Mais

Duas caras para fazer história: SC Braga venceu o Celtic

Ricardo Horta marcou para o SC Braga
Ricardo Horta marcou para o SC BragaIan MacNicol/Getty Images

A atravessar um mau momento no campeonato (cinco jogos consecutivos sem vencer), o SC Braga fez história na Liga Europa. Ricardo Horta (21’), que aproveitou um erro de Schmeichel, e Gabri Martínez (85') deram a primeira vitória arsenalista na Escócia e a segunda nesta fase principal da competição europeia.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Já se pode falar num SC Braga de duas caras. Não tanto pela qualidade do futebol jogado, que continua a levantar muitas dúvidas, mas pelos resultados. Se no campeonato nacional o emblema arsenalista leva cinco jogos sem vencer, na Liga Europa bateu o Feyenoord e foi agora fazer história na Escócia.

Com várias alterações em relação à equipa que perdeu com o Nacional e uma adaptação ao corredor direto – Yanis da Rocha teve bastantes dificuldades – o SC Braga não conseguiu capitalizar a estranha atmosfera do Celtic Park, sem a principal claque verde-e-branca, em protesto.

A posição média do SC Braga na primeira parte
A posição média do SC Braga na primeira parteOpta by Stats Perform

Tounetki bem tentou puxar pelos adeptos, carregou sobre Yanis da Rocha, mas esbarrou num grande Hornicek. E foi nos guarda-redes que esteve a diferença.

Num dos poucos lances de perigo do SC Braga em toda a partida, Kasper Schmeichel falhou na abordagem ao remate de Ricardo Horta e viu a bola entrar no fundo das redes.

A vantagem arsenalista mexeu com um Celtic também a atravessar questões domésticas – e europeias, já que foi eliminado pelo Kairat. O emblema de Glasgow teve mais posse de bola e chegou a marcar - Iheanacho alegadamente tocou com a mão na bola - mas no resto do jogo acabou por esbarrar quase sempre num Hornicek em grande forma que negou os golos a Tierney e Tounetki. E quando não estava o checo, Carter-Vickers cabeceou por cima. 

O golpe final acabou por ser aos 85 minutos, numa jogada de insistência, em que Gabri Martínez, lançado momentos antes, finalizou no ressalto após uma defesa de Kasper Schmeichel. Silêncio sepulcral no Celtic Park para a primeira vitória do SC Braga na Escócia.

Seis pontos em dois jogos e metade do trabalho parece feito para, pelo menos, garantir o play-off. Resta saber qual é a cara que vai aparecer diante do Sporting, na Liga Portugal.

Homem do jogo Flashscore: Lukas Hornicek (SC Braga).

Os números finais da partida
Os números finais da partidaOpta by Stats Perform