Colegas apoiam Samu e Diogo Costa admite dificuldades: "Acho que nos está a faltar o próximo passo"

Atualizado
O onze do FC Porto em Plzen
O onze do FC Porto em PlzenFC Porto

Bednarek, Pablo Rosario e Diogo Costa, jogadores do FC Porto, analisaram o empate (1-1) diante do Viktoria Plzen, para a Liga Europa. Leia abaixo as declarações.

Recorde as incidências da partida

Bednarek (jogador do FC Porto):

Jogo complicado: "Foi um início muito complicado para nós. Não estivemos bem, sendo justo. Devíamos ter controlado melhor o jogo: eles marcaram muito cedo e criaram bons contra-ataques. Faltou-nos ritmo, fluidez e alguma calma no meio-campo adversário. Dou os parabéns ao adversário, que fez tudo para jogar com menos um elemento, baixando o ritmo. Na minha opinião, era o que deviam fazer. No entanto, quem gere o jogo é o árbitro e não foi isso que aconteceu. Foi muito arrogante e acho que isso não está certo. Ainda assim, a responsabilidade por não termos marcado o segundo golo é nossa. Fizemos o nosso melhor, mas não foi o nosso melhor jogo".

Equipa desinspirada: "Sim, acho que sim. Não tivemos ritmo e devíamos ter mostrado mais calma e qualidade no último terço. Somos uma equipa jovem, com jogadores jovens, e aprendemos com este jogo. Marcámos um golo, mas não estamos satisfeitos. Devíamos ter vencido, mas levamos um ponto e retiramos aspetos positivos para aprender com os erros".

Tristeza de Samu: "Mostra a ambição dele e o quanto se importa com o FC Porto e com a equipa. Quer marcar golos por nós. A carreira é feita de altos e baixos, de momentos bons e maus, e temos de nos comportar sempre da mesma forma. Tento ajudar o Samu com a minha experiência. Um mau jogo não faz dele um mau jogador, tal como um hat-trick não faz dele o melhor. Temos de encontrar equilíbrio e manter a calma. Estamos aqui para ajudá-lo a crescer. Não vejo isto como algo negativo, pelo contrário: é positivo que ele se importe. Agora tem de esquecer e seguir em frente. Vamos precisar do melhor Samu em muitos jogos e momentos. Ele tem toda a gente a apoiá-lo, é forte, maduro, e acredito que estas situações só o vão fazer crescer".

Pablo Rosario (jogador do FC Porto): 

Análise: "Sabíamos que ia ser um jogo difícil. Eles são uma boa equipa, basta olhar para as estatísticas antes da partida. Marcaram cedo e, nos minutos iniciais, estivemos à procura dos espaços. O mais importante é que fizemos tudo, mantivemo-nos unidos e conseguimos chegar ao 1-1".

Jogo diferente em caso de golo antes do intervalo: "Podemos sempre dizer que o jogo teria sido diferente se tivéssemos aproveitado as oportunidades, mas o resultado foi 1-1 e temos de saber lidar com isso. A equipa esteve sempre junta, e isso é um sinal claro da nossa identidade. Na próxima semana defrontamos o Rangers. Vamos analisar este jogo, recuperar e depois pensar na Liga".

Rangers: "Claro que sim, todos os pontos contam. O último jogo é em casa, frente ao Rangers, com os nossos adeptos".

Samu: "Estamos aqui para ele. Falhamos oportunidades juntos e marcamos juntos. É um momento difícil para ele, mas amanhã estará com a mente fresca e preparado para o próximo jogo".

Manga curta em Plzen: "Estava frio, mas gosto assim. O meu corpo está habituado".

Diogo Costa (jogador do FC Porto):

Golo sofrido: "Dá impressão que o jogo foi demasiado mau, acho que nos está a faltar o próximo passo para fazermos a diferença para equipa grande, é o último terço. Algo está a faltar, temos de trabalhar, mas continuamos a acreditar".

O que faltou: "Faltou um pouco de paciência. Jogámos muito com o coração e pouco com a cabeça. Era pior se não quiséssemos saber e não foi isso que aconteceu, faltou foi frieza. Valeu a atitude, acreditámos até ao fim e vamos continuar".

Importância do ponto: "Claro que sim. Numa competição destas, tudo é importante. Vamos continuar a acreditar".

Samu: "Todos erramos. Também errei hoje. Quando erra um, erramos todos, quando marcamos, marcamos todos. É essa a mensagem que queremos passar ao Samu. O que importa no FC Porto é o trabalho. O resto virá. Estamos com ele porque o melhor para ele é o melhor para a equipa".

Ciclo de jogos sem perder: "Queremos ganhar os jogos todos, sabemos que é difícil, mas treinamos para isso. Sabemos que dias como hoje vão acontecer, mesmo assim conseguimos o empate e continua a depender tudo de nós".

Leia a crónica do Flashscore