Mais

Maguire e a época do Manchester United: "Como jogadores temos de assumir a responsabilidade"

Harry Maguire é defesa do Manchester United
Harry Maguire é defesa do Manchester UnitedHENRY NICHOLLS / AFP
Harry Maguire admite que o Manchester United não tem sido "nem de perto nem de longe suficientemente bom", numa altura em que a sua equipa tenta salvar a época vencendo a final da Liga Europa contra o Tottenham.

O Manchester United enfrenta o Tottenham em Bilbau na quarta-feira, na esperança de garantir o primeiro troféu do reinado de Ruben Amorim como treinador. Mas a equipa do treinador português está em 16.º lugar na Premier League e, a um jogo do fim da época, está destinada ao pior resultado do clube desde a despromoção em 1973/74.

O defesa-central inglês Maguire sabe bem que isso é inaceitável para um clube da estatura do United.

"Como jogadores, temos de assumir a responsabilidade pela posição na Premier League e pelo dinheiro que gerámos esta época com este resultado, que não é nem de perto nem de longe suficiente", afirmou: "Não deveria ser assim. Há dois meses, devíamos estar numa posição melhor, a lutar por uma posição na Liga Europa ou na Liga dos Campeões."

O United está a 27 pontos de distância dos cinco primeiros da Premier League - as posições que garantem a qualificação para a Liga dos Campeões. No entanto, se vencer a Liga Europa, o clube poderá disputar a Liga dos Campeões na próxima época.

Isso seria um grande impulso para Amorim, cuja temporada de estreia no comando passou de uma calamidade para outra na Premier League.

A tentativa do United de conquistar o sexto grande troféu europeu da história do clube manteve a época viva para os seus frustrados adeptos, que, apesar das dificuldades, continuaram a apoiar Amorim.

"Desiludimo-los demasiado. Demos-lhes alguns bons momentos na Liga Europa e algumas grandes recordações em termos de ganhar o dérbi no Etihad, mas no geral até me surpreendeu. São grandes adeptos e este ano provaram-no", afirmou Maguire: "Acreditamos em nós mesmos. Precisamos garantir que as porcentagens estejam a nosso favor em termos de comparecimento, dando tudo de si e atuando no dia."

Maguire, de 32 anos, tem a sua própria motivação para deixar Bilbau com o troféu depois de ter falhado a final da Liga Europa de 2021 do United contra o Villarreal devido a lesão.

"Perder esse jogo foi o mais importante para mim. Foi muito doloroso", afirmou: "Eu era o capitão do clube na altura e uma grande parte da equipa. Talvez o resultado tivesse sido diferente se eu estivesse em forma. Foi isso que senti."