FC Porto entre o grupo que persegue um lugar no top oito
As oito equipas melhor classificadas no final da fase principal avançam diretamente para os oitavos de final da competição. A elas juntam-se os vencedores dos play-offs da fase a eliminar, disputados entre as equipas que terminarem entre o nono e o 24.º lugar.
Após os resultados da semana passada, o Lyon e o Aston Villa já garantiram um lugar nos oitavos de final. Vão defrontar o PAOK e o Salzburgo, respetivamente, para fechar a participação na fase de grupos. O clube orientado por Paulo Fonseca também terminou no top oito na época passada, sendo o único a repetir esse feito este ano.

Apesar de ainda não ser oficial, o Friburgo tem praticamente garantida a presença entre os oito primeiros. Um ponto no terreno do Lille confirmará matematicamente esse objetivo, mas a equipa não tem motivos para se preocupar.
O SC Braga, o Midtjylland, a AS Roma, o Ferencvaros e o Real Betis entram nesta jornada a ocupar do quarto ao oitavo lugar. Com exceção dos espanhóis, uma vitória para qualquer um dos outros quatro garante presença no sorteio dos oitavos de final em fevereiro.
Os verdiblancos ocupam atualmente o oitavo lugar à frente do FC Porto, que recebe o Rangers, graças a terem marcado mais um golo. Assim, a diferença de golos pode ser decisiva nesta luta.
Para além destes seis, o Genk e o Estrela Vermelha estão a um ponto dos oito primeiros. Os sérvios vão defrontar o Celta de Vigo, que, juntamente com o PAOK, o Estugarda e o Bolonha, também querem evitar os play-offs.
Na época passada, 14 pontos foram suficientes para terminar em oitavo, embora graças a alguns resultados surpreendentes na última jornada. Este ano, espera-se que sejam necessários pelo menos 15 pontos.
Por esse motivo, as outras quatro equipas já apuradas para a fase a eliminar não têm hipóteses realistas de evitar os play-offs.
É o caso do Nottingham Forest, do Viktoria Plzen, do Fenerbahce e do Panathinaikos. Curiosamente, o Plzen é uma das três equipas invictas até ao momento, embora tenham empatado cinco dos primeiros sete jogos.
Celtic e Feyenoord tentam evitar eliminação precoce
O verdadeiro caos está na metade inferior da classificação, onde só há quatro vagas realisticamente em disputa. Embora o Dínamo Zagreb ainda não esteja matematicamente apurado, a probabilidade de ser eliminado é praticamente nula.
Assim, o Lille, o Brann, o Young Boys e o Celtic estão sob pressão para resistir à perseguição de seis equipas e garantir o apuramento. Os Hoops somam oito pontos, enquanto os outros três têm mais um. Isso coloca pressão adicional sobre os campeões escoceses, que não têm tido uma época tranquila a nível interno.
A boa notícia para os quatro é que uma vitória garante o apuramento. Qualquer outro resultado obriga-os a esperar por desfechos favoráveis noutros jogos.
O Ludogorets, que perdeu em Ibrox na semana passada, é o único com sete pontos à entrada para a oitava jornada. Vai receber o Nice, já eliminado, e será o adversário mais perigoso para ultrapassar um dos clubes acima na tabela.
Exceto os búlgaros, o Feyenoord, o Basileia, o RB Salzburgo, o FCSB e o Go Ahead Eagles têm de vencer obrigatoriamente. Qualquer resultado que não seja uma vitória dita o fim do percurso europeu. A tarefa já se apresenta complicada para o FCSB e o Go Ahead Eagles devido à diferença de golos.
Se na época passada foram precisos 10 pontos para seguir em frente, este ano nove pontos deverão ser suficientes.
As seis equipas já eliminadas à entrada para esta jornada são o Sturm Graz, o Rangers, o Nice, o Utrecht, o Malmo e o Maccabi Tel Aviv. Os dois últimos, juntamente com o Nice, também foram eliminados nesta fase na época passada. O Ludogorets é a única equipa que ainda pode juntar-se a este grupo indesejado.
Acompanhe a 8.ª jornada da Liga Europa na quinta-feira a partir das 20:00 no Flashscore!
