Mais

Leão congela na Polónia: Sporting, reduzido a 10 desde o início, empata frente ao Raków (1-1)

Atualizado
Leão congela na Polónia: Sporting, reduzido a 10 desde o início empata frente ao Raków (1-1)
Leão congela na Polónia: Sporting, reduzido a 10 desde o início empata frente ao Raków (1-1)AFP/Opta by Stats Perform
O Sporting deslocou-se a casa do Raków e saiu da Polónia com um ponto na bagagem, depois de uma partida de altos e baixos para a equipa de Rúben Amorim. Gyokeres foi expulso nos primeiros minutos, mas Coates e Pote desenharam o golo da vantagem leonina, que perdurou até à fase final da partida. O Raków terminou a partida em cima da equipa portuguesa e conquistou o seu primeiro ponto nesta edição da Liga Europa.

Recorde as incidências da partida

Depois da derrota em casa diante da Atalanta, o Sporting procurou voltar ao caminho das vitórias na Polónia, diante do estreante Raków, atual campeão polaco. Em Sosnowiec, cidade que acolhe as partidas dos polacos nesta edição da Liga Europa, Rúben Amorim não surpreendeu nas escolhas iniciais, promovendo apenas a titularidade de Franco Israel na baliza leonina.

 

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Entrada com o pé esquerdo... ou de cabeça

Os primeiros minutos apresentaram uma equipa polaca sem medo dos portugueses, procurando sair a jogar desde trás. Porém, tudo mudou aos seis minutos. Gyokeres cometeu uma falta dura sobre Arsenic, Anastasios Papapetrou exibiu-lhe inicialmente o cartão amarelo, mas depois de consultar as imagens do lance expulsou o avançado sueco. Contrariedade para a equipa de Rúben Amorim ainda numa fase precoce do encontro...

Face à desvantagem numérica, o técnico português manteve o plano inicial, deixando Edwards solto na frente de ataque. Os leões continuaram a aproximar-se da área do Raków e, de bola parada, chegaram ao golo inaugural: Pedro Gonçalves cobrou um canto na esquerda para a zona do primeiro poste e, nas alturas, Coates colocou a bola no fundo das redes com um belo cabeceamento.

O Sporting reagiu muito bem à expulsão e, depois do golo da vantagem, continuou a criar perigo junto da baliza de Vladan Kovacevic. Aos 22 minutos, Edwards apareceu com perigo no ataque depois de Pote lhe ter feito o passe e, praticamente sem ângulo, obrigou o guarda-redes a uma defesa difícil.

Reação polaca

Os polacos precisaram de apenas dois minutos para criarem perigo na área leonina, embora sem conseguirem acertar no alvo. Primeiro, Rundic ganhou a Matheus Reis e rematou após um cruzamento da esquerda, mas a bola saiu por cima. Seguiu-se nova jogada pela esquerda e novo remate para fora, desta vez de Yeboah. E logo a seguir foi a vez de Tudor atirar à entrada da área, mas o desfecho foi o mesmo.

Os verde e brancos - que esta quinta-feira jogaram de branco - retomaram o controlo das opções e voltaram a criar perigo na outra extremidade do campo: passe longo de Gonçalo Inácio para Pote, o português recebeu, tentou o chapéu, mas Kovacevic defendeu o remate. Assim, as equipas recolheram aos balneários com o Sporting em vantagem pela margem mínima.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

A centímetros do golo

O Raków manteve a toada ofensiva no início da segunda parte e não chegou ao empate por muito pouco. Aos 48 minutos, os polacos voltaram a aproveitar as fragilidades defensivas do lado esquerdo leonino, cruzaram para a área e, ao segundo poste, Jean Carlos desviou para fora quando tinha tudo para fazer o golo. Na resposta, Coates isolou Pote e o médio português atirou ligeiramente ao lado.

Os polacos continuaram a dispor de mais posse de bola e, paulatinamente, foram empurrando o Sporting para trás. Aos 64 minutos, Plavsic recebeu na meia-esquerda, puxou para dentro e, de pé direito, atirou por cima, num lance que Israel estava a controlar, aparentemente. O Raków continuou a acreditar no empate e, pouco depois, o ala voltou a tentar o golo, mas a bola acabou nas mãos do guarda-redes.

Controlar para (não) sofrer

Já na parte final da partida, Dawid Szwarga começou a refrescar a equipa e foi coroado com o golo do empate: Plavsic encontro Kochergin dentro da área e o médio serviu Piasecki que só teve de encostar para o fundo da baliza. Os polacos continuaram a acreditar perante uma formação lusitana muito apática e que estava completamente encostada às cordas, e voltaram a faturar, por Piasecki, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

Nos últimos minutos do jogo, o Raków continuou a pressionar, mas o Sporting aguentou até ao fim e saiu da Polónia com um ponto no bolso.

Estatísticas e destaques da partida
Estatísticas e destaques da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Seba Coates (Sporting)