Competição europeia com mais representantes portugueses - três neste momento - a Liga Europa teve, esta segunda-feira, o sorteio do play-off. Frente a frente foram colocadas as equipas que caíram da Liga dos Campeões (ficaram no terceiro posto) e os segundos classificados de cada um dos agrupamentos, que assim vão batalhar por um lugar nos oitavos de final, onde já estão os vencedores dos grupos (West Ham, Liverpool, Brighton, Rangers, Slavia Praga, Atalanta e Bayer Leverkusen).
Ditou então o sorteio que o Sporting vai defrontar o Young Boys, da Suíça, o Benfica mede forças com o Toulouse, de França, e SC Braga foi emparalhado com Qarabag, do Azerbaijão.
Confira o sorteio completo:
Feyenoord - RomaAC Milan - RennesLens - Friburgo
Young Boys - Sporting
Benfica - Toulouse
SC Braga - Qarabag
Galatasaray - Sparta PragaShakhtar Donetsk - Marselha
Dois líderes e uma equipa em crise
Foi o sorteio simpático para as equipas portuguesas, pelo menos do ponto de vista teórica. Começando pelo Benfica, os encarnados calharam aquela que era uma das equipas mais apetecíveis de entre os segundos classificados da Liga Europa.
Vencedor da última edição da Taça de França, o Toulouse está a atravessar dificuldades no campeonato. Com apenas duas vitórias em 16 jornadas na Ligue 1, o emblema francês encontra-se no 15.º lugar, com apenas um ponto â maior em relação à zona de despromoção. Carles Martínez, técnico espanhol de 39 anos tem sido muito contestado e não se sabe se chegará ao duelo com as águias.

Chegou a esta fase depois de ter perdido apenas um encontro na fase de grupos da Liga Europa, frente ao Liverpool. Tem no neerlandês Thijs Dallinga a grande arma ofensiva e no guarda-redes Guillaume Restes a grande promessa.

O Sporting viu calhar-lhe o líder do campeonato helvético. Com 11 vitórias em 18 jornadas, o Young Boys lidera com 38 pontos, mais cinco que o St. Gallen.

Este será, de resto, o primeiro encontro oficial entre leões e helvéticos, que chegaram ao play-off da Liga Europa, depois de terem ficado no terceiro posto de um grupo da Liga dos Campeões com Manchester City, RB Leipzig e Estrela Vermelha.
Com o português Joel Monteiro no plantel, tem em Jean-Pierre Nsamé o melhor marcador, com 12 golos esta temporada. O guarda-redes Racioppi também esteve em destaque na Liga dos Campeões.

Por último, o SC Braga vai defrontar o Qarabag. Líder do campeonato do Azerbaijão, com 11 vitórias em 16 jornadas.

Aparece aqui depois de ter ficado no segundo lugar do grupo com Bayer Leverkusen, Häcken e Molde. Conta com o ex-Santa Clara Júlio Romão e Matheus Silva (ex-Farense e Moreirense) no plantel, dois jogadores que vão retornar a Portugal.
