Acompanhe as incidências da partida
Os dragões, que se chegaram a assumir como candidatos a ganhar a competição, viram-se obrigados a disputar o play-off, tal como a Roma, depois de ficarem fora dos oito primeiros da fase de liga (apurados diretamente para os oitavos), ao terminarem em 18.º e os italianos em 15.º.
Em anteriores confrontos com os giallorossi, em duas eliminatórias da Liga dos Campeões e uma da extinta Taça das Taças, o FC Porto contabiliza três vitórias, dois empates e uma derrota, e nunca perdeu em casa.

O jogo desta quinta-feira será o segundo do argentino Martín Anselmi na Liga Europa, que se estreou com um triunfo diante do Maccabi Telavive, até agora a única vitória em três jogos do argentino, que substituiu Vítor Bruno.
A receção aos italianos acontece após o empate de sexta-feira em casa no clássico com o Sporting (1-1), num momento em que o FC Porto tem uma vitória nos últimos oito jogos.

O embate entre FC Porto e Roma terá arbitragem do alemão Tobias Stieler e início às 20:00, estando a segunda mão agendada para a capital italiana na próxima semana (20 de fevereiro), mas com início às 17:45.