Mais

Liga Europa: Uma estatística para cada equipa após a primeira mão dos quartos de final

O Bodo/Glimt foi o único vencedor da noite de quinta-feira na Liga Europa, ao derrotar em casa a Lazio por 2-0.
O Bodo/Glimt foi o único vencedor da noite de quinta-feira na Liga Europa, ao derrotar em casa a Lazio por 2-0.LISE ÅSERUD NTB / AFP

Apenas uma equipa conquistou a vitória nos jogos da primeira mão dos quartos de final Liga Europa, com a intriga a intensificar-se a caminho da segunda mão. Confira um dado estatístico para cada um dos oito clubes após os fascinantes confrontos de quinta-feira.

Bodo/Glimt 2-0 Lazio

4 - O Bodo/Glimt surpreendeu a Lazio por 2-0. Os noruegueses estão agora a 90 minutos de uma primeira meia-final continental. O Bodo venceu os seus últimos quatro jogos em casa contra adversários da Série A. O único clube que os derrotou em casa foi a Sampdoria na Taça dos Vencedores das Taças de 1978/79.

2 - A deslocação à Noruega foi uma desilusão para a Lazio, que nunca conseguiu entrar em campo. Na verdade, a Lazio pode agradecer por estar apenas perder por 2-0 na decisão da próxima semana.

Os Biancocelesti estavam a fazer uma excelente campanha europeia antes da derrota. Para se ter uma ideia, na quinta-feira foi a primeira vez que a Lazio sofreu dois ou mais golos num jogo continental esta época. É a primeira vez nesta temporada que a Lazio sofre vários golos na Europa.

Rangers 0-0 Athletic Club

3 - Apesar de ter ficado com 10 homens aos 13 minutos, o Rangers mostrou uma grande determinação, mantendo o Athletic Club fora de casa. O clube escocês certamente será o mais feliz das duas equipas, dadas as circunstâncias.

Há já algum tempo que os Gers se têm revelado uma força em casa na Europa, mas sobretudo perante os clubes da LaLiga. Desde o empate (1-1) com o Valencia na fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2010, o Rangers não sofre golos consecutivos em Ibrox contra adversários espanhóis.

20 - O Athletic Club teve a maior parte da posse de bola e criou oportunidades mais do que suficientes para marcar. No entanto, o clube basco voltará para casa sem a vitória. Como a final da Liga Europa deste ano será disputada em San Mamés, onde o Bilbao manda os seus jogos, o clube basco quer muito chegar lá.

Quanto à primeira mão, foi a primeira vez em 20 jogos que o Athletic Club esteve envolvido num jogo sem golos em competições europeias. A última vez foi em 2017, contra o Hertha Berlim, na abertura da fase de grupos da Liga Europa.

Tottenham Hotspur 1-1 Eintracht Frankfurt

19 - O Tottenham empatou em casa com o Eintracht Frankfurt, dando-lhe uma hipótese realista de chegar à primeira meia-final da Liga Europa na atual versão da competição.

Os Spurs não são derrotados em casa na Europa há 19 jogos. Isso sem contar a derrota por desistência na Liga Conferência há quase três anos e meio. O RB Leipzig foi a última equipa a fazê-lo na Liga dos Campeões, há cinco anos.

10 - O Eintracht Frankfurt também sabe o que é uma série invicta, principalmente na Liga Europa. A disputar a competição pela primeira vez desde a sua conquista em 2021/22, o Die Adler voltou a fazer uma campanha sólida.

A tentar chegar às meias-finais pela terceira vez nas suas últimas quatro participações, o Frankfurt não perdeu um jogo da fase a eliminar da Liga Europa nos seus últimos 10 encontors (seis vitórias e quatro empates). Curiosamente, as quatro igualdades foram todas a uma bola.

Lyon 2-2 Manchester United

5 - Foi um final dramático para o jogo do Lyon em casa contra o Manchester United. O golo de empate de Rayan Cherki no último lance do jogo marcou a fascinante partida da segunda mão em Manchester na próxima semana.

Mesmo assim, o Lyon continua sem vencer nos cinco confrontos diretos contra o United, sendo que o resultado de quinta-feira foi o terceiro empate contra os Red Devils. Todos os três empates aconteceram em França.

11 - O Manchester United está a contar com a Liga Europa para salvar a sua terrível temporada a nível interno. Apesar de não ter conseguido manter a liderança no final do jogo, os campeões de 2016/17 ainda estão em uma posição sólida para chegar à primeira semifinal continental em quatro anos.

O United está invicto em 11 jogos da Liga Europa nesta temporada. A última vez que conseguiu este feito foi em 2016/17, quando levantou o troféu do torneio.