Mais

Liga Europa: Amorim, Mourinho e Fonseca tentam ficar mais perto dos quartos

Ruben Amorim, treinador do Manchester United
Ruben Amorim, treinador do Manchester UnitedDarren Staples / AFP
Rúben Amorim, no Manchester United, José Mourinho, no Fenerbahçe, e Paulo Fonseca, no Lyon, procuram todos esta quinta-feira ficar mais perto dos quartos de final da Liga Europa, prova já privada de clubes portugueses.

Na primeira mão dos oitavos, o conturbado Manchester United desloca-se a Espanha para medir forças com a Real Sociedad, num teste que promete ser bem difícil para o técnico Amorim e que é um dos jogos mais aguardados do dia.

Já o Fenerbahçe defronta, em Istambul, o Rangers, enquanto o Lyon vai à Roménia tentar alcançar um bom resultado em Bucareste, perante o Steaua.

Depois na eliminação na Taça de Inglaterra e com vida muito difícil na Premier League, a Liga Europa pode ser o escape para Amorim numa temporada que está a revelar-se cruel para o treinador desde que decidiu sair do Sporting e seguir caminho para Old Trafford.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Uma vitória no País Basco pode sacudir um pouco a pressão na equipa de Bruno Fernandes e Diogo Dalot, embora a Real Sociedad seja sempre uma equipa bastante forte quando atua em San Sebastián.

Caso consiga passar aos quartos, Amorim irá apanhar o vencedor da eliminatória entre Lyon e Steaua Bucareste, sendo por isso possível um duelo entre técnicos portugueses nessa fase.

Os franceses são claros favoritos perante o campeão romeno, que podem sempre em casa surpreender Paulo Fonseca, a viver um episódio polémico em solo gaulês, onde esteve em vias de agredir um árbitro durante o fim de semana.

Por seu lado, José Mourinho, vencedor da competição por duas vezes, a primeira com o FC Porto, ainda como Taça UEFA, e mais tarde com o Manchester United, tenta subir ao trono dos deuses do Fenerbahçe e dar aos turcos o seu primeiro troféu europeu.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Para isso, para já, o técnico português tem de ultrapassar o Rangers, emblema escocês já praticamente afastado do título no seu país, que recentemente mudou de treinador e que conta com o defesa central luso Rafael Fernandes.

A representação portuguesa não fica por aqui, já que Costinha, Chiquinho, André Horta e Gelson Martins viajam com o Olympiacos até ao norte europeu e à neve da Noruega para defrontar o Bodo/Glimt, que esta temporada bateu tanto FC Porto como SC Braga na fase de liga.

Os noruegueses são a grande surpresa da atual edição da Liga Europa, tendo eliminado no play-off o Twente, numa altura de pré-temporada no seu país. O campeonato da Noruega terminou em dezembro do ano passado e a nova edição só arranca no final deste mês.

O internacional português Nuno Tavares vai tentar ajudar a Lazio a vencer na República Checa o Plzen, enquanto Alexandre Penetra, ao serviço do AZ Alkmaar, recebe nos Países Baixos o Tottenham, outro emblema em crise na Premier League e em Inglaterra.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

A Roma, carrasco do FC Porto no play-off de acesso aos oitavos de final, defronta na capital transalpina o Athletic Bilbau, a fazer uma excelente temporada em Espanha (quarto posicionado), enquanto o histórico Ajax recebe o Eintracht Frankfurt.

Programa:

- Quinta-feira, 06 mar:

AZ Alkmaar - Tottenham, 17:45

Steaua Bucareste - Lyon, 17:45

Fenerbahçe - Rangers, 17:45

Real Sociedad - Manchester United, 17:45

Ajax - Eintracht Frankfurt, 20:00

Bodo/Glimt - Olympiacos, 20:00

Roma - Athletic Bilbau, 20:00

Viktoria Plzen - Lazio, 20:00

SEGUNDA MÃO:

- Quinta-feira, 13 mar:

Athletic Bilbau - Roma, 17:45

Eintracht Frankfurt - Ajax, 17:45

Lazio - Viktoria Plzen, 17:45

Olympiacos - Bodo/Glimt, 17:45

Lyon - Steaua Bucareste, 20:00

Manchester United - Real Sociedad, 20:00

Rangers - Fenerbahçe, 20:00

Tottenham - AZ Alkmaar, 20:00