Siga a Liga Europa no Flashscore
O clube da capital ocupa o nono lugar na tabela da Serie A, apesar de uma recente série de oito jogos sem perder no campeonato, e foi eliminado da Taça de Itália na semana passada pelo AC Milan.
O clube precisava de uma vitória por 2-0 sobre o Eintracht Frankfurt no último jogo da fase de grupos do campeonato para garantir o apuramento entre os 24 primeiros na Liga Europa e o sorteio ditou um embate no play-off contra o FC Porto.
Um irritado Claudio Ranieri, de volta para uma terceira temporada no comando técnico da Roma, apontou para as regras do fair-play financeiro quando repetidamente questionado pelos repórteres por que motivo o clube não gastou mais na janela de transferências.
"Vou dizer ao presidente para gastar mais dinheiro, pegar três ou quatro anos de suspensão, assim não iremos para a Europa, não iremos para a Liga dos Campeões, e todos ficaremos felizes", disse o técnico de 73 anos à Radio Rai após a vitória da Roma por 0-1 sobre o Veneza no domingo, antes de interromper a entrevista.

Os adeptos da Roma ficaram furiosos com a decisão tomada no início da época de despedir o treinador Daniele De Rossi, que ajudou a equipa a terminar em sexto lugar na Serie A na época passada, depois de um início igualmente mau.
Ivan Juric não durou muito tempo como seu sucessor e foi demitido com o clube apenas quatro pontos acima da zona de descida.
A Roma não termina entre os quatro primeiros da Serie A desde a época 2017/18, mas tem tido sucesso recente na Europa.

Chegou, pelo menos, às meias-finais da Liga Europa em três das últimas quatro épocas, com a exceção da temporada sob o comando de José Mourinho, que levou o clube ao seu primeiro título europeu na Liga da Conferência de 2021/22.
O FC Porto tem estado em pior forma a caminho da primeira mão e está numa série de cinco jogos sem vencer na Liga Portugal, depois de um empate 1-1 com o Sporting na sexta-feira.
No entanto, a equipa portuguesa venceu os seus dois últimos jogos europeus contra a Roma, nos oitavos de final da Liga dos Campeões de 2018/19 e na qualificação para a Liga dos Campeões de 2016/17.

Ajax quer aproveitar o bom momento
O Ajax também tem como objetivo um lugar nos oitavos de final quando defrontar o Union Saint-Gilloise, da Bélgica, animado por uma série de seis vitórias consecutivas no campeonato que o levou ao topo da Eredivisie. O clube neerlandês ficou em quinto lugar no campeonato da época passada, mas está a voltar ao seu melhor.
O clube espera conquistar o primeiro grande troféu europeu desde o quarto título da Liga dos Campeões, em 1995.

O Fenerbahçe de Mourinho recebe o Anderlecht, enquanto o Galatasaray visita o AZ Alkmaar.
O jogo do Galatasaray contra o Adana Demispor na Superliga turca foi interrompido aos 30 minutos do segundo tempo, depois de os adversários do clube de Istambul terem abandonado a partida em protesto contra uma decisão por penálti.
O Fenerbahçe criticou o Galatasaray num comunicado, acusando o rival de "prejudicar o Estado e a federação turca de futebol".
O Galatasaray é o único clube turco a vencer uma competição europeia, tendo conquistado a Taça UEFA e a Supertaça da UEFA em 2000.