Liga Europa: Nice vence com bis de Tiago Gouveia (3-1), Roma bate Estugarda (2-0), Lille perde em Vigo (2-1)

Tiago Gouveia em destaque no Nice
Tiago Gouveia em destaque no NiceSEBASTIEN NOGIER / EPA / Profimedia

Noite fantástica para o português Tiago Gouveia no Nice. O extremo regressou ao onze inicial e estreou-se a marcar com a camisola do clube francês, logo com um bis, no triunfo europeu frente ao G.A. Eagles (3-1). Destaque ainda para a vitória do Celta de Vigo na receção ao Lille (2-1) e para o triunfo da Roma frente ao Estugarda (2-0).

Nice 3-1 G.A. Eagles

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Apesar do ambiente algo frio nas bancadas, o encontro começou com perigo junto da baliza do Nice, mas a equipa francesa acabou por assumir o controlo e inaugurou o marcador aos 10 minutos, beneficiando de um erro defensivo que permitiu a Charles Vanhoutte finalizar após assistência de Tom Louchet.

O Go Ahead Eagles respondeu com várias aproximações perigosas e esteve perto do empate em mais do que uma ocasião, mas faltou eficácia. Já perto do intervalo, o Nice foi mais letal e ampliou a vantagem, com o português Tiago Gouveia a marcar com um remate forte, após nova perda de bola da equipa visitante.

No segundo tempo, o Nice manteve a intensidade e voltou a marcar pouco antes da hora de jogo, novamente por Tiago Gouveia, desta vez de cabeça, confirmando uma noite de grande destaque individual. O Go Ahead Eagles ainda reduziu por Finn Stokkers, reacendendo momentaneamente a discussão do resultado, mas a equipa francesa segurou a vantagem até final.

O triunfo colocou fim a uma série de 16 jogos sem vitórias do Nice nas competições europeias, a mais longa de sempre entre clubes das cinco principais ligas do continente.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Roma 2-0 Estugarda

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O Estugarda entrou melhor no encontro e criou perigo logo nos minutos iniciais, mas encontrou sempre resposta segura em Mile Svilar. A Roma respondeu perto dos 20 minutos, com duas tentativas de Matías Soulé, ambas por cima da trave. Depois de um período de maior ascendente visitante, com várias defesas decisivas de Svilar, os romanos foram mais eficazes e chegaram à vantagem aos 40 minutos, quando Niccolò Pisilli aproveitou um passe a rasgar de Soulé para finalizar de forma certeira.

No segundo tempo, o Estugarda intensificou a pressão e esteve perto do empate em várias ocasiões, nomeadamente por Deniz Undav, mas voltou a esbarrar na exibição inspirada do guarda-redes da Roma. Quando os alemães procuravam tudo pelo golo, a equipa italiana sentenciou a partida já nos descontos, com Paulo Dybala a assistir Pisilli para o bis.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

O triunfo - o quarto consecutivo da Roma na Liga Europa, algo que não acontecia desde 2020/21 - deixa a equipa romana um ponto acima do nono lugar antes da deslocação ao terreno do Panathinaikos. Já o Estugarda, que sofreu a primeira derrota em sete jogos em todas as competições, está obrigado a vencer o Young Boys na última jornada e a esperar por resultados favoráveis.

Celta Vigo 2-1 Lille

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O encontro começou da pior forma para o Lille, que sofreu golo logo no primeiro minuto, após um erro defensivo aproveitado por Williot Swedberg, na sequência de uma jogada iniciada por Borja Iglesias e Iago Aspas. O Celta manteve a pressão e esteve perto de ampliar a vantagem, mas viu um segundo golo anulado por fora de jogo. Aos 28 minutos, Hugo Sotelo foi expulso após intervenção do VAR, deixando os espanhóis reduzidos a dez unidades.

Mesmo em superioridade numérica, o Lille revelou dificuldades em criar perigo efetivo. O Celta, mais recuado, mostrou-se organizado e voltou a marcar aos 68 minutos, quando Carl Starfelt apareceu solto ao segundo poste na sequência de um canto. Olivier Giroud ainda reduziu perto do final, mas o triunfo não fugiu à formação espanhola, que subiu ao 13.º lugar e garantiu, desde já, a continuidade na prova.

Já o Lille, em queda acentuada, segue no 21.º posto e está obrigado a vencer o Friburgo na última jornada para assegurar um lugar no play-off como cabeça de série.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Dinamo Zagreb 4-1 FCSB

Ferencvaros 1-1 Panathinaikos

Rangers 1-0 Ludogorets

Salzburgo 3-1 Basileia

Utrecht 0-2 Genk