O médio inglês recebeu o seu primeiro cartão amarelo do jogo, e desta época europeia, no prolongamento. No desempate por grandes penalidades, Henderson recebeu outra advertência do árbitro Chris Kevanagh, do seu país natal.
Devido a uma regra especial, o segundo cartão amarelo do jogo numa série de penáltis não significa automaticamente um cartão vermelho e, por isso, Henderson pôde dar prioridade ao seu colega de equipa, Anton Gaaei, na marcação do penálti decisivo.
Fase de grupos
Normalmente, Henderson teria tido a sua vez após a segunda falha de Brian Brobbey, mas o Ajax sabia muito bem que a ordem dos cobradores na segunda série poderia ser escolhida ad hoc.
Assim, após a falha de Tonny Vilhena, não foi Henderson, mas sim o dinamarquês Gaaei, que atirou para a sua equipa, para garantir a participação numa fase de grupos europeia: 13-12.
Para Henderson, o seu segundo registo teria normalmente significado que estaria em vantagem no play-off contra o Jagiellonia, da Polónia. Mas, devido a uma regra diferente, um dos dois cartões amarelos após duas rondas preliminares jogadas é retirado pela UEFA e Henderson tem "apenas" um cartão amarelo na véspera do duplo encontro com os polacos.
Este facto foi relatado por Bart Frouws, do VI, no X, hoje cedo.