Aston Villa surpreendido, SC Braga continua em alta
30 - O SC Braga manteve o registo perfeito na sua 10.ª presença na fase de grupos da Liga Europa, ao vencer por 2-0 o Estrela Vermelha, da Sérvia. Um golo em cada parte ajudou os finalistas de 2010/11 a ficarem mais perto de garantir um lugar na fase a eliminar, algo que não conseguiram nas duas últimas presenças nesta etapa. Este triunfo foi também o 30.º do SC Braga na fase de grupos/fase de liga da Liga Europa em toda a sua história.
17 - O pesadelo continua para os Rangers. No primeiro jogo sob o comando de Danny Rohl, os gigantes escoceses foram derrotados por 3-0 na Noruega frente ao Brann. Foi a primeira derrota de sempre do clube frente a equipas norueguesas, depois de um registo de 3-1-0. Mais preocupante ainda para os Gers é o facto de terem perdido os últimos seis jogos europeus, tendo concedido 17 golos nesse período.
6 - O Bolonha conquistou a primeira vitória nesta edição da Liga Europa, ao vencer por 1-2 no terreno do FCSB. Jens Odgaard e Thijs Dalinga marcaram para os italianos, garantindo um resultado sólido. Para os campeões romenos, o arranque da época está longe de ser positivo. Os Rossoblu somaram o sexto triunfo fora de casa na Taça UEFA/Liga Europa, mas foi a primeira vez que não conseguiram manter a baliza inviolada nessas vitórias.
13 - O Fenerbahçe somou a segunda vitória consecutiva, ao bater o detentor da Taça da Alemanha, o Estugarda, por 1-0. Um penálti convertido na primeira parte permitiu aos turcos arrecadar os três pontos perante os seus adeptos. O Fener não tem tido vida fácil frente a equipas alemãs, sendo esta apenas a segunda vitória desse género. A anterior tinha acontecido há 13 anos, na fase de grupos, frente ao Borussia Monchengladbach.
28 - O Ferencvaros tem aproveitado ao máximo as deslocações europeias. Os campeões húngaros deram a volta ao resultado pouco antes da hora de jogo, marcando três golos em oito minutos, e seguraram a vitória por 2-3 frente ao RB Salzburgo. O Fradi soma agora dois triunfos consecutivos fora na Liga Europa, algo que só tinha conseguido uma vez na mesma época, há 28 anos, nas duas primeiras rondas de qualificação da Taça UEFA 1997/98.
18 - O Go Ahead Eagles volta a ser protagonista da jornada. Os detentores da Taça dos Países Baixos surpreenderam o Aston Villa ao vencerem por 2-1 em casa. O mais impressionante é que conseguiram dar a volta depois de terem concedido um golo logo aos quatro minutos. Ainda assim, os neerlandeses empataram antes do intervalo e garantiram o triunfo à hora de jogo. O Villa somou a quarta derrota nesta fase da Liga Europa, apesar de ter realizado 18 remates nos 90 minutos.
3 - Nem o Genk nem o Real Betis conseguiram desfazer o nulo num empate sem golos na Bélgica. Os anfitriões certamente ficarão satisfeitos, tendo em conta a qualidade do adversário. O Betis é um dos oito clubes ainda invictos após três jornadas da fase de liga da Liga Europa. Quanto ao Genk, manteve a baliza inviolada em casa pelo terceiro jogo consecutivo nesta fase.
8 - O Lyon soma três vitórias em três jogos nesta Liga Europa após vencer por 2-0 o Basileia. Corentin Tolisso e Afonso Moreira foram os autores dos golos do OL, que assim chegam aos nove pontos. Apesar de ainda não estar em apuros, o Basileia já soma duas derrotas, ficando com margem de erro reduzida. Esta foi a oitava derrota dos suíços frente a equipas da Ligue 1.
Plzen soma mais um triunfo, Forest estreia-se a vencer
37 - O Viktoria Plzen continua a mostrar como é difícil ser batido na fase de grupos. Os checos conquistaram uma impressionante vitória por 1-2 fora, frente à AS Roma. Os dois golos surgiram com apenas dois minutos de intervalo, permitindo-lhes subir ao quinto lugar da classificação da fase de liga. É surpreendente ver a Roma perder dois jogos em casa na mesma edição da Liga Europa. Na verdade, isto só tinha acontecido uma vez, há 37 anos.
12 - O Celta de Vigo agravou ainda mais a crise do Nice. Os espanhóis aproveitaram os erros do adversário, com Jonathan Clauss a ver dois amarelos em apenas nove minutos. A isto juntou-se um autogolo dos Les Aiglons a 15 minutos do fim, o que ditou a derrota por 2-1 fora. O Nice já vai em 12 jogos da fase de grupos sem vencer, com um registo de 0-4-8.
7 - O Celtic reagiu ao mau arranque nesta fase de liga com uma vitória importante por 2-1 frente ao Sturm Graz, que jogou com 10, em Parkhead. O jogo mudou de rumo pouco depois dos 60 minutos, com os Hoops a marcarem os dois golos em três minutos e a consumarem a reviravolta. O mau registo fora de casa do Sturm mantém-se – os campeões austríacos somam sete derrotas seguidas como visitantes.
65 - O Feyenoord também teve de dar a volta a um início complicado no seu duelo. Os vencedores da Taça UEFA 2001/02 venceram por 3-1 o Panathinaikos num jogo equilibrado. Pelo segundo jogo consecutivo, os gregos perderam depois de terem inaugurado o marcador. Para o Feyenoord, foi a 65.ª vitória na Liga Europa, somando as duas versões da competição.
4 - O Friburgo continua forte em casa, superando o Utrecht por 2-0. Os alemães marcaram dois golos nos primeiros 45 minutos, num jogo de duas partes distintas. O Utrecht reagiu na segunda metade, mas apesar de 10 remates, não conseguiu inverter o resultado. Não só os neerlandeses continuam sem pontos após três jogos, como são a única equipa das 36 que ainda não marcou. Continuam também à espera da primeira vitória fora na fase de grupos, somando quatro jogos sem vencer (0-2-2).
11 - O PAOK agarrou um triunfo épico por 3-4 fora frente ao Lille num jogo repleto de acontecimentos. Houve penálti falhado, golo anulado, cartão vermelho – não se podia pedir mais. No final, os gregos saíram por cima. O Lille ficará desiludido por não ter conseguido a terceira vitória em três jogos. Foi a 11.ª vez que marcaram pelo menos três golos num jogo europeu em casa, mas a primeira em que perderam nessas condições.
5 - Talvez não seja por acaso que o FC Midtjylland lidera a fase de liga após três jornadas. Afinal, os dinamarqueses ainda não perderam na Europa esta época. A vitória por 0-3 frente ao Maccabi Tel Aviv deixa-os muito perto de garantir a presença na fase a eliminar pela quarta vez em cinco épocas. A equipa de Herning está a aproveitar bem os jogos fora, somando cinco vitórias consecutivas como visitante – o melhor registo europeu do clube.
19 - O Malmo esteve muito perto de somar três pontos em casa frente ao Dinamo Zagreb. No entanto, o português Cardoso Varela gelou os suecos ao marcar aos 90+6 minutos, anulando o golo inaugural de Oscar Lewicki pouco antes do intervalo. O empate 1-1 deixou os anfitriões desiludidos, apesar de terem conquistado o primeiro ponto. Esse golo tardio significa também que o Malmo concedeu golos nos últimos 19 jogos europeus, excluindo qualificações.
27 - O Nottingham Forest conseguiu um excelente resultado no último jogo de quinta-feira, convertendo um penálti em cada parte para impor ao FC Porto a primeira derrota da época. Os Tricky Trees venceram por 2-0 no City Ground, e Sean Dyche estreia-se assim com o pé direito. O FC Porto mantém o registo negativo frente a equipas inglesas, sendo esta a 27.ª derrota frente a clubes da Premier League.
34 - O Young Boys teve de suar, mas manteve a calma para bater o Ludogorets por 3-2 em casa. Um penálti de Chris Bedia aos 63 minutos acabou por decidir o encontro, apesar dos búlgaros ainda terem reduzido nos descontos. A equipa de Berna, que não ultrapassa a fase de grupos da Liga Europa desde 2020/21, dá assim um passo importante para inverter esse cenário. O Ludogorets somou a 34.ª derrota em jogos da Liga Europa.
