Mais

Liga Europa: AZ Alkmaar goleia Galatasaray (4-1), Fenerbahçe, de Mourinho, derrota Anderlecht (3-0)

Atualizado
Dzeko fez o 2-0 para a equipa de Mourinho
Dzeko fez o 2-0 para a equipa de MourinhoOZAN KOSE/AFP
O Fenerbahçe colocou-se em excelente posição para conseguir o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, depois de conseguir uma vitória por 3-0 sobre o Anderlecht. A Real Sociedad venceu o Midtjylland (1-2) e também está em boa posição para seguir em frente na competição. Mais tarde, o Galatasaray sofreu uma derrota pesada em Alkmaar, frente ao AZ (4-1), de Alexandre Penetra, e complicou as contas do apuramento.

AZ Alkmaar 4-1 Galatasaray

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Quando as duas equipas se encontraram na fase de liga em novembro, o AZ Alkmaar começou a todo o gás e colocou-se em vantagem aos dois minutos. E a equipa neerlandesa voltou a começar em grande, marcando um golo fantástico aos 12 minutos, quando Sven Mijnans executou um livre perfeito de longa distância. A equipa da casa continuou a dominar nos primeiros minutos, enquanto o Galatasaray estava completamente em dificuldades, e Ernest Poku foi lançado para o golo, mas depois de ultrapassar o guarda-redes, o seu remate foi magnificamente bloqueado.

O Galatasaray ainda restabeleceu a igualdade, aos 20 minutos, por intermédio de Sallai, mas a formação da casa voltou a ficar em vantagem antes do intervalo. Depois de tentar afastar a bola, Barış Alper Yılmaz derrubou Seiya Maikuma na área, e Troy Parrott foi chamado a converter o castigo máximo.

Okan Buruk teria esperado uma melhoria da sua equipa na segunda parte, mas o seu discurso foi arruinado aos seis minutos do reinício, quando a sua equipa foi reduzida a 10 jogadores, depois de Kaan Ayhan ser expulso por uma segunda falta passível de cartão amarelo. A situação piorou para os turcos, já que o AZ Alkmaar duplicou a sua vantagem poucos minutos depois. Um período de posse de bola culminou com Jordy Clasie a receber a bola na área e a desviar com simplicidade ao lado de Fernando Muslera.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Com dois golos de vantagem e mais um jogador em campo, o AZ Alkmaar selou a vitória aos 66 minutos, quando David Møller Wolfe aproveitou o ressalto de um remate defendido por Mijnans. A equipa neerlandesa navegou o restante da partida, mantendo a sua vantagem de cara para o jogo da próxima semana em Istambul, onde o Galatasaray se mantém invicto há 15 jogos em casa, em todas as competições.

Fenerbahçe 3-0 Anderlecht

Não foi a melhor exibição de sempre, mas a equipa de José Mourinho teve uma exibição tranquila e eficaz para conseguir colocar-se em boa posição na eliminatória frente ao Anderlecht, numa altura em que ainda tem a deslocação a Bruxelas.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

A equipa turca adiantou-se no marcador logo aos 11 minutos, com Tadic a aparecer na pequena área para marcar um pouco habitual golo de cabeça, depois do primeiro desvio de Akcicek.

O Anderlecht teve uma boa reação ao golo sofrido e por pouco não chegou ao empate, ficando a reclamar grande penalidade num lance que ainda foi analisado pelo VAR. 

Antes do intervalo, no entanto, a equipa de José Mourinho ganhou outra tranquilidade pelo inevitável Edin Dzeko (42'). O avançado bósnio concluiu um contra-ataque conduzido por Kostic pelo flanco esquerdo e ao segundo remate bateu o guardião do conjunto belga.

Com a vantagem no marcador, o Fenerbahçe teve uma segunda parte mais conseguida e conseguiu construir uma vantagem ainda mais confortável. En-Nesyri (57') cabeceou na zona de penálti após cruzamento de Szymanski e deixou a equipa de José Mourinho com um pé e meio nos oitavos de final da competição.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Midtjylland 1-2 Real Sociedad

Entre o frio dinamarquês e as múltiplas rotações que Imanol fez, foi difícil para a Real entrar no jogo. E quase pagou caro por isso: um cartão amarelo para Jon Balda, que estava a fazer a sua estreia na Europa, e um cabeceamento à trave de Castillo em apenas dois minutos. Era um aviso de que o Midtjylland estava a falar a sério. Mas, felizmente para os azuis e brancos, foi Brais Méndez quem nunca perdeu a compostura e foi objeto de uma grande penalidade graças à sua capacidade de esconder a bola. Ele mesmo cobrou o penálti e fez o 0-1 aos 10 minutos.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

O golo não desanimou a equipa da casa, que se atreveu a manter a posse de bola e, caso contrário, a organizar contra-ataques rápidos que só podiam ser parados com faltas. Num deles, o remate de pé esquerdo de Osorio, com um efeito diabólico, colocou Marrero em apuros, mas este conseguiu defender-se lindamente. Desconfortáveis e imprecisos, sobretudo Kubo, foram obrigados a defender-se até encontrarem a fórmula para acalmar os ânimos nórdicos.

E isso aconteceu aos 30 minutos, com o japonês em destaque. Kubo recebeu uma bola na direita, começou a correr, enfrentou o adversário e preparou o seu canhão até encontrar o ângulo certo para disparar um remate de pé esquerdo ao ângulo superior. Um golo pelo qual valeu a pena pagar a entrada e até congelar nas bancadas.

A Real sorria com a sua enorme eficácia, mas ainda havia trabalho a fazer, muito trabalho, aliás. O Midtjylland encontrou brechas na defesa espanhola, sobretudo na direita, a esquerda de ataque. A partir daí, Sorensen cruzou para o poste onde Buksa apareceu para bater Marrero e fazer o 1-2 ainda antes do intervalo.

Algo não deve ter agradado a Imanol, que reiniciou o jogo com uma tripla alteração. Um dos novos jogadores, Sergio Gómez, fez a primeira assistência para Oskarsson, que falhou o golo por centímetros. A equipa da casa voltou a animar-se e voltou a tentar viver os seus melhores momentos, liderados por Simsir. Este teve de recorrer novamente ao banco de suplentes para dar minutos a Oyarzabal e tentar sacudir a pressão dinamarquesa. O capitão esteve perto de cortar as asas adversárias, mas o seu remate rasteiro não saiu como esperava. Pelo menos serviu para abrandar o ímpeto dos dinamarqueses e mantê-los longe da baliza de Marrero até à reta final, altura em que voltaram a tentar desesperadamente chegar ao empate.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Ferencvaros 1-0 Plzen

Union SG 0-2 Ajax

PAOK 1-2 FCSB

Twente 2-1 Bodo/Glimt