Mais

Liga Europa: Ruben Amorim tenta continuar a sonhar com a Champions em Bilbau

Ruben Amorim, treinador do Manchester United
Ruben Amorim, treinador do Manchester UnitedGlyn KIRK / AFP

O Manchester United visita o Athletic Bilbau, na quinta-feira, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa, no arranque do tudo ou nada para Ruben Amorim, que cada vez mais tem nesta prova a sua salvação.

Acompanhe as incidências da partida

No 14.º lugar do campeonato inglês, naquela que já é a pior temporada dos red devils de sempre desde a criação da Premier League, Amorim começa no País Basco a lutar pela continuidade no cargo, já que a Liga Europa, além do troféu, tem o bónus mais procurado, que é o acesso à Liga dos Campeões da próxima época.

Na outra meia-final, o Tottenham, numa situação semelhante à do United, em que o australiano Angelos Postecoglou tenta salvar uma temporada desastrosa nos spurs, recebe o Bodo/Glimt, que já fez história ao tornar-se na primeira equipa norueguesa a chegar a esta fase numa prova europeia.

Com a final da competição a ser jogada no emblemático San Mames, em Bilbau, o Athletic parece ter uma oportunidade única para chegar ao seu primeiro título europeu, algo que ficou perto em 2011/12, precisamente à custa do Manchester United, que eliminou nos oitavos de final, e também do Sporting, nas afastou nas meias.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Na final dessa edição, em Bucareste, acabou derrotado pelo Atlético de Madrid (3-0).

Depois do milagre frente ao Lyon do compatriota Paulo Fonseca, Ruben Amorim, juntamente com o capitão Bruno Fernandes (Diogo Dalot está lesionado), está agora obrigado a alcançar um bom resultado no País Basco para depois decidir a eliminatória em Old Trafford.

Em teoria, a missão do técnico português parece ser bem complicada, já que o Bilbau está imbatível em casa para a Liga Europa e na Liga espanhola segue no quarto posto, registando uma temporada bem positiva.

Neste momento, entre criticas de uns e apoios de outros, tudo aponta que Amorim terá de imitar José Mourinho em 2017, quando levou o Manchester United à conquista da Liga Europa, para manter o seu posto como técnico do histórico inglês e também para ganhar uma almofada maior para 2025/26, caso mesmo assim continue no cargo.

O prémio da Champions também alimenta o Tottenham, que recebe em Londres um atrevido Bodo/Glimt, que já deixou a sua marca na Liga Europa, com FC Porto e SC Braga a serem, por exemplo, vitimas dos noruegueses na fase de liga.

A forma recente do Manchester United
A forma recente do Manchester UnitedFlashscore

Depois disso, o Bodo deixou pelo caminho o Olympiacos, vencedor da Liga Conferência da última temporada, e a Lazio, que luta pelos lugares cimeiros em Itália.

O emblema norueguês tenta continuar a fazer história, enquanto o Tottenham procura o seu quarto título europeu, depois da conquista da entretanto extinta Taça das Taças, em 1962/63, e da Taça UEFA, em 1971/72 e 1983/84.

Os dois jogos das meias-finais têm inicio agendado para as 20:00 (horas em Lisboa).

Calendário:

Primeira mão

- Quinta-feira, 01 mai:

Tottenham - Bodo/Glimt, 20:00

Athletic Bilbau - Manchester United, 20:00

- Quinta-feira, 08 mai:

Bodo/Glimt - Tottenham, 20:00

Manchester United - Athletic Bilbau, 20:00

 

Final (21 de maio, em San Mamés, Bilbau, Espanha)

 Tottenham/Bodo/Glimt - Athletic Bilbau/Manchester United