Liga Europa: Liverpool e Leverkusen querem fazer jus ao rótulo de favoritos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Liga Europa: Liverpool e Leverkusen querem fazer jus ao rótulo de favoritos
O Liverpool de Jurgen Klopp desloca-se à República Checa para defrontar o Sparta Praga
O Liverpool de Jurgen Klopp desloca-se à República Checa para defrontar o Sparta PragaAFP
O Liverpool e o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso são os principais candidatos a chegar ao fim da Liga Europa desta época, com ambas as equipas a rumarem esta semana a leste para os oitavos de final, onde se espera que vençam confortavelmente.

A equipa de Jurgen Klopp é uma das quatro equipas britânicas ainda vivas na competição e espera chegar à final desta época, que se disputará em Dublin a 22 de maio. No entanto, enquanto Brighton, West Ham United e Rangers enfrentam jogos difíceis nos oitavos de final, seria uma grande surpresa se o Liverpool escorregasse contra o Sparta Praga e ficasse de fora dos quartos de final.

O Sparta é o líder do campeonato checo e tem tido bons resultados na Europa esta época, qualificando-se no seu grupo à frente do Betis e eliminando depois o Galatasaray no play-off da fase a eliminar. Contudo, o Liverpool está numa forma fantástica e ainda está na luta para conquistar uma notável quadruplicação na última época de Klopp como treinador em Anfield. Depois de vencerem a Taça da Liga, os Reds estão no topo da Premier League e também estão apurados para os oitavos de final da Taça de Inglaterra.

O maior perigo para os Reds que se deslocam ao Stadion Letna, em Praga, é que as suas mentes possam estar no grande encontro de domingo com o Manchester City, que está a um ponto dos homens de Klopp no topo da Premier League.

A equipa perdeu os seus dois últimos jogos fora de casa na fase de grupos, em Toulouse e na Bélgica contra o Union Saint-Gilloise, e Klopp poderá escolher novamente a Liga Europa para dar uma oportunidade a alguns dos seus jovens. Entretanto, Mohamed Salah jogou apenas uma vez desde que regressou lesionado da Taça das Nações Africanas (CAN) e este jogo também pode chegar demasiado cedo para o egípcio.

O Liverpool tem como objetivo garantir um lugar no sorteio de 15 de março para os quartos de final, que também revelará a identidade do seu potencial adversário nas meias-finais.

Siga o relato na aplicação ou no site
Siga o relato na aplicação ou no siteFlashscore

O clube de Leverkusen, que está a fazer uma excelente campanha sob o comando de Alonso, antigo médio do Liverpool. Invicto durante toda a temporada, o campeão da Taça UEFA de 1988 tem 10 pontos de vantagem na liderança da Bundesliga, a 10 jogos do fim do campeonato.

A prioridade é a conquista do primeiro título alemão, mas o clube continua a disputar a Taça da Alemanha e espera que o Qarabag do Azerbaijão consiga passar aos quartos de final da competição europeia. O Werkself desloca-se a Baku pela segunda vez esta época para a primeira mão, depois de ter vencido o Qarabag em casa e fora na fase de grupos com um resultado agregado de 6-1.

Siga o relato no site ou na aplicação
Siga o relato no site ou na aplicaçãoFlashscore

Apurado para a fase a eliminar na primeira participação numa competição europeia, o Brighton está na Itália para enfrentar a Roma, que está a recuperar sob o comando de Daniele De Rossi. No jogo da primeira volta, quinta-feira, no Estádio Olímpico, De Rossi enfrentará o seu amigo Roberto De Zerbi, técnico do Brighton.

"Tenho um grande respeito por ele. Eu sabia que ele podia ser um grande treinador, porque como jogador ele mostrou uma personalidade incrível", disse De Zerbi recentemente sobre seu colega: "Ele pensa como eu sobre futebol. É uma pessoa apaixonada e somos amigos, mas espero ganhar."

O West Ham, que venceu a Liga Conferência na época passada, está na Alemanha para defrontar uma equipa do Friburgo que vem de um empate com o Bayern de Munique na Bundesliga no fim de semana passado. Será o terceiro encontro entre os dois clubes na competição esta época, com os Hammers a saírem vencedores das duas vezes na fase de grupos.

O Rangers, finalista vencido da Liga Europa há dois anos, ficou surpreendentemente em primeiro lugar do grupo, mas a recompensa é um jogo difícil contra o Benfica, com a primeira mão em Lisboa.

"Será o primeiro jogo em que seremos os underdogs, essa é a realidade. Mas isso não significa que não nos possamos qualificar", disse o treinador do Rangers, Philippe Clement, cuja equipa lidera o Campeonato Escocês, após o sorteio.

O Sporting recebe a Atalanta na quarta-feira, enquanto o AC Milan defronta o Slavia Praga e o Marselha joga com o Villarreal.

O treinador da equipa espanhola é Marcelino Garcia Toral, que se demitiu do comando do Marselha no início desta época, após apenas três meses no cargo.