Mais

Liga Europa: ESPN chama "mafioso" a Lotito e embaixador italiano reage

Claudio Lotito é o presidente da Lazio
Claudio Lotito é o presidente da LazioAlessandro Bremec / NurPhoto / NurPhoto via AFP
Um artigo da ESPN neerlandesa, no qual o presidente da Lazio, Claudio Lotito, é apelidado de "mafioso", causou grande alarido. Giorgio Novello, o embaixador de Itália nos Países Baixos, reagiu de forma dura, declarando a sua enorme deceção com o artigo.

Declarações chocantes da ESPN, autores de um artigo questionável contra o presidente da Lazio, Claudio Lotito, chamado de presidente "mafioso".

Giorgio Novello, embaixador de Itália nos Países Baixos, saiu em defesa do patrono da biancoceleste: "Na qualidade de embaixador de Itália nos Países Baixos, gostaria de manifestar a minha deceção com as expressões utilizadas no artigo de Alain van Hilten publicado a 11 de dezembro de 2024 no seu jornal, intitulado 'Adversário do Ajax, Lazio: gigante romano com uma sombra negra'".

Em particular, refiro-me à seguinte afirmação: "Perfil de um clube com uma história rica, que carrega o legado de incidentes bizarros liderados por um presidente mafioso". Em Amesterdão, contra o Ajax, na sexta jornada da fase principal Liga Europa, a Lazio esteve no centro da controvérsia em relação à proibição de acesso dos seus adeptos ao estádio.

Considero a utilização do termo "mafioso" em referência ao presidente da Lazio, Claudio Lotito, senador da República Italiana, profundamente inapropriada e ofensiva. O crime organizado é um flagelo que tem causado inúmeras vítimas e sofrimento em todo o mundo, como o atestam as experiências italiana e neerlandesa", continuou Novello na carta.

"Terei todo o prazer em encontrar-me convosco - convidando van Hilten para a discussão - o mais rapidamente possível e desenvolver o que vos escrevo. Por favor - último apelo - publique esta minha carta no seu jornal".