À semelhança do que aconteceu na quarta-feira, a calculadora vai ser uma importante ajuda para os adeptos de futebol na última jornada da fase principal da Liga Europa. Com os 18 jogos a arrancarem ao mesmo tempo, há muita coisa a decidir.
À entrada para este último jogo, só Lazio (oitavos de final), RFS, Slavia Praga, Malmö, Ludogorets, Qarabag, Nice e Dínamo Kiev (eliminados) vão entrar em campo apenas para definir a posição final. As restantes 28 ainda têm algo por que lutar.
No meio desta emoção estão duas equipas portuguesas, numa situação delicada. FC Porto (visita o Maccabi Telavive) e SC Braga (recebe a Lazio) chegam a esta ronda com 8 e 7 pontos, respetivamente, e foram dos lugares de play-off. As duas equipas ainda sonham com o apuramento para a fase a eliminar, mas é certo que não vão ser cabeças-de-série.
Por isso, o Flashscore traçou um pequeno guia sobre a noite europeia das equipas portuguesas.
Formato
Uma vez que este ano a Liga Europa estreou um novo formato, importa recordar o que está em jogo nesta fase principal. Do 1.º ao 8.º lugares as equipas apuram-se diretamente para os oitavos de final; do 9.º ao 24.º são obrigados a disputar um play-off; do 25.º ao 36.º são eliminados.
A classificação vai ser importante entre os apurados. As equipas entre o 9.º e o 16.º posto vão ser cabeças-de-série no play-off.

Os critérios de desempate
Antes de irmos aos possíveis cenários, importa ficar a conhecer os critérios de desempate. Uma vez que as equipas defrontam oito adversários e nem todos jogam com os mesmos, os golos foram definidos como o principal fator para definir a tabela.
Assim sendo, a classificação é determinada pelos seguintes pontos: Diferença de golos; golos marcados; golos marcados fora; vitórias; vitórias fora de casa; maior número de vitórias dos adversários na fase principal; melhor diferença de golo dos adversários na fase principal; maior número de golos dos adversários da fase principal; pontos disciplinares (cartão vermelho equivale a 3, amarelos a 1, expulsão por duplo amarelo a três); coeficiente da UEFA.

Cenários:
As contas são ligeiramente diferentes para FC Porto e SC Braga, por isso vamos fazer uma distinção entre os dois conjuntos. Sendo que para ambos uma coisa é certa: a derrota significa desde logo a eliminação.
FC Porto
Vitória: Os três pontos garantem desde logo a passagem ao FC Porto. Isto porque os dragões de Martín Anselmi contam com a ajuda do duelo direto entre o Midtjylland (19.º, 10 pontos, 0 de diferença de golos) e Fenerbahçe (23.º, 9 pontos, -2), em que um dos dois não consegue chegar aos 11 pontos.
Empate: A igualdade deixaria o FC Porto dependente de outros. Neste momento, existem quatro equipas com nove pontos: Roma (21.º, 9 pontos, +2), Ferencváros (22.º, 9 pontos, -1), Fenerbahçe (23.º, 9 pontos, -2), Besiktas (24.º, 9 pontos, -2). Neste caso, o FC Porto beneficia de uma vantagem na diferença de golos (+1) e poderá passar para a frente se uma delas for derrotada – sendo que aqui é preferível que não seja o Besiktas, já que defronta o Twente (26.º, 7 pontos, -2) e aí os neerlandeses ultrapassam o FC Porto.

SC Braga
Vitória: Só o triunfo diante da Lazio garante o apuramento dos arsenalistas para a próxima fase. Tudo o que não sejam três pontos deixa o SC Braga de fora, sendo que até a vitória pode não ser suficiente. E aqui há vários cenários a serem equacionados.
Se o FC Porto vencer, precisa de pelo menos dois desaires de entre Roma, Ferencváros, Fenerbahçe além de passar à frente do derrotado do jogo entre Besiktas e Twente).
Se o duelo entre turcos e neerlandeses terminar empatado e o FC Porto não vencer, os comandados de Carlos Carvalhal nem precisavam de um desaire das outras três equipas, porque apesar do saldo negativo de golos (-4, que passaria a pelo menos -3 em caso de vitória), o Besiktas (-4) ficava pior e ficavam com o lugar dos turcos.
Realisticamente, o SC Braga pode também ultrapassar uma das equipas com 10 pontos, mas precisava de um grande triunfo com a Lazio e que Ajax (+7), PAOK (+4), Real Sociedad (+2), Midtjylland (0), Elfsborg (-2) não pontuassem. A juntar, claro, duas derrotas de entre Roma, Ferencváros ou Fenerbahçe, bem como um derrotado entre Twente e Besiktas.