Mais

Jauregizar torna-se numa inesperada peça importante do Athletic à procura de fazer história

Jauregizar contra o Las Palmas
Jauregizar contra o Las Palmas Juan Manuel Serrano Arce / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Há um ano, Mikel Jauregizar nem sequer foi convocado para a final da Taça do Rei, mas é a revelação da temporada de uma equipa do Athletic Club que quer fazer história antes do jogo da primeira mão das meias-finais da Liga Europa com o Manchester United, na quinta-feira.

Com apenas 21 anos, na sua segunda temporada na equipa principal - estreou-se na época passada como jogador suplente - e tendo acabado de ganhar a sua primeira internacionalização sub-21 pela Espanha, Jauregizar estabeleceu-se como titular no meio-campo da equipa de Ernesto Valverde, tendo já marcado dois golos nos 41 jogos que disputou com a camisola vermelha e branca.

"Jauregizar tornou-se um jogador fundamental, graças ao seu trabalho, ao seu esforço, ao trabalho que faz (...) é um dos jogadores mais importantes que temos", elogiou recentemente o treinador.

"Estou espantado com o Jaure, que maturidade nesta idade", reconheceu o colega de equipa Mikel Vesga, também médio e uma das vítimas em termos de minutos da irrupção do "loiro baixinho".

A sua visão de jogo, a sua capacidade de ocupar o espaço no meio-campo, a precisão dos seus passes curtos e longos e, sobretudo, a sua capacidade de recuperar bolas - é o segundo melhor jogador da Liga, atrás de Pedri, do Barcelona - contribuíram em grande medida para a grande época da sua equipa (quarto classificado da Liga) e suscitaram rumores de interesse por parte de grandes clubes europeus.

Os números de Jauregizar
Os números de JauregizarFlashscore

O clube basco já começou a trabalhar para assegurar a continuidade a longo prazo e está a preparar uma blindagem para um jogador que, juntamente com os irmãos Williams (Iñaki e Nico), Ohian Sancet (lesionado) e o guarda-redes Unai Simón, já é um dos mais valorizados pelo público de San Mamés.

Uma renovação que, segundo a imprensa, parece estar bem encaminhada. Porque "Jaure" tem o ADN do Athletic.

Natural da pequena aldeia piscatória de Bermeo, a cerca de trinta quilómetros de Bilbau, é amigo de infância do seu colega de equipa, também de Bermeo, Unai Gómez. Continua a estudar educação física e, por mais de uma vez, afirmou que não tenciona procurar alojamento noutro lugar.

Em fevereiro, pouco depois de o seu colega e capitão de equipa Óscar de Marcos ter anunciado que iria pendurar as chuteiras no final da época, Jaure publicou nas suas redes sociais uma fotografia de um jogo amigável do Athletic de 2013, em que um Jauregizar muito jovem aparece nas bancadas a assistir, como adepto, à evolução de De Marcos no jogo.

De Marcos, de 36 anos, é, precisamente, o jogador da história do Athletic com mais presenças nas competições europeias (75), mais 66 jogos do que Jauregizar, e o único sobrevivente - após a saída dos argentinos Iker Muniain (San Lorenzo) e Ander Herrera (Boca Juniors)- daquele Athletic treinado por Marcelo Bielsa que eliminou o Manchester United nos oitavos de final a caminho da final perdida em 2012.

Siga o Athletic Bilbao - Manchester United no Flashscore