No entanto, os locais mais antigos recordam outro embate mítico entre os dois clubes. Neste caso, na antiga Taça dos Campeões Europeus, na época de 1956-1957. Era o jogo dos quartos de final e, após um forte nevão em Bilbau, o Athletic venceu por 5-3 na primeira mão, no antigo San Mamés.
A segunda mão teve lugar em Maine Road, então estádio do City, e o United venceu por 3-0 e deu a volta à eliminatória.
Exibição em Old Trafford
Em 2012, porém, a situação inverteu-se na Liga Europa. Tratava-se dos oitavos de final de uma competição em que o Athletic se sagrou vice-campeão, depois de ter perdido a final em Bucareste para o Atlético Madrid.
A primeira mão, em Old Trafford, foi uma verdadeira exibição do Athletic. A equipa de Bielsa venceu por 2-3, mas podia ter marcado mais. Fernando Llorente, Óscar de Marcos (ainda no plantel na sua última época como profissional) e Muniain marcaram os golos de um jogo histórico. Rooney marcou dois golos para os Red Devils.
No jogo da segunda mão, em San Mamés, ainda no antigo estádio, o Athletic não especulou sobre o resultado. Llorente e De Marcos voltaram a marcar e Rooney, a 10 minutos do fim, fez o único golo do Manchester United.