Liga Europa: Lyon soma e segue para os oitavos (0-1), Aston Villa bate Fenerbahçe (0-1) Real Betis derrotado (1-0)

Maitland-Niles marcou único golo da partida
Maitland-Niles marcou único golo da partidaČTK / AP / Alessandro della Valle

O Lyon, equipa francesa orientada pelo português Paulo Fonseca, venceu na deslocação ao terreno do Young Boys (0-1), confirmando a qualificação direta para os oitavos de final da Liga Europa. Destaque ainda para o triunfo do Aston Villa na visita ao Fenerbahçe (0-1) e para a derrota do Real Betis frente ao PAOK (1-0).

Young Boys 0-1 Lyon

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

As duas equipas chegavam ao encontro em momentos opostos: o Young Boys somava três derrotas consecutivas, enquanto o Lyon tinha vencido oito dos últimos nove jogos. Ainda assim, a formação suíça entrou melhor e esteve perto de inaugurar o marcador a meio da primeira parte, quando Alvyn Sanches acertou com estrondo na barra.

O aviso despertou o Lyon, que assumiu o controlo da posse de bola até ao intervalo. A melhor oportunidade dos franceses surgiu por Afonso Moreira, mas Marvin Keller negou o golo. Já em tempo de compensação da primeira parte, Ainsley Maitland-Miles aproveitou uma falha defensiva, reagiu mais rápido dentro da área e atirou para o ângulo superior, fazendo o único golo da partida.

No segundo tempo, o Young Boys procurou o empate e chegou mesmo a marcar à passagem da hora, novamente por Sanches, mas o lance foi anulado após longa revisão do VAR por fora de jogo milimétrico. A partir daí, o Lyon reforçou a organização defensiva e soube gerir a vantagem, mesmo concedendo espaço para transições rápidas.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

O resultado confirmou a sexta vitória da equipa orientada por Paulo Fonseca na presente edição da Liga Europa e garantiu a passagem aos oitavos de final com uma jornada de antecedência. 

Fenerbahçe 0-1 Aston Villa

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Num ambiente intenso no Estádio Şükrü Saracoğlu, a formação inglesa sentiu dificuldades para impor o seu jogo nos minutos iniciais, mas a equipa orientada por Unai Emery acabou por se adaptar rapidamente. O Aston Villa criou várias ocasiões de perigo ainda na primeira parte, com Ollie Watkins perto do golo em duas ocasiões, primeiro travado por um corte decisivo de Milan Škriniar e depois num cabeceamento defendido em cima da linha.

A superioridade dos ingleses acabou por se refletir no marcador aos 25 minutos, quando Jadon Sancho aproveitou um cruzamento desviado de Matty Cash para marcar, de cabeça, o seu primeiro golo nesta edição da Liga Europa. O Fenerbahçe, liderado na frente de ataque pelo antigo jogador do Villa Jhon Durán, revelou dificuldades em criar perigo, tendo escapado a um segundo golo ainda antes do intervalo, com novo corte salvador de Škriniar, desta vez após remate de Emiliano Buendía.

No segundo tempo, esperava-se uma reação mais forte dos turcos, mas foi novamente o Aston Villa a entrar melhor. Watkins esteve perto de ampliar a vantagem, enquanto Matty Cash acertou no poste já numa fase mais aberta do encontro. O Fenerbahçe respondeu com a entrada de Anderson Talisca, que obrigou Marco Bizot a uma defesa de elevado grau de dificuldade.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

O jogo tornou-se mais intenso e o Aston Villa chegou mesmo a festejar o 0-2, após um autogolo de İsmail Yüksek, mas o lance foi invalidado por fora de jogo no início da jogada. Já perto do final, Kerem Aktürkoğlu ainda marcou para os turcos, porém o VAR anulou o golo por posição irregular de Durán no início da ação.

Apesar da forte pressão nos minutos finais, o Aston Villa resistiu e confirmou um triunfo precioso, assegurando a presença nos oitavos de final. O Fenerbahçe, que sofreu a primeira derrota caseira nesta fase da competição, vai agora disputar a qualificação através do play-off, ainda sem definição entre estatuto de cabeça de série ou não.

PAOK 2-0 Real Betis

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Num encontro disputado e com poucas ocasiões claras na primeira parte, o Betis até assumiu maior iniciativa ofensiva, mas revelou dificuldades na finalização. O PAOK respondeu sobretudo através da velocidade de Taison e das movimentações de Giorgos Giakoumakis, que desperdiçou duas boas oportunidades antes do intervalo, mantendo o nulo no marcador.

A superior eficácia surgiu no segundo tempo. O capitão Andrija Živković inaugurou o marcador com um cabeceamento potente ao segundo poste e, já na reta final, Giorgos Giakoumakis converteu com sucesso uma grande penalidade, confirmando o triunfo para a formação grega.

O resultado prolonga a série invicta caseira do PAOK para 23 jogos, enquanto o Betis sofreu a primeira derrota nesta edição da Liga Europa, mantendo, ainda assim, ambas as equipas em posição de discutir o acesso ao top-8 da fase de liga.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

Outros resultados:

Bolonha 2-2 Celtic

Brann 3-3 Midtjylland

Feyenoord 3-0 Sturm Graz

Friburgo 1-0 Maccabi Tel-Aviv

Malmö 0-1 Estrela Vermelha