Mais

Dos escalões amadores a golos europeus em cinco anos: A história de Federico Gatti

Gatti celebrou o golo pela Juventus
Gatti celebrou o golo pela JuventusAFP
O central de 24 anos acabou por ser o herói da Juventus no duelo da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa. Há cinco anos começou a carreira no futebol amador de Itália e só há três deu os primeiros passos como profissional.

Numa equipa com nomes como Paul Pogba, Federico Chiesa, Dusan Vlahovic ou Adrien Rabiot, Federico Gatti dificilmente chama a atenção. Com uma estampa física imponente – 1,90 metros  e 82 quilos – este central de 24 anos tem vindo a ser uma das surpresas da Juventus esta época e viu mais um capítulo de uma ascensão meteórica acrescentado esta quinta-feira, quando marcou o golo da vitória diante do Sporting, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa.

Nascido em Rivoli, Gatti cresceu em Brianza e aos 17 anos deixou a escolha e começou a trabalhar como pedreiro, enquanto o futebol não passava de um passatempo que utilizava para se distrair do trabalho. A estreia como sénior aconteceu no Verbania, em 2018, onde disputou o quinto e o quarto nível do futebol italiano.

A profissionalização só chegou em 2020 quando chegou ao Pro Patria, que estava na Serie C, a terceira divisão. Jogou todos os 36 jogos, ganhou a confiança do treinador Ivan Javorcic e chamou a atenção do Frosinone que o levou a subir mais uma divisão na época seguinte. Em 2021/22 fez outra vez os 36 jogos na Serie B e marcou cinco golos, registos que lhe valeram o prémio de melhor jovem da prova e… a chamada da Juventus.

A carreira de Federico Gatti
A carreira de Federico GattiFlashscore

Foi contratado pela Vecchia Signora em janeiro de 2022, mas continuou no Frosinone, por empréstimo, até ao final da temporada. Esta época ganhou a confiança de Massimiliano Allegri e começou a ganhar espaço numa defesa onde surgem nomes como Danilo, Bremer, Bonucci, Rugani ou Alex Sandro.

Na quinta-feira, ao 16.º jogo, somou o primeiro golo pela Juventus e confirmou a ascensão meteórica de um jogador que nos últimos seis jogos cumpriu os 90 minutos em todos. É já internacional italiano em duas ocasiões e ameaça tornar-se um dos esteios defensivos do conjunto de Turim nas próximas temporadas.