Mais

Liga Europa: Gedson marca na derrota do Besiktas (2-1), Tottenham tropeça na Escócia (1-1)

Golo de Gedson foi insuficiente
Golo de Gedson foi insuficienteBesiktas
Gedson Fernandes ainda colocou o Besiktas em vantagem, mas a equipa de Istambul permitiu a reviravolta do Bodo/Glimt e caiu para fora dos lugares de play-off. O Tottenham somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer com o empate em Glasgow.

Bodo/Glimt 2-1 Besiktas

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Para uma equipa do Beşiktaş que se encontra perto do fundo dos lugares do play-off da Liga Europa, viajar até à Noruega para defrontar uma equipa do Bodø/Glimt, logo acima deles na tabela, era uma oportunidade perfeita para mostrar que a sua posição na liga era um reflexo injusto das suas capacidades. Os noruegueses começaram a jogar bem e chegaram a uma merecida vantagem a meio da primeira parte, quando Bakhtiyar Zaynutdinov correu pela esquerda e mandou uma bola para Gedson Fernandes, que rematou para o fundo da baliza. 

A partida teve apenas um sentido para os anfitriões, que tiveram a sorte de não ficarem com dois pontos de desvantagem quando o remate de Rafa Silva foi heroicamente afastado por Jostein Gundersen. A resposta do Bodo foi impressionante, pois começou a levar o jogo para cima dos gigantes turcos e acabou por colher os seus frutos pouco depois da meia hora, quando o cruzamento de Fredrik André Bjørkan foi recebido por Philip Zinckernagel e disparado para a baliza.

A reviravolta ficou completa ainda antes do intervalo, quando o defesa-central Odin Lurås Bjørtuft apareceu no poste mais distante para finalizar como um avançado, rematando de voleio para colocar o Glimt em vantagem. Os visitantes sentiram que precisavam de começar depressa, numa tentativa desesperada de travar a maré do Glimt, e estiveram perto do empate pouco depois do recomeço, quando Fernandes entrou pela esquerda e rematou para as pernas de Nikita Khaikin. A 15 minutos do fim, Semih Kılıçsoy teve uma oportunidade ainda maior, quando correu para trás na perfeição, mas só conseguiu rematar para fora.

O Bodo/Glimt foi simplesmente bom demais para o Beşiktaş em alguns momentos, e eles deveriam ter conquistado os pontos pouco antes do final do tempo regulamentar, mas Ulrik Saltnes não teve a finalização para combinar com o jogo cintilante de construção. No entanto, não precisavam de se preocupar muito, pois os visitantes turcos não pareciam ter vontade de empatar o jogo no final, e a equipa norueguesa aguentou-se para ficar a um ponto dos oito primeiros e do lugar automático nos oitavos de final. 

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Rangers 1-1 Tottenham

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Jogando perante um Ibrox Stadium a abanar, esta Batalha da Grã-Bretanha teve um início frenético, com ação de parte a parte nos primeiros 30 minutos. As oportunidades surgiram em ambos os lados do campo, com Václav Černý a fazer a ligação a Nedim Bajrami, que rematou por cima da barra. Son Heung-min teve então uma oportunidade gloriosa para inaugurar o marcador, depois de ter aproveitado o corte de James Maddison, mas o sul-coreano desviou o seu remate para fora.

A partida começou com um grande potencial de golos nos primeiros 45 minutos, mas uma combinação de má finalização e falta de maior inteligência no terço final resultou numa primeira parte sem golos. Černý foi o jogador do Rangers que mais perto esteve de abrir o marcador nos descontos da primeira parte, mas o seu remate foi travado pelos pés do antigo guarda-redes do Celtic, Fraser Forster

Apesar da sua fraca forma a nível interno, o Rangers tem-se destacado nas noites europeias e, mais uma vez, os adeptos da casa estavam a vibrar quando os anfitriões abriram o marcador dois minutos após o recomeço. Tavernier cruzou para a área e a oportunidade parecia ter desaparecido, mas Hamza Igamane conseguiu agarrar a bola e marcar seis golos nas suas últimas seis partidas. O avançado Černý, tentou um remate de longe para aumentar a vantagem da equipa da casa, mas Forster defendeu bem o remate. 

Postecoglou recorreu ao seu banco na hora de jogo, uma vez que os Spurs lutaram para avançar na segunda parte, incluindo a introdução do talismã Dominic Solanke. Essas mudanças alteraram a dinâmica do jogo, com Pedro Porro a ver um remate ser defendido pelo guarda-redes Jack Butland. Quando os Spurs aumentaram a pressão, Solanke fez um passe invertido para Dejan Kulusevski na entrada da área, que rematou para o fundo da baliza, criando assim os 15 minutos finais.

Cyriel Dessers parecia destinado a marcar o segundo golo dos Rangers, mas, de alguma forma, depois de criar espaço na área, o avançado rematou para fora. No final, as duas equipas tiveram de se contentar com um ponto e manter os mesmos 11 pontos. Ambos ainda têm hipóteses de se qualificarem para a fase a eliminar.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Ajax 1-3 Lazio

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A defesa do Ajax parecia nervosa no início do jogo, com a Lazio a pressionar bem os seus anfitriões e a ser recompensada com apenas 11 minutos de jogo. Com a visão de jogo de um veterano médio de topo, Pedro aproveitou um passe inteligente de Nicolò Rovella e cortou o Ajax com um passe certeiro para Loum Tchaouna. Este correu e rematou com força contra Remko Pasveer, marcando o seu primeiro golo como sénior numa competição europeia.

Brian Brobbey teve uma oportunidade gloriosa para empatar aos 20 minutos, mas só conseguiu cabecear para fora depois de um longo cruzamento de Devyne Rensch para o poste mais distante. O Ajax continuava a entrar no jogo e, depois de um bloqueio de Fisayo Dele-Bashiru a um remate de Bertrand Traoré no final da primeira parte, o avançado burquinense abriu o ativo no início da segunda. Luca Pellegrini bloqueou uma cabeçada de Kenneth Taylor após livre de Jordan Henderson, e a bola rolou para Traoré, que disparou um foguete imparável para o canto superior esquerdo.

A Lazio não se intimidou com o golo do empate e voltou a colocar-se em vantagem cinco minutos depois, por intermédio do homem que tinha negado o golo a Traoré. O nigeriano marcou o seu primeiro golo na competição continental com um remate de Mattia Zaccagni que, apesar do ângulo difícil, foi desviado por Pasveer.

Na outra ponta, Brobbey viu outro cabeceamento ir para fora, chutando a trave em frustração. O azarado neerlandês deu lugar a Wout Weghorst, mas não foi ajudado por jogadas cada vez mais especulativas, já que a Lazio manteve a sua forma e procurou utilizar o contra-ataque. Essa abordagem foi plenamente justificada - e de forma bastante enfática - a cerca de um quarto de hora do fim. Tchaouna retribuiu o favor que recebera antes, correndo como o vento pelo meio-campo do Ajax, e tocou a bola para Pedro, que acertou um belo remate no canto oposto da rede de Pasveer para selar a vitória. 

O novo líder da fase de grupos da Liga Europa teve uma atuação majestosa e agora precisa de apenas um ponto nos dois jogos restantes para avançar diretamente para os oitavos. O Ajax é o segundo conjunto neerlandês a perder em casa com os laziale nesta temporada, mas a viagem à Letónia para enfrentar o RFS no dia 23 de janeiro deve ser o tónico que as pessoas esperam, depois de um 13.º jogo consecutivo sem vitórias contra adversários italianos.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Elfsborg 1-0 Qarabag

Lyon 3-2 Eintracht Frankfurt

Maccabi Tel Aviv 2-1 RFS

Real Sociedad 3-0 Dínamo Kiev

Slavia Praga 1-2 Anderlecht