Mais

Olhar Português: Vitamina B em Manchester e V em Paris

Bruno Fernandes em destaque no Manchester United
Bruno Fernandes em destaque no Manchester UnitedOli SCARFF/AFP, Flashscore
De regresso ao futebol de clubes, é dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. De Inglaterra à Arábia Saudita, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

Inglaterra, palco de grandes sonhos no mundo do futebol. É aqui que começa mais uma jornada em busca de quem tão bem representa as cores portuguesas além-fronteiras. E nada melhor do que abrir com um dos jogos mais épicos da temporada. A segunda mão dos quartos de final da Liga Europa entre Lyon e Manchester United (5-4) terminou de forma dramática e gloriosa para a equipa de Rúben Amorim, com Bruno Fernandes e Diogo Dalot a deixarem a sua marca no apuramento dos red devils.

Permanecemos em Manchester, mas agora do lado azul celeste da cidade. Bernardo Silva abriu caminho para a vitória do Manchester City sobre o resistente Aston Villa (2-1), e foi Matheus Nunes — o médio adaptado a lateral — quem confirmou o triunfo já para lá do tempo regulamentar.

O raio de ação de Matheus Nunes como lateral direito
O raio de ação de Matheus Nunes como lateral direitoOpta by Stats Perform, Oli SCARFF/AFP

Nota ainda para o golo de Pedro Neto, que selou a reviravolta do Chelsea na deslocação ao terreno do Fulham (1-2), deixando mais uma vez a sua marca na Premier League.

Desta volta pelo futebol europeu, o próximo destino é a Alemanha. Diogo Leite brilhou num verdadeiro festival de golos entre o Union Berlim e o Estugarda — marcou, assistiu e foi peça-chave num empate eletrizante a quatro bolas (4-4). Já Raphael Guerreiro voltou a mostrar a sua qualidade com duas assistências na goleada imposta pelo Bayern Munique fora de portas, frente ao Heidenheim (0-4).

Em França, Vitinha continua a dar música aos parisienses. Foi dele o golo que garantiu o empate do Paris Saint-Germain na visita ao Nantes (1-1), poucos dias depois de Gonçalo Ramos ter sido decisivo no triunfo da equipa de Luis Enrique frente ao Le Havre (2-1).

O mapa de passes de Vitinha no jogo contra o Nantes
O mapa de passes de Vitinha no jogo contra o NantesOpta by Stats Perform, DPPI via AFP

Outro nome em ascensão na Ligue 1 é o de Mathias Pereira-Lage. Um dos destaques da temporada 2024/25 em França, voltou a brilhar com mais uma assistência, desta vez apesar da derrota do Brest em casa diante do Lens (1-3).

O "Olhar Português" desta semana termina na Arábia Saudita, onde os talentos lusos também brilharam. Daniel Podence (Al Shabab), Danilo Pereira (Al-Ittihad), Fábio Martins (Al Khaleej) e Tozé (Al-Riyadh) fizeram o gosto ao pé, contribuindo com golos decisivos para as suas equipas. Já Otávio, ao serviço do Al Nassr, voltou a destacar-se com uma assistência.

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Afonso Sousa (Lech Poznan, Polónia), Bruno Xadas (Tianjin Jinmen Tiger, China), Diogo Tavares (Zabbar St. Patrick, Malta), Flávio Silva (Persebaya Surabaya, Indonésia), Frederico Duarte (Wisla, Polónia), Frédéric Maciel (Otelul, Roménia), Guga Rodrigues (Beijing Guoan, China), Jordão Cardoso (Ali SC, Bahrain), Jota (Celtic, Escócia), João Carlos Teixeira (Shangai Shenua, China), Marco Paixão (Bandirmaspor, Turquia), Miguel Luís (Panetolikos, Grécia), Pedro Aparício (Petro, Angola), Rafa Silva (Besiktas, Turquia), Rafael Floro (Balzan Youths, Malta), Serginho (Viborg, Dinamarca), Sérgio Oliveira (Sport, Brasil) e Tiago Gonçalves (Hermannstadt, Roménia).

No feminino, Joana Marchão (Servette, Suíça) também fez o gosto ao pé.