Mais

Liga Europa: Manchester United com pé e meio na final após vencer Athletic Bilbao (0-3)

Bruno Fernandes bate Agirrezabala na frente de Yuri Berchiche
Bruno Fernandes bate Agirrezabala na frente de Yuri BerchicheANDER GILLENEA / AFP
O cruzamento de Casemiro para Maguire, aproveitado por Ugarte, deu a vantagem ao Manchester United. A falta de Vivian sobre Hojlund deixou o Athletic com 10 homens e deu origem a uma grande penalidade convertida por Bruno Fernandes. O português bisou e fez o 0-3 antes do intervalo, com um belo remate após um toque de calcanhar de Ugarte.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Com um ambiente extraordinário, como não podia deixar de ser, com todos os bilhetes vendidos e a um passo da final de sonho em San Mamés, o Athletic recebeu o Manchester United na primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

Os vermelhos e brancos começaram por colocar bolas na área e, com Sannadi a bater-se com Maguire, o United sofreu o primeiro susto do jogo. Mas o United não se intimidou. De facto, chegou à vantagem com um golo de Alejandro Garnacho, que foi anulado por fora de jogo, depois de o hispano-argentino ter finalizado bem contra Agirrezabala.

O Athletic Bilbao, a partir daí, assumiu a liderança. Berenguer teve uma boa oportunidade que Onana bloqueou. Yuri cabeceou para fora e a oportunidade mais clara surgiu logo a seguir.

Vivian recuperou uma bola e conduziu o ataque, Berenguer cruzou para a área e Iñaki Williams cabeceou para fora.

A intensidade baixou um pouco, mas o United teve de se esforçar. Casemiro cortou um bom passe de Nico para Maroan. Depois, Lindelof defendeu em cima da linha, com Onana a bater um remate de Berenguer.

Casemiro coloca o Manchester United em vantagem

Mas foi o Manchester United que marcou primeiro. Maguire fez uma grande jogada pelo flanco direito, cruzou para a área como se fosse um extremo, a bola foi penteada por Ugarte e Casemiro, também de cabeça, bateu Agirrezabala para fazer o 0-1.

Vivian expulso, penálti e golo de Bruno

Pouco depois, o United beneficiou de uma grande penalidade devido a uma entrada de Vivian sobre Hojlund, após cruzamento de Mazraoui. O árbitro, que não assinalou inicialmente, mudou de opinião após consultar o VAR. Além disso, deixou o Athletic com 10 homens, pois decidiu expulsar o campeão europeu com a Espanha.

A grande penalidade foi cobrada por Bruno Fernandes, que enganou Agirrezabala para fazer o 0-2 e complicar ainda mais as contas para o Athletic.

Valverde substituiu De Marcos e Berenguer por Gorosabel e Paredes antes do intervalo. O United podia ter aumentado a vantagem, com o remate de Dorgu a ser afastado por Agirrezabala, após o qual foi assinalado fora de jogo.

Bruno calou o San Mamés

E na jogada seguinte, o Manchester United ampliou a vantagem para tornar o jogo impossível para o Athletic. Uma combinação dos homens de Ruben Amorim terminou com um toque de calcanhar de Ugarte, após o qual Bruno Fernandes rematou para bater, com classe, Agirrezabala.

Ainda antes do intervalo, Mazraoui acertou na trave de fora da área, aumentando a desilusão do Athletic.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Após o intervalo, Prados entrou para o lugar de Ruiz de Galarreta. O San Mames ficou em polvorosa quando Maguire chocou com o marroquino Sannadi. Os adeptos do Bilbao pediram cartão vermelho, mas o árbitro não considerou como tal.

A maior intensidade física dos ingleses deu origem a duas oportunidades claras para Casemiro. Uma foi desviada para canto por Agirrezabala e a outra acertou no poste. Valverde substituiu o exausto Nico Williams por Unai Gomez. O Manchester United teve outra boa oportunidade por intermédio de Bruno Fernandes, que esteve perto de fazer um "hat-trick", mas Agirrezabala estava na baliza. O médio português também rematou à queima-roupa aos 85 minutos e Iñaki Williams deu lugar a Álvaro Djaló, ex-SC Braga.

O Athletic Bilbao não tinha físico, depois de ter jogado quase toda a partida em inferioridade numérica. Um sonho que se desvaneceu da forma mais cruel.

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform