Liga Europa: Uma estatística de cada um dos jogos da sétima jornada

Niccolo Pisilli ajudou a Roma a conquistar uma importante vitória na quinta-feira pela Liga Europa
Niccolo Pisilli ajudou a Roma a conquistar uma importante vitória na quinta-feira pela Liga EuropaCLAUDIO PASQUAZI / ANADOLU / ANADOLU VIA AFP

A jornada de quinta-feira da Liga Europa não desiludiu, com várias reviravoltas ao longo da noite de futebol. A uma jornada do fim da fase a eliminar, aqui ficam as estatísticas de cada um dos jogos desta semana.

Brann e FC Porto conquistam pontos nos descontos

18 - O Bolonha conseguiu um ponto no empate 2-2 com o Celtic, que tinha um jogador a menos. Os rossoblu jogaram cerca de uma hora com um homem a mais, mas estavam a perder por 2-0 ao intervalo. Mas não se deu por vencido e conquistou um ponto na partida. O resultado mantém a invencibilidade em casa na Taça UEFA/Liga Europa, em 18 jogos (9-9-0).

8 - Uma partida incrível em Bergen terminou empatada entre Brann e Midtjylland. O penálti de Joachim Soltvedt no final do jogo deu aos noruegueses uma parte do prémio no empate 3-3. O Midtjylland, que tem grandes ambições de chegar à final, não conseguiu garantir um lugar entre os oito primeiros. No entanto, continua invicto em três jogos contra equipas norueguesas, depois de derrotar o Fredrikstad no play-off. Nesses três jogos, o Hedens Drenge marcou oito golos no total.

5 - O golo de Jadon Sancho aos 25 minutos do segundo tempo foi o suficiente para separar o Fenerbahçe do Aston Villa. Os comandados de Unai Emery garantiram o apuramento para os oitavos de final com a vitória, tornando-se uma das duas equipas a conseguir isso com uma ronda de antecedência. O Fener, que está apurado para a fase a eliminar, terá provavelmente de disputar os play-offs em fevereiro. Para o Villa, foi a quinta vitória sobre um adversário turco (5-1-1).

11 - O Feyenoord manteve vivas as esperanças de apuramento após uma convincente vitória por 3-0 sobre o Sturm Graz. Os ex-campeões da Taça UEFA marcaram um golo cedo e fizeram o segundo no segundo tempo. O Sturm Graz está agora eliminado, depois de ter perdido na sua segunda deslocação a Roterdão. O clube neerlandês marcou 11 golos nos seis confrontos diretos com a equipa austríaca.

15 - O Friburgo foi obrigado a suar contra um Maccabi Tel Aviv que sabia que estava fora da prova. No final, o golo de Igor Matanovic a oito minutos do fim ajudou o clube da Bundesliga a vencer por 1-0. A vaga entre os oito primeiros é quase certa para o Friburgo, que está em terceiro lugar e é a equipa com menos golos sofridos. Com esta vitória, o Breisgau-Brasilianer manteve o 15.º jogo sem sofrer golos na prova.

4 - A péssima campanha do Malmo na Liga Europa levou o clube a mais uma derrota. Desta vez, os suecos foram derrotados por 1-0 pelo Estrela Vermelha. Vasilije Kostov decidiu a partida aos 16 minutos do primeiro tempo, enquanto os sérvios somam quatro vitórias consecutivas. O Malmo será eliminado nesta fase mais uma vez, já que pela quarta vez não conseguiu vencer uma partida em casa na Liga Europa.

30 - Talvez a maior surpresa dos primeiros jogos tenha acontecido na Grécia, onde o PAOK marcou dois golos na segunda parte e derrotou o Real Betis por 2-0. Os anfitriões saíram na frente com Andrija Zivkovic, e Georgios Giakoumakis marcou de penálti perto do fim. A vitória dá ao PAOK um lugar na fase a eliminar com um jogo a menos. O Betis vai sentir-se um pouco prejudicado, uma vez que se esforçou muito no jogo. Houve um total de 30 remates, 19-11 a favor do Betis.

84 - Foi um jogo dramático na República Checa, onde os 10 homens do Viktoria Plzen quase conquistaram os três pontos em casa diante do FC Porto. Em vez disso, Deniz Gul empatou as coisas perto do fim para os líderes da Liga Portugal, anulando o primeiro golo do adversário. Com o resultado final, os da casa continuam invictos na competição nesta temporada, apesar de terem empatado cinco vezes. O FC Porto pode ter deixado o jogo para o fim, mas está aliviado por ter ganho alguma coisa. Sem contar os descontos, foram 84 minutos que separaram um golo do outro.

19 - O Lyon fez o suficiente para vencer o Young Boys por 0-1 na capital suíça e manter a liderança da fase regular. A equipa de Paulo Fonseca também se apurou diretamente para os oitavos de final com uma jornada de antecedência. Um golo anulado aos 24 minutos do segundo tempo custou caro ao Young Boys, que quer se manter entre os 24 primeiros. Esta é a terceira vez que o Lyon não sofre golos fora de casa na Europa. Há 19 anos que o Lyon não passa por uma sequência semelhante.

Roma e Dínamo de Zagreb vencem nos últimos jogos

13 - Depois de um início lento na prova, a Roma conquistou a sua quinta vitória na competição ao derrotar o Estugarda por 2-0, o que a coloca numa posição de destaque entre os oito primeiros. Niccolo Pisilli marcou os dois golos dos Giallorossi. O Estugarda terá mais dificuldades para avançar diretamente para os oitavos. Curiosamente, o clube foi derrotado pela terceira vez na Liga Europa esta época. A última vez que isso aconteceu foi há 13 anos.

20 - O Celta de Vigo venceu em casa o Lille por 2-1, apesar de ter jogado mais de uma hora com um jogador a menos. Os Dogues não aproveitaram a situação e só conseguiram um golo de consolação perto do fim. O Lille precisa de um ponto na próxima semana para passar à proxima fase e estará desapontado por não ter conseguido aproveitar melhor as 20 tentativas criadas durante os 90 minutos.

10 - Uma das partidas mais importantes da ronda foi a favor do Dínamo de Zagreb. O clube marcou dois golos em cada parte e derrotou o FCSB por 4-1 na capital croata. Os anfitriões tiveram mais do que o dobro de ocasiões de golo e já estão praticamente apurados. O número 10 é importante aqui por alguns motivos. Por um lado, esse é o total de pontos que o Dínamo tem, fazendo com que sejam quatro exibições consecutivas na Liga Europa em que alcançaram essa contagem. Além disso, o Dinamo venceu uma equipa romena pela décima vez.

9 - Num confronto equilibrado entre duas equipas que vestem de verde e branco, não houve vencedor. Ferencvaros e Panathinaikos terão de dividir os pontos depois de um empate a uma bola. O penálti cometido por Dele a favor dos anfitriões foi anulado nos últimos minutos por Anass Zaroury. O resultado não foi benéfico para nenhuma das duas equipas em termos de luta pelos oito primeiros, mas ambas estarão presentes na fase a eliminar. O Fradi marcou golos nos últimos nove jogos em casa a contar para as provas europeias.

19 - O OGC Nice não terá mais jogos na Europa a partir deste mês, mas pode se consolar com a vitória. O conjunto da Ligue 1 fez o suficiente para derrotar o Go Ahead Eagles por 3-1. Tiago Gouveia marcou dois golos para os Aiglons , tirando-os da parte de baixo da tabela. A equipa neerlandesa está agora em sério risco de ser eliminada. Um alívio muito bem-vindo para o Nice, que venceu na Europa pela primeira vez em 19 jogos.

2 - O Rangers também foi oficialmente eliminado na quinta-feira, mas pode sentir-se orgulhoso por ter conseguido uma vitória. Mohammed Diomande marcou o único golo da partida contra o Ludogoretsz por 1-0. Os búlgaros podem se arrepender da derrota, já que agora estão a um ponto da zona de apuramento para os play-offs. Os Gers marcaram aquele que foi apenas o seu segundo golo em Ibrox durante a fase de apuramento. É o segundo registo mais baixo da prova, atrás apenas do Maccabi Tel Aviv.

21 - O RB Salzburgo tem uma hipótese de chegar à fase a eliminar. O emblema austríaco venceu o Basileia por 3-1. Os três golos foram marcados nos primeiros 35 minutos e os anfitriões estavam em excelente posição ao intervalo. Na segunda parte, os campeões suíços não conseguiram fazer o suficiente e as suas ambições de passar à fase seguinte foram muito reduzidas. O Salzburgo tentou 21 remates, contra nove do Basileia.

3 - O SC Braga conquistou um resultado muito necessário de 1-0 em casa diante do Nottingham Forest. Um autogolo de Ryan Yates, momentos depois de Morgan Gibbs-White não ter convertido uma grande penalidade, provou ser a diferença entre as duas equipas, com a equipa portuguesa perto de conseguir o apuramento direto para os oitavos. O Forest terá agora de disputar os play-offs. O SC Braga está invicto nos seus últimos três jogos em casa contra adversários da Premier League na Europa (2-1-0).

23 - O pontapé de saída atrasado permitiu ao Genk vencer o Utrecht por 2-0. Um golo em cada parte permitiu aos belgas qualificarem-se, pelo menos, para os play-offs da fase a eliminar com uma ronda de antecedência. Os belgas poderão mesmo ficar entre os oito primeiros se conseguirem fazer o suficiente e se os outros resultados lhes correrem de feição. O Utrecht não tem qualquer hipótese de seguir em frente na próxima semana. O clube da Eredivisie foi derrotado num jogo europeu pela 23.ª vez na sua história.

Siga tudo o que acontece na Liga Europa no Flashscore