Forest e Genk assumem vantagem confortável
11 - O Brann não conseguiu replicar a magia norueguesa do Bodo/Glimt, perdendo por 0-1 frente ao Bolonha. O golo madrugador de Santiago Castro fez a diferença e os anfitriões terão de inverter o resultado em Itália na próxima semana. O Brann ainda não venceu qualquer partida na ronda de eliminação após três tentativas. Esta derrota marcou a 11.ª ocasião em que o clube de Bergen não conseguiu marcar em casa numa partida europeia.
4 - O Bolonha recuperou da má fase no início da fase de grupos. Está invicto nos últimos sete jogos (4-3-0) e, se conseguir prolongar para oito na próxima semana, estará nos oitavos de final pela primeira vez desde 1998/99. Os rossoblu venceram os últimos quatro jogos fora, a sua maior sequência em competições continentais.
2 - O Dinamo Zagreb está em apuros, pois dois golos sofridos no primeiro quarto de hora frente ao Genk colocaram-no numa situação desconfortável. No final, os croatas foram derrotados por 1-3, obrigando-os a tentar a reviravolta em Limburg. Venceram o último jogo fora nos play-offs da ronda de qualificação, o que pode dar-lhes confiança. O desaire de quinta-feira foi apenas o segundo frente a equipas belgas (5-3-2).
15 - Zakaria El Ouahdi e Bryan Heynen marcaram os golos dos Smurfs, que estão a 90 minutos de conseguir ultrapassar uma eliminatória pela primeira vez em nove anos. O Genk tem impressionado fora de casa esta época, com cinco vitórias em seis jogos (incluindo a qualificação). No total, já somou 15 golos fora, número apenas superado pelo Midtjylland (17).
40 - Foi uma noite difícil para o Fenerbahçe, derrotado por 0-3 em casa frente ao Nottingham Forest. A equipa turca não conseguiu criar perigo suficiente no ataque, somando apenas seis remates contra 23 do Forest. Como resultado, está a em risco da quarta eliminação na última década. As dificuldades do Fener frente a equipas inglesas continuam. Depois de perder com o Aston Villa na fase de grupos, o clube turco já concedeu 40 golos frente a equipas da Premier League.
5 - Impedir as equipas adversárias de marcar tem sido algo que o Forest tem conseguido fazer bem nos últimos jogos. Depois de conceder cinco golos nos dois primeiros duelos, só permitiu dois desde então. Curiosamente, oito das últimas nove vitórias europeias dos The Tricky Trees foram com a baliza a zeros. Esta foi a 5.ª vez esta época que conseguiram esse feito, vencendo em quatro dessas ocasiões.
7 - As equipas da casa tiveram realmente problemas na noite de quinta-feira, com o PAOK FC a perder novamente frente ao Celta de Vigo. O clube grego ainda marcou um golo perto do fim, mas acabou por sucumbir por 1-2 frente aos espanhóis. O desafio será superar esta desvantagem na Galiza daqui a uma semana. O futebol da ronda de eliminação não tem sido simpático para o PAOK nos últimos anos. Esta é a 7.ª derrota consecutiva nesta fase de uma competição de clubes da UEFA.
12 - O Celta chegou aos oitavos ou melhor na Taça UEFA/Liga Europa em todas as três participações anteriores neste milénio. Se evitar a derrota em casa, essa marca continuará. Fora de casa, também não tem estado mal. Os Celestes marcaram em cada um dos últimos 12 jogos fora.
Panathinaikos e Plzen continuam sem se separar
22 - As aspirações do Celtic de chegar aos 16 melhores sofreram um duro golpe, ao serem derrotados por 1-4 frente ao Estugarda. Os Hoops enfrentam uma tarefa árdua na Alemanha na próxima semana, ao tentarem inverter o resultado. Normalmente fortes em casa, os campeões escoceses perderam três dos seis jogos em Parkhead esta época (2-1-3). Também não gostam de defrontar equipas alemãs, pois esta foi a 22.ª derrota nesses duelos (5-6-22).
16 - O Estugarda apresentou uma exibição sólida e está bem encaminhado para chegar aos 16 melhores. O bis de Bilal El Khannouss na primeira parte abriu caminho ao apuramento. A equipa da Bundesliga venceu os dois jogos fora em que marcou, perdendo os outros três. No total, o Estugarda somou 16 remates na Escócia.
19 - Tal como na fase de grupos, o Lille caiu por 0-1 frente ao Estrela Vermelha. Desta vez, foi em casa, onde normalmente tem mais sucesso. Les Dogues não vencem um jogo da ronda de eliminação da Liga Europa desde 2009/10, a primeira época sob o nome Liga Europa. Marcar em casa costuma ser garantido para os franceses. Ao não conseguir marcar, terminou uma sequência de 19 jogos consecutivos em casa a encontrar o caminho do golo.
8 - O Estrela Vermelha chegou à ronda dos 16 em 2021/22, mas desde então não ultrapassou a fase de grupos. Após algumas épocas de desilusão, os antigos vencedores da Taça dos Campeões Europeus estão a 90 minutos de regressar. Curiosamente, esta foi a 8.ª vitória fora nas rondas principais da Europa na era da fase de grupos, e todas essas vitórias foram com a baliza inviolada.
10 - O Ludogorets foi a única equipa a conseguir vencer em casa na Liga Europa na quinta-feira, superando o Ferencvaros por 2-1. Son Hidalgo marcou o golo decisivo a meio da segunda parte, dando aos búlgaros uma excelente oportunidade de seguir em frente. Foi a 6.ª vez que as duas equipas se defrontaram esta época e a 8.ª no total. O Ludo venceu apenas duas dessas partidas, contra cinco do Fradi. Em relação aos golos, a equipa de Razgrad já marcou 10 frente aos húngaros.
3 - O Fradi esteve invicto nos primeiros sete jogos da fase de grupos. Infelizmente para eles, sofreram uma inversão de sorte. Após o desaire na 8.ª jornada, vão agora tentar recuperar a eliminatória em casa. Os homens de Robbie Keane estão numa sequência de três derrotas consecutivas em jogos fora na ronda de eliminação da Liga Europa.
9 - O jogo mais emocionante da noite terminou com a partilha de pontos, com o Panathinaikos e o Viktoria Plzen a empatarem novamente. O empate 2-2 na capital grega torna o jogo decisivo da próxima semana ainda mais interessante. Andrews Tetteh marcou os dois golos para a equipa de Atenas, que não conseguiu segurar a vantagem na segunda parte. Este resultado terminou uma impressionante sequência de nove vitórias consecutivas do Pana, em que marcou mais do que uma vez.
6 - O Plzen continua a ser a única equipa invicta na Liga Europa esta época, algo que surpreende muitos. O golo de Tomas Ladra a dez minutos do fim impediu os checos de perderem, algo que aconteceu na primeira mão dos play-offs da ronda de eliminação da época passada. Apesar de invictos, o Plzen já empatou seis jogos esta temporada. Curiosamente, não é a primeira vez que tem tantos empates numa época. Em 2016/17, registou o mesmo número.
