É uma cena que se viu recentemente em França e que teve o seu remake grego alguns dias depois. Enquanto Mory Diaw ficou "apenas" chocado depois de um adepto do Montpellier ter atirado um petardo para o relvado, Juankar teve menos sorte.
Durante o dérbi contra o Olympiakos, enquanto aquecia à beira do relvado com os companheiros do Panathinaikos, o antigo jogador do Betis e do Málaga, entre outros, foi alvo de um petardo. Resultado: perda parcial da audição e concussão cerebral, que provoca problemas no ouvido interno, com tonturas e náuseas.
Várias horas de espera
Aitor Cantalapiedra explicou o contexto na Ser: "Juankar estava a aquecer, o Olympiakos empatou e os seus adeptos começaram a atirar petardos. Ele teve a infelicidade de os petardos caírem muito perto dele. Há dois anos atiraram-me uma pedra, no ano passado atiraram um petardo ao nosso guarda-redes. Este ano dissemos que, se acontecer alguma coisa, temos de parar o jogo. Caso contrário, continuaremos a jogar como se nada tivesse acontecido".
Os incidentes durante este confronto são comuns e o clube também já teve os seus problemas, nomeadamente em 2012, quando, na sequência de confrontos entre a polícia e os adeptos, a direção do clube acabou por se demitir. Para este clássico do futebol grego, o clube do Pireu tinha tomado medidas que acabaram por se revelar insuficientes para evitar os distúrbios: "não havia redes de proteção nas bancadas e foi aí que aconteceu".
Depois de o jogo ter sido suspenso, o ambiente manteve-se tenso, sobretudo porque os jogadores tiveram de esperar muito tempo para que a situação se normalizasse: "Estivemos duas a três horas no balneário, à espera que o médico confirmasse preto no branco que Juankar não podia voltar a jogar. Esteve na enfermaria durante duas horas, porque não havia ambulância para ele".
Afastado em Rennes, estará de volta no domingo?
Neste contexto, a concentração da equipa de Ivan Jovanovic para o jogo contra o Rennes foi inevitavelmente perturbada. "As coisas não correram como esperávamos, mas posso dizer que a nossa preparação está completa", disse o técnico do PAOK na conferências de imprensa antes da partida. "Acho que estaremos prontos e em posição de enfrentar este jogo da melhor maneira possível".
Inevitavelmente, a questão da condição física do defesa espanhol veio à tona. Embora esteja de fora deste jogo da Liga Europa, poderá estar de volta no próximo fim de semana. "Juankar está a fazer tratamento e não podemos contar com ele para este jogo", confirmou Jovanovic. "Veremos o que acontece no domingo. Está com uma pequena concussão, mas estamos ao seu lado e esperamos que recupere o mais rapidamente possível e possa regressar ao relvado em boas condições".