Recorde as incidências da partida

Com um ambiente extraordinário, como não podia deixar de ser, com todos os bilhetes vendidos e a um passo da final de sonho em San Mamés, o Athletic recebeu o Manchester United na primeira mão das meias-finais da Liga Europa.
Os vermelhos e brancos começaram por colocar bolas na área e, com Sannadi a bater-se com Maguire, o United sofreu o primeiro susto do jogo. Mas o United não se intimidou. De facto, chegou à vantagem com um golo de Alejandro Garnacho, que foi anulado por fora de jogo, depois de o hispano-argentino ter finalizado bem contra Agirrezabala.
O Athletic Bilbao, a partir daí, assumiu a liderança. Berenguer teve uma boa oportunidade que Onana bloqueou. Yuri cabeceou para fora e a oportunidade mais clara surgiu logo a seguir.
Vivian recuperou uma bola e conduziu o ataque, Berenguer cruzou para a área e Iñaki Williams cabeceou para fora.
A intensidade baixou um pouco, mas o United teve de se esforçar. Casemiro cortou um bom passe de Nico para Maroan. Depois, Lindelof defendeu em cima da linha, com Onana a bater um remate de Berenguer.
Casemiro coloca o Manchester United em vantagem
Mas foi o Manchester United que marcou primeiro. Maguire fez uma grande jogada pelo flanco direito, cruzou para a área como se fosse um extremo, a bola foi penteada por Ugarte e Casemiro, também de cabeça, bateu Agirrezabala para fazer o 0-1.
Vivian expulso, penálti e golo de Bruno
Pouco depois, o United beneficiou de uma grande penalidade devido a uma entrada de Vivian sobre Hojlund, após cruzamento de Mazraoui. O árbitro, que não assinalou inicialmente, mudou de opinião após consultar o VAR. Além disso, deixou o Athletic com 10 homens, pois decidiu expulsar o campeão europeu com a Espanha.
A grande penalidade foi cobrada por Bruno Fernandes, que enganou Agirrezabala para fazer o 0-2 e complicar ainda mais as contas para o Athletic.
Valverde substituiu De Marcos e Berenguer por Gorosabel e Paredes antes do intervalo. O United podia ter aumentado a vantagem, com o remate de Dorgu a ser afastado por Agirrezabala, após o qual foi assinalado fora de jogo.
Bruno calou o San Mamés
E na jogada seguinte, o Manchester United ampliou a vantagem para tornar o jogo impossível para o Athletic. Uma combinação dos homens de Ruben Amorim terminou com um toque de calcanhar de Ugarte, após o qual Bruno Fernandes rematou para bater, com classe, Agirrezabala.
Ainda antes do intervalo, Mazraoui acertou na trave de fora da área, aumentando a desilusão do Athletic.

Após o intervalo, Prados entrou para o lugar de Ruiz de Galarreta. O San Mames ficou em polvorosa quando Maguire chocou com o marroquino Sannadi. Os adeptos do Bilbao pediram cartão vermelho, mas o árbitro não considerou como tal.
A maior intensidade física dos ingleses deu origem a duas oportunidades claras para Casemiro. Uma foi desviada para canto por Agirrezabala e a outra acertou no poste. Valverde substituiu o exausto Nico Williams por Unai Gomez. O Manchester United teve outra boa oportunidade por intermédio de Bruno Fernandes, que esteve perto de fazer um "hat-trick", mas Agirrezabala estava na baliza. O médio português também rematou à queima-roupa aos 85 minutos e Iñaki Williams deu lugar a Álvaro Djaló, ex-SC Braga.
O Athletic Bilbao não tinha físico, depois de ter jogado quase toda a partida em inferioridade numérica. Um sonho que se desvaneceu da forma mais cruel.
