Hino ao desperdício deixa sabor amargo: Sporting empata com Young Boys (1-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Hino ao desperdício deixa sabor amargo: Sporting empata com Young Boys (1-1)

Atualizado
Gyokeres marcou o golo e falhou um penálti, o primeiro de leão ao peito
Gyokeres marcou o golo e falhou um penálti, o primeiro de leão ao peitoOpta by Stats Perform/AFP
O Sporting empatou esta quinta-feira, a um golo, diante do Young Boys, na segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Depois dos 3-1 na Suíça, Gyokeres ainda colocou os leões em vantagem, logo aos 13 minutos, mas falhou um penálti, aos 57', e viu ainda Marcus Edwards e Daniel Bragança desperdiçarem ocasiões soberanas, antes de Ganvoula, de penálti, aos 84', castigar a mão na bola de Marcus Edwards.

Recorde as incidências da partida

Depois da vitória por 3-1, na Suíça, na primeira mão, Rúben Amorim mudou meia equipa em relação ao onze que venceu o Moreirense, em Moreira de Cónegos, na segunda-feira. Diomande, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança, Matheus Reis e Marcus Edwards foram titulares, com Coates, Geny Catamo, Morita, Nuno Santos e Pedro Gonçalves a serem preteridos.

Do lado do Young Boys, o treinador Raphael Wicky também mudou meia equipa em relação à partida da primeira mão. Blum, Camara (expulso), Lakomy, Ugrinic, Colley e Mvuka saíram, entrando Janko, Lustenberger, Darian Males, Niasse, Joel Monteiro e Elia.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Apesar da vantagem da primeira mão, o Sporting entrou ao ataque, como está no seu ADN, em Alvalade, e logo aos quatro minutos Trincão tentou isolar Gyokeres, valendo um corte da defesa suíça para um canto marcado por Esgaio e afastado, a soco, por Von Ballmoos.

Aos 7 minutos foi Matheus Reis a cruzar, da esquerda, para Marcus Edwards amortecer no peito e deixar para Gyokeres, que caiu na grande área, com o árbitro a mandar seguir. Aos 11' foi Gyokeres a fugir pela direita, a cruzar para Edwards mas para novo corte da defesa suíça.

O suspeito do costume

Aos 13 minutos chegou o golo inaugural, pelo suspeito do costume: 29.º golo da temporada de Gyokeres, que combinou com Trincão, furou entre os centrais e, de pé esquerdo, atirou a contar para o 1-0.

Em ritmo lento, sobretudo após o golo inaugural, o Young Boys conseguiu o primeiro remate aos 27 minutos, com Ittem a testar a tranquilidade de Adán, antes de Gyokeres ganhar um canto, aos 33', que Edwards cobrou para as mãos de Von Ballmoos.

Aos 36' foi novamente Marcus Edwards, da direita, a tentar servir Gyokeres, valendo ao Young Boys o corte de Hadjam.

Em cima dos 45 minutos, em iniciativa individual, Daniel Bragança recuperou uma bola, combinou com Gyokeres e rematou ao lado, antes de, aos 45+1', Marcus Edwards ter tido uma partida inacreditável quando, servido por Gyokeres, da direita, com a baliza deserta, não conseguiu desviar a bola para a direção certa.

Estatística da primeira parte
Estatística da primeira parteOpta by Stats Perform

Gyokeres também perdoa

Para a segunda parte Rúben Amorim lançou Nuno Santos, poupando Gonçalo Inácio, com Matheus Reis a derivar para o trio de centrais.

A primeira ocasião dos segundos 45 minutos pertenceu ao Young Boys, com o luso-suíço Joel Monteiro a aparecer na área e a chocar com Adán, que afastou a bola com os punhos.

Aos 55 minutos Francisco Trincão sofreu falta dentro da área, o árbitro não teve dúvidas em apontar para a marca de grande penalidade mas, na transformação, Gyokeres não conseguiu enganar Von Ballmoos, que ainda recuperou a tempo para anular a recarga de Daniel Bragança. Primeiro penálti falhado pelo sueco no Sporting, à sétima tentativa.

À hora de jogo o Young Boys fez três alterações, com Persson, Ganvoula e Blum nos lugares de Hadjam, Itten e Janko, antes de Rúben Amorim responder com a colocação em campo de Pedro Gonçalves e Koindredi nos lugares de Francisco Trincão e Hjulmand.

Hino(s) ao desperdício

Logo depois, na jogada de Marcus Edwards pela direita, a assistência saiu de bandeja para Daniel Bragança, isolado, permitir a defesa com o pé de Ballmoos. Mais um falhanço incrível em Alvalade.

Aos 66 minutos o Young Boys marcou mesmo, num cabeceamento de Males, mas o avançado estava claramente em posição de fora de jogo. Aos 67' mais uma mudança nos suíços, com Mvuka no lugar de Elia. Aos 75' nova iniciativa de Marcus Edwards, pela direita, com a bola a sobrar para o remate de Nuno Santos para desvio de Joel Monteiro para canto, antes de um cruzamento de Pedro Gonçalves para Gyokeres, de cabeça, atirar por cima.

Aos 78' voltou a mexer o Young Boys, com Lakomy no lugar de Lauper, antes de, aos 79 minutos, Pedro Gonçalves fugir pela esquerda e, nada egoísta, servir Gyokeres, valendo o corte brilhante de Amenda, impedindo novamente o bis do avançado sueco do Sporting. Aos 82' Gyokeres voltou a surgir na cara do guarda-redes dos suiços, uma vez mais servido por Pedro Gonçalves, mas a permitir a defesa de Von Ballmoos.

Quem não marca...

Com o jogo controlado, seria num erro defensivo que o Sporting iria permitir a ocasião para o Young Boys, aos 83 minutos, quando Marcus Edwards levou a mão à bola, dentro da grande área dos leões. 

Ganvoula, que tinha entrado aos 61 minutos, da marca dos 11 metros, não perdoou e fez o 1-1 aos 84 minutos, marcando o sexto golo esta temporada, o primeiro nas competições europeias.

Logo de seguida, Rúben Amorim tirou Ricardo Esgaio para fazer regressar Iván Fresneda à competição.

Aos 88 minutos Lukasz Lakomy disparou rasteiro, mas ao lado, após novo passe errado de Marcus Edwards.

Nos cinco minutos de compensação o Sporting ainda tentou chegar à vitória, com Pedro Gonçalves, aos 90+3', a atirar em arco mas ao lado da baliza do Young Boys, e Daniel Bragança, aos 90+5', a atirar por cima.

Homem do jogo Flashscore: Von Ballmoos (Young Boys)

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform