Mais

Liga Europa: Fenerbahçe de Mourinho empata com Lyon (0-0), Tottenham volta a sorrir (2-3)

Nem Lyon, nem Fenerbahçe encontraram o caminho do golo
Nem Lyon, nem Fenerbahçe encontraram o caminho do goloLyon/X
Na receção ao Lyon, o Fenerbahçe não foi além de um nulo e somou o segundo jogo consecutivo sem vencer na Liga Europa. A equipa de José Mourinho ocupa o 19.º posto e vai resolver o futuro na Dinamarca, sendo que está fora da corrida aos oito primeiros. O Tottenham afastou a crise doméstica com um triunfo na visita ao Hoffenheim. Roma perde nos Países Baixos e também está fora do apuramento direto para os oitavos.

Fenerbahçe 0-0 Lyon

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de ter sofrido o primeiro golo em cada um dos últimos cinco jogos da Liga Europa, o Fenerbahçe procurava fazer uma afirmação perante os seus adeptos contra um Lyon invicto em três jogos fora na prova esta época. Apesar da posse de bola no início do jogo, os anfitriões não conseguiram ditar o ritmo, permitindo que o Lyon ganhasse terreno. Saïd Benrahma e Georges Mikautadze chegaram perto em rápida sucessão antes de Corentin Tolisso forçar İrfan Eğribayat a uma excelente defesa à queima-roupa - a primeira grande defesa da noite.

Com o jogo a oscilar entre um lado e o outro, os Canários Amarelos quase marcaram no final da primeira parte, quando Youssef En-Nesyri desperdiçou uma oportunidade num remate de longa distância de Eğribayat. Momentos mais tarde, os ânimos exaltaram-se quando Moussa Niakhaté recebeu um cartão vermelho direto por um desafio deslizante sobre İrfan Can Kahveci, apenas para o árbitro Simone Sozza anular o cartão para um amarelo após deliberação, garantindo que ambas as equipas fossem para o intervalo com força total.

O Fenerbahçe continuou a ter dificuldades depois do intervalo, com Youssef En-Nesyri limitado a apenas sete toques até então, e vendo uma finalização à queima-roupa ser anulada por mão na bola no início do segundo tempo. Os visitantes intensificaram então a sua busca pelo potencial vencedor, com Alexandre Lacazette e Rayan Cherki a testarem a sua sorte de longe, configurando uns 20 minutos finais agitados no Estádio Şükrü Saracoğlu. Como resultado, Mourinho introduziu Edin Džeko, mas fez pouca diferença para o Fenerbahçe, já que ambas as equipas acabaram por partilhar um ponto cada no final.

O Lyon ocupa o terceiro lugar na tabela da Liga Europa, garantindo a sua presença nos oitavos de final após o sexto jogo sem derrotas na prova europeia. No entanto, os comandados de Pierre Sage não vencem desde a vitória sobre o Montpellier na Ligue 1, no início de janeiro, e o empate marca o quarto jogo consecutivo sem vitória em todas as competições. Por outro lado, a história é sombria para Mourinho e companhia, que estão apenas dois pontos acima do seu próximo adversário, o Midtjylland, no que é agora um encontro de vida ou morte para garantir a qualificação. 

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Hoffenheim 2-3 Tottenham

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com ambas as equipas pouco confiantes antes do pontapé de saída, não eram apenas os pontos que estavam em jogo na Arena PreZero. James Maddison, que começou a partida em ritmo acelerado, colocou os visitantes em vantagem logo no início, arrancando uma bola longa de Pedro Porro com um primeiro toque delicado, deixando-o com uma visão clara do golo, que ele aproveitou da melhor forma. O assistente deveria ter virado goleador quando Porro chutou de uma posição promissora, mas logo depois que o Hoffenheim teve um penálti legítimo negado por toque de mão, o Tottenham correu para o outro lado e dobrou a vantagem com um remate cruzado de Son Heung-min. Aos poucos, os anfitriões foram entrando na disputa, com o estreante Brandon Austin negar golo a Tom Bischof e Max Moerstedt, antes de Oliver Baumann fazer uma importante defesa para impedir Lucas Bergvall no final do primeiro tempo.

Dada a sua posição precária na tabela da Liga Europa, o Die Kraichgauer precisava de uma resposta no segundo tempo, e quase teve uma nos primeiros 10 minutos do reinício, quando o cabeceamento em looping de Andrej Kramarić bateu na trave. O ímpeto permaneceu com os anfitriões, que viram o esforço de Bischof cair por pouco antes de um penálti ser concedido por uma tentativa excessivamente zelosa de Austin na bola. No entanto, quando o árbitro Morten Krogh se dirigiu ao monitor de campo acabou por reverter a decisão, já que Austin tinha tocado a bola primeiro. O Tottenham acabou por sofrer o golo em um contra-ataque, quando Anton Stach desviou um cruzamento rasteiro.

O Tottenham ameaçou um final incómodo, mas, aos 77 minutos, aproveitou uma reviravolta na posse de bola e Son fez o segundo golo do jogo, rematando para o fundo das redes. No entanto, um cabeceamento tardio de David Mokwa fez suar Ange Postecoglou e os Spurs acabaram por vencer. Apesar de ter conquistado apenas uma vitória em 10 jogos na Premier League (dois empates e sete derrotas), o Spurs está bem na Liga Europa, sabendo que um ponto contra o Elfsborg no último jogo da fase principal garantiria a passagem aos oitavos de final. Por outro lado, o Hoffenheim, que venceu apenas uma partida em sete jogos na Liga Europa (3 vitórias e 3 derrotas), está a um ponto da zona de classificação para os play-offs e depende de outros resultados para avançar.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Az Alkmaar 1-0 Roma

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

As defesas estiveram sempre em vantagem no primeiro quarto de hora no Estádio AFAS, com nenhuma das equipas a conseguir fazer um único remate até aos 25 minutos, quando Sven Mijnans, do AZ, correu para a baliza, mas o seu disparo foi bloqueado pelo recuperado Manu Koné. A oportunidade abriu ligeiramente o jogo e Artem Dovbyk foi o próximo a tentar a sua sorte de 25 metros, embora o melhor marcador dos Giallorossi mal tenha ameaçado o guarda-redes do AZ, Rome Jayden Owusu-Oduro. 

Os anfitriões terminaram o primeiro tempo em vantagem e quase aproveitaram um lançamento de Evan Ndicka que caiu direto nos pés de Mexx Meerdink, mas o médop não conseguiu manter a compostura e chutou alto e para fora, mantendo o placar empatado no intervalo. Não foi surpresa para ninguém ver a Roma entrar com mais energia depois do intervalo, já que a equipa de Claudio Ranieri marcou quatro dos seus últimos cinco golos no segundo tempo. Paulo Dybala esteve a centímetros de inaugurar o marcador, quando o remate de meia-volta rasou a trave. Os visitantes mantiveram o ritmo elevado, mas continuaram a sentir falta de força no último terço, com o cruzamento de Angeliño para a área a escapar a todos os adversários. 

Quando o jogo parecia estar a caminhar para um empate sem golos, o AZ lançou um contra-ataque e o suplente Troy Parrott marcou o seu 12.º golo da época, rematando para lá de Mile Svilar a partir de um cruzamento rasteiro de David Wolfe. O golo do internacional irlandês garantiu os três pontos à equipa neerlandesa, prolongando a sua série invicta na Liga Europa para quatro jogos e colocando-a no controlo do seu destino de qualificação na oitava jornada, embora precise de uma ajuda considerável de outros clubes para chegar aos oito primeiros. A Roma foi frustrada durante todo o jogo pela defesa obstinada do AZ, colocando os comandados de Ranieri numa posição precária a caminho da última jornada.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Bodo/Glimt 3-1 Maccabi Tel Aviv

Malmo 2-3 Twente

Viktoria Plzen 2-0 Anderlecht

Qarabag 2-3 FCSB