Mais

Liga Europa: Decisivo Brennan Johnson feliz por aliviar a dor de uma época negativa

Brennan Johnson comemora após vencer a Liga Europa
Brennan Johnson comemora após vencer a Liga EuropaReuters / Violeta Santos Moura
O avançado do Tottenham Hotspur, Brennan Johnson, que marcou o único golo da vitória por 1-0 sobre o Manchester United na final da Liga Europa esta quarta-feira, disse que a conquista do troféu apagou a desilusão de uma época que, de outra forma, seria sombria.

Recorde aqui as incidências do encontro 

Johnson marcou aos 42 minutos e garantiu o primeiro troféu dos Spurs desde que venceram a Taça da Liga em 2008 e o primeiro título europeu desde 1984.

"Estou muito feliz neste momento. Esta época não tem sido nada boa, mas juro que nenhum de nós, jogadores, se preocupa com isso agora. É disto que se trata, este clube não ganhava um troféu há 17 anos. Significa muito. Todos os adeptos são maltratados, nós somos maltratados, por não ganharmos um troféu, por não ganharmos nada. Mas hoje tínhamos de ganhar o primeiro de há muito tempo. Estou muito feliz", disse à TNT Sports.

A Liga Europa tem sido o único ponto positivo tanto para os Spurs como para o United, que está em 16.º lugar na Premier League e o Tottenham em 17.º.

"Desde que aqui cheguei, sempre disseram que o Tottenham é uma boa equipa, mas que nunca consegue vencer. Conseguimos", disse Brennan.

O golo não foi o mais bonito, uma vez que o cruzamento de Pape Sarr pareceu desviar nele e no defesa do United, Luke Shaw, após um voo desesperado do guarda-redes André Onana.

"Eu sabia que tinha tocado na bola, mas depois olhei para cima porque não a tinha apanhado bem e a bola estava a entrar na baliza. Não consigo descrever a sensação", disse o jogador de 23 anos.

O United invadiu a área dos Spurs nos minutos finais e teve algumas oportunidades de golo, incluindo um cabeceamento de Rasmus Hojlund que Micky van de Ven saltou para afastar em cima da linha, e um cabeceamento de Shaw que o guarda-redes Guglielmo Vicario teve de se aplicar para defender.

"Horrível. Não consegui ver. O alívio no apito final é algo que nunca poderei descrever. O Tottenham Hotspur terminar em 17.º lugar na Premier League não é suficientemente bom, mas tivemos uma campanha inacreditável na Europa e os adeptos têm sido muito bons", disse Johnson.

Teve também palavras positivas para o treinador, Ange Postecoglou, que está sob pressão.

"Fez o seu trabalho. Disse que ganha sempre no segundo ano e ganhou. Não sei como agradecer ao treinador pela confiança que depositou em nós. Porque alguns dos desempenhos desta época não foram suficientemente bons. Mas, especialmente na Liga Europa, tem uma forma muito boa de motivar toda a gente, e hoje isso ficou patente", afirmou Brennan.

Postecoglou, que tinha dito que ganha sempre troféus na sua segunda época num clube, disse que a vitória foi um grande alívio.

"Ainda estou a assimilar tudo. Sei o que significa para este clube e, infelizmente, quanto mais tempo passa, por vezes é mais difícil quebrar esse ciclo. Senti um certo nervosismo em toda a gente no clube, porque já estiveram nesta situação antes. E até tirarmos o macaco das costas, nunca entendemos como é", disse o treinador.

Já o guardião Vicario disse que a vitória foi um verdadeiro esforço de equipa.

"Sabíamos antes do jogo que precisávamos do esforço de todos, e conseguimos, cumprimos e agora temos de comemorar. Ainda não consigo acreditar no que fizemos esta noite, é inacreditável. Escrevemos história literalmente, no verdadeiro sentido do termo", finalizou.