Na segunda mão dos oitavos, os turcos do Fenerbahçe levam uma desvantagem de dois golos para a visita aos escoceses do Rangers (3-1), cenário inverso ao dos franceses do Lyon na receção ao campeão romeno FCSB (3-1), enquanto os ingleses do Manchester United tentam desfazer o empate trazido da casa dos espanhóis da Real Sociedad (1-1).
A Liga Europa concede a única oportunidade real de conquista de troféus e de acesso às provas europeias de 2025/26 para a equipa de Ruben Amorim, que é 14.º classificado da Liga inglesa e está arredado das taças nacionais, numa época iniciada com uma derrota no desempate por penáltis perante o rival citadino Manchester City na Supertaça inglesa.
Único clube invicto na atual edição da competição, o Manchester United almeja repetir o cetro conquistado em 2016/17 com José Mourinho, mas tem de passar a Real Sociedad, tal como fez nos 16 avos de final de 2020/21 (vitória por 4-0 fora e empate 0-0 em casa).
O conjunto de Diogo Dalot e Bruno Fernandes esteve na frente, com um tento de Joshua Zirkzee, mas Mikel Oyarzabal igualou de penálti, após mão na bola do capitão red devil.
Siga o Manchester United - Real Sociedad no Flashscore

Caso acede aos quartos, que só disputou em 2022/23 ao serviço do campeão nacional Sporting, seu anterior emblema, Ruben Amorim pode defrontar Paulo Fonseca, que viu o Lyon derrotar o FCSB em Bucareste com um bis tardio de Malick Fofana, um dia depois de ser suspenso por nove meses pelo Comité Disciplinar da Liga francesa (LPF), após intimidar e encostar a cabeça a um árbitro num encontro do escalão principal doméstico.
Como a punição não foi, para já, alargada pela Federação Francesa de Futebol (FFF) às provas europeias, o técnico esteve no banco na primeira mão, ao contrário de domingo, quando, proibido de frequentar as áreas técnicas e o balneário do Lyon antes, durante e depois dos jogos, e seguiu na bancada a vitória em Nice (2-0), da 25.ª jornada da Ligue 1.
Os gones reencontram o FCSB com cinco triunfos em sete encontros sob orientação de Paulo Fonseca, que já atingiu os quartos da Liga Europa em 2015/16, pelo SC Braga, e 2020/21, com os italianos da Roma, face às três presenças de José Mourinho - 2002/03, rumo à conquista da então designada Taça UEFA pelo FC Porto, 2016/17, no trajeto vitorioso do Manchester United, e 2022/23, quando foi finalista vencido na Roma.
Siga o Lyon - FCSB no Flashscore
Vencedor de cinco troféus em nove presenças em decisões de provas europeias, Mou enfrenta uma árdua tarefa em Glasgow, onde o Fenerbahçe tenta inverter a eliminatória face ao Rangers, de Rafael Fernandes, que se distanciou com um bis de Václav Cerny.
Siga o Rangers - Fenerbahçe no Flashscore
Sem clubes portugueses, a segunda mão dos oitavos da Liga Europa contempla ainda a receção aos gregos do Olympiacos, de Costinha, Chiquinho, André Horta, Gelson Martins e do luso-angolano David Carmo, ao bicampeão norueguês Bodo/Glimt, que, mesmo em pré-temporada no seu país, derrotou o detentor da Liga Conferência por expressivos 3-0.
Outra surpresa da semana passada foi o êxito caseiro dos neerlandeses do AZ Alkmaar, de Alexandre Penetra, sobre o Tottenham (1-0), vencedor da segunda prova europeia de clubes em 1971/72 e 1983/84, no formato Taça UEFA, e também em crise em Inglaterra.
Os alemães do Eintracht Frankfurt, que triunfaram em 1979/80 e 2021/22, defenderão em casa uma vantagem mínima frente ao Ajax (2-1), líder isolado da Liga dos Países Baixos.
Resultados iguais alcançaram os rivais citadinos Lazio e Roma, com os ‘laziale’, de Nuno Tavares, a receberem o Viktoria Plzen, após um triunfo com reviravolta já em tempo de compensação na República Checa, onde Samuel Gigot e Nicolò Rovella foram expulsos.
Os giallorossi, que já tinham eliminado o FC Porto no play-off, completaram igualmente perto do fim a virada ante os espanhóis do Athletic Bilbau, segundos colocados da nova fase de liga da Liga Europa, atrás da Lazio, antes de rumarem ao San Mamés - palco da final, em 21 de maio -, visando um eventual reencontro com José Mourinho nos quartos.
