. Lotito, no entanto, manteve a sua posição e, desta vez, tinha razão.

Após 27 jogos disputados, a Lazio está em quinto lugar na Serie A, a oito pontos do líder Inter e a apenas dois pontos do quarto lugar, o último que garante uma viagem à Liga dos Campeões. Os jogadores tiveram um desempenho ainda melhor na Liga Europa, onde garantiram o primeiro lugar à frente do Athletic Bilbao, com seis vitórias, um empate e uma derrota pelo placar mínimo. Evitaram com sucesso o play-off e vão defrontar o Viktoria Plzeň na fase a eliminar, na oitava ronda.

Siga o Viktoria Plzen - Lazio no Flashscore