Mais

Liga Europa: Manchester United, com Onana sob ameaça, decide época diante do Lyon

André Onana está na ordem do dia após erros dispendiosos no United
André Onana está na ordem do dia após erros dispendiosos no UnitedMUSTAFA YALCIN / ANADOLU / Anadolu via AFP
André Onana enfrenta um jogo potencialmente decisivo para a sua carreira no Manchester United, contra o Lyon, na Liga Europa, esta quinta-feira, enquanto os gigantes ingleses lutam para manter a sua época viva.

O guarda-redes internacional dos Camarões tornou-se no principal ponto de discussão antes da primeira mão dos quartos de final em França, que terminou com um empate a 2-2, afirmando corajosamente que o United era "muito melhor" do que os seus adversários.

O antigo médio do United, Nemanja Matic, atualmente no Lyon, respondeu de forma dura, classificando-o como "um dos piores guarda-redes da história do Manchester United".

Onana foi recebido com hostilidade pelos adeptos em França e as suas palavras voltaram a assombrá-lo quando teve culpa nos dois golos sofridos pelo United.

O treinador do United, Ruben Amorim, deixou-o de fora na deslocação de domingo a Newcastle, fazendo entrar o guarda-redes suplente Altay Bayindir, mas o jogo terminou com uma derrota por 4-1, com o internacional turco a ser o responsável pelo quarto golo.

Ruben Amorim tem agora de tomar uma decisão que pode ser decisiva para a época: voltar a colocar Onana ou voltar a colocar Bayindir?

O risco é grande. Uma derrota em Old Trafford acabaria com a temporada do United, que não tem mais nada a disputar na Premier League.

A vitória manteria o clube no caminho certo para vencer a Liga Europa, que seria um passaporte para a lucrativa Liga dos Campeões da próxima temporada.

O Manchester United, então dirigido por Erik ten Hag, pagou cerca de 50 milhões de euros para contratar Onana ao Inter de Milão em 2023, como substituto de David de Gea.

Ten Hag, que já tinha trabalhado com o guarda-redes no Ajax, elogiou a sua capacidade de jogar à bola.

O jogador de 29 anos já mostrou lampejos de brilhantismo com as suas luvas durante a sua passagem por Old Trafford e, ocasionalmente, demonstrou a sua habilidade com a bola nos pés.

Mas faltou-lhe consistência e desenvolveu uma reputação indesejável de guarda-redes de calamidades.

Número de erros

De acordo com os números da Opta, antes da última ronda de jogos, desde o início da época passada, nenhum guarda-redes da Premier League tinha cometido mais erros que levassem a golos em todas as competições do que Onana (oito).

Para agravar a situação, o antigo internacional espanhol, De Gea, que foi autorizado a sair a custo zero, é agora titular na Fiorentina.

Ruben Amorim defendeu Onana após o empate da semana passada com o Lyon e explicou a sua decisão de o deixar de fora no Newcastle.

"Por vezes é preciso pressionar o jogador para voltar a jogar, outras vezes é preciso deixá-lo desconectar um pouco, mas (na segunda-feira) ele vai estar a treinar para se preparar para o próximo jogo", disse à Sky Sports.

"Senti que era uma boa altura para o André se desconectar. Foi uma situação normal. É preciso gerir tudo e, por vezes, as pessoas só olham para o aspeto físico, mas o aspeto mental é muito, muito importante", acrescentou Amorim.

A situação de Onana tem nuances.

Por um lado, tem o pior rácio de minutos por golo sofrido de todos os guarda-redes do United com 10 ou mais jogos na Premier League.

Mas os números da Opta, na semana passada, mostraram que desde o início da temporada 2023/24 da Premier League, apenas Jordan Pickford do Everton (8,7) evitou mais golos do que os 7,5 de Onana, com base no modelo de golos esperados.

O que não deixa dúvidas é a importância do jogo desta quinta-feira em Old Trafford.

O United está num lamentável 14.º lugar na Premier League, a apenas seis jogos do fim, e pode acabar no 17.º lugar, logo acima dos lugares de despromoção.

Este seria o seu pior resultado desde que foi despromovido da primeira divisão, na época 1973/74.

Ruben Amorim ainda tem a oportunidade de terminar a turbulenta campanha do Manchester United com um troféu europeu, o que poderá ser transformador na sua reconstrução.

Mas resta saber se André Onana continuará a ser um elemento central dos seus planos, tanto a curto como a longo prazo.

Siga o Manchester United - Lyon no Flashscore