Mendilibar antevê jogo com a Juventus: "Há que saber desfrutar e não enlouquecer"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mendilibar antevê jogo com a Juventus: "Há que saber desfrutar e não enlouquecer"

Mendilibar na conferência de imprensa de antevisão do jogo com a Juventus
Mendilibar na conferência de imprensa de antevisão do jogo com a JuventusSevilla FC
José Luis Mendilibar enfrenta a sua primeira meia-final da Liga Europa na quinta-feira, com o Sevilha a defrontar a Juventus na primeira mão, em Turim. O treinador basco está "entusiasmado", sendo "um novato nisto" e está grato aos "jogadores". A chave para o Sevilha vencer a "Vecchia Signora" é "desfrutar e não enlouquecer".

O Sevilha é o rei da Liga Europa. Os seus títulos provam-no. Apesar de uma temporada negativa marcada pela luta contra a despromoção, não vacilou na competição continental, onde se transformou numa equipa difícil e impossível de bater quando necessário.

Sob o comando de Mendilibar, foi o que aconteceu na última partida contra o Manchester United, quando tudo parecia perdido em Old Trafford. No entanto, reagiram com uma segunda parte esplêndida e acabaram com o jogo no Sánchez-Pizjuán. Agora, o inimigo é ainda mais duro, a Juventus.

"Estou calmo, entusiasmado, mas não estou a enlouquecer. Não vai ser a mesma coisa que em Manchester, porque é uma equipa italiana e, a priori, passou de baixo para cima e competiu bem. Temos de saber competir como eles", afirmou o técnico.

E a equipa de Allegri não será tão fácil em termos defensivos como a equipa de Ten Hag: "Nos últimos jogos, têm ganho pela margem mínima e não concedem tantos golos aos adversários. Normalmente, aproveitam as oportunidades que têm e o risco pode ser querer ir estar demasiado alto, ou pensar que se está a dominar e que eles vão aproveitar".

Os perigos da Juve

Embora seja impossível não mencionar jogadores como Vlahovic e Di Maria, Mendilibar dá mais ênfase à qualidade dos jogadores defensivos da Juve. "Eles têm uma boa frente de ataque com dois corredores e depois com médios a quem não é fácil criar problemas. Toda a gente fala do Di María ou do Vlahovic, mas eu também destaco a força defensiva dos defesas-centrais, dos laterais e dos médios".

Para contrariar esta situação, o treinador do Sevilha acredita que tem de preparar os seus jogadores mais psicologicamente do que fisicamente. "Nesta fase, não é fácil estar em forma fisicamente, porque já jogámos muitos jogos e alguns até jogaram no Campeonato do Mundo. Temos de nos preparar mentalmente e acreditar que estamos bem e que somos melhores do que o nosso adversário. Tentamos fazer com que eles acreditem que são melhores do que a equipa que têm pela frente".

Pode acompanhar o relato do jogo no site ou na App
Pode acompanhar o relato do jogo no site ou na AppFlashscore

Um sonho inesperado

Depois de ter sido escolhido para salvar o Sevilha da despromoção, Mendilibar está a fazer por merecer. Por enquanto, ninguém diz nada. Mas o basco está a divertir-se como uma criança com uma consola nova. "Estou a viver um sonho. Tenho vivido os treinos com normalidade e não estou a enlouquecer a pensar nos adversários. Penso mais nos meus jogadores, na recuperação dos que estão lesionados e nada mais. Eles deram-me razões para pensar que posso confiar neles. Qualquer equipa pode vencer-nos e nós podemos vencer qualquer equipa. A Juventus também".