Acompanhe as incidências da partida
Em 13 de fevereiro, no Estádio do Dragão, o turco Zeki Çelik deu vantagem aos romanos, aos 45+4 minutos, mas Francisco Moura fez o empate para os portistas, aos 67, cinco minutos antes de Bryan Cristante deixar os italianos reduzidos a 10 jogadores.
Para este encontro, o FC Porto ainda não deverá contar com Martim Fernandes, enquanto a Roma não terá Cristante, antigo jogador do Benfica, mas já deverá contar com Paulo Dybala, que se lesionou durante a primeira parte do jogo no Porto.
A visita a Roma surge depois de os dragões conseguirem a primeira vitória na Liga em 2025, em casa do Farense (1-0), naquele que foi o primeiro encontro do FC Porto após a morte, na sexta-feira, do histórico presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.
Neste encontro, o treinador Martín Anselmi, que ainda não tinha vencido na Liga, poupou alguns jogadores, como Tiago Djaló, João Mário, Alan Varela, Stephen Eustáquio e Samu, já com os olhos na visita ao Estádio Olímpico de Roma, marcada para as 17:30.
Apesar de atravessar um delicado momento a nível desportivo, com apenas dois triunfos nos 10 encontros disputados em 2025, a história é favorável ao FC Porto, uma vez que nunca foi eliminado pela Roma em competições europeias, em três eliminatórias anteriores.

A penúltima das quais aconteceu em 2016/17, no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, com um empate caseiro a um golo a ser revertido com um triunfo por 3-0 em Roma, naquela que foi a única vez que o FC Porto passou uma eliminatória depois de um 1-1 em casa na primeira mão.
Caso ultrapasse a Roma no play-off, o FC Porto encontrará nos oitavos os espanhóis do Athletic Bilbau ou o histórico rival dos romanos, a Lazio.
Praticamente apurado está o Fenerbahçe, orientado pelo português José Mourinho, que recebe o Anderlecht, depois de ter vencido por 3-0 na Bélgica, ao contrário dos também turcos do Galatasaray, que perderam em casa com o AZ Alkmaar, por 4-1, pelo que a visita aos Países Baixos será praticamente para cumprir calendário.
Os neerlandeses do Ajax, a outra equipa presente nesta fase que já venceu a prova, a par com o FC Porto, recebem o Union Saint-Gilloise, depois de terem vencido na Bélgica por 2-0.
Nos oitavos de final, cujo sorteio está marcado para sexta-feira, estão já os oito primeiros classificados da fase de liga da Liga Europa, entre os quais o Manchester United, de Ruben Amorim, e o Lyon, de Paulo Fonseca.
Segunda mão
Quinta-feira, 20 fev:
Bodo/Glimt - Twente, 17:45
Galatasaray - AZ Alkmaar, 17:45
Steaua Bucareste - PAOK, 17:45
Roma - FC Porto, 17:45
Viktoria Plzen - Ferencvaros, 20:00
Ajax - Union Saint-Gilloise, 20:00
Real Sociedad - Midtjylland, 20:00
Anderlecht - Fenerbahçe, 20:00
Oitavos de final (06 e 13 março)
Jogo 1: Viktoria Plzen/Ferencvaros - Lazio/Athletic Bilbau
Jogo 2: Bodo/Glimt/Twente - Olympiacos/Rangers
Jogo 3: Ajax/Union Saint-Gilloise - Eintracht Frankfurt/Lyon
Jogo 4: Galatasaray/AZ Alkmaar - Manchester United/Tottenham
Jogo 5: Roma/FC Porto - Lazio/Athletic Bilbau
Jogo 6: Anderlecht/Fenerbahçe - Olympiacos/Rangers
Jogo 7: Steaua Bucareste/PAOK - Eintracht Frankfurt/Lyon
Jogo 8: Real Sociedad/Midtjylland - Manchester United/Tottenham
Quartos de final (10 e 17 de abril)
Jogo 9: Vencedor Jogo 1 - Vencedor Jogo 2
Jogo 10: Vencedor Jogo 3 - Vencedor Jogo 4
Jogo 11: Vencedor Jogo 5 - Vencedor Jogo 6
Jogo 12: Vencedor Jogo 7 - Vencedor Jogo 8
Meias-finais (01 e 08 de maio)
Jogo 13: Vencedor Jogo 9 - Vencedor Jogo 10
Jogo 14: Vencedor Jogo 11 - Vencedor Jogo 12
Final
21 de maio, em San Mamés, Bilbau, Espanha
Nota: O sorteio dos oitavos de final, quartos de final e meias-finais realiza-se em 21 de fevereiro.